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Como fazer o cálculo do pacote banho e tosa em Pet Shop?

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Calcular o preço do pacote banho e tosa em um Pet Shop é sempre um desafio, pois é um serviço que depende de diversos fatores, como porte do animal, preço dos produtos, entre outras questões.

Mesmo sendo desafiador, é importante dar a devida atenção a precificação do pacote banho e tosa para não sair no prejuízo e cobrar corretamente por todas as despesas envolvidas, como produtos de higiene e limpeza, energia elétrica, água, impostos e mão de obra.

Importância da precificação adequada para o negócio

Precificar o pacote banho e tosa corretamente é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Um estudo muito conhecido feito pelo Preço Certo, empresa de consultoria de precificação, revelou que 89% das empresas entrevistadas possuem dificuldades em precificar ou então realizam vendas com uma margem de lucro menor do que o ideal.

Quando os produtos ou serviços são precificados da maneira mais adequada, é possível cobrir as despesas, obter lucro e ainda garantir o crescimento sustentável das finanças da empresa.

Vantagens de oferecer pacote banho e tosa

O pacote de banho e tosa é o serviço mais buscado nos Pet Shops, atraindo clientes e gerando fidelização, pois é um tipo de serviço recorrente. 

Como fazer o cálculo do pacote banho e tosa em Pet Shop?

Para fazer o cálculo do pacote banho e tosa em um Pet Shop, é necessário levar em consideração diversos fatores, tais como:

  1. Custo unitário de cada serviço
  2. Materiais de trabalho 
  3. Mão de obra
  4. Custos fixos e variáveis
  5. Impostos e taxas
  6. Margem de lucro
  7. Preço de mercado
  8. Taxas de pagamento com cartão
  9. Descontos à vista
  10. Custos de transportes (se houver)

Para exemplificar a precificação do pacote de banho e tosa, vamos considerar os seguintes fatores:

  1. Custo dos materiais de trabalho: R$ 8 por animal de pequeno porte, R$ 11 para animal de médio porte, R$ 15 para animal de grande porte;
  2. Custos fixos e variáveis: R$ 10 por animal;
  3. Custo da mão de obra: R$ 20 por hora;
  4. Impostos e taxas: 5% sobre o valor total do serviço;
  5. Margem de lucro: 30%;
  6. Preço de mercado da região do Pet Shop: R$ 50 para cachorros pequenos, R$ 70 para cachorros de médio porte e R$ 100 para cachorros de grande porte.

Com base nessas informações, podemos calcular o valor a ser cobrado desta forma para um cachorro de pequeno porte:

  1. Custo do material de trabalho: R$ 8
  2. Custos fixos e variáveis: R$ 10
  3. Custo da mão de obra: 1 hora x R$ 20/hora = R$ 20
  4. Custo total: R$ 38
  1. Margem de lucro: 30% x R$ 38 = R$ 11,40
  2. Valor de venda: R$ 38 + R$ 11,50 = R$ 49,50

O valor pode ser arredondado para R$ 45,90, que é próximo ao preço de mercado.

Custo unitário de cada serviço

É necessário calcular o custo de cada serviço individualmente, considerando fatores como o tempo gasto, o tipo de pelagem do pet, o porte do animal, entre outros fatores.

Materiais de trabalho 

Uma das coisas mais importantes é considerar o preço que o seu estabelecimento paga pelos produtos de higiene e limpeza utilizados no pacote de banho e tosa, como shampoo, toalhas, tesouras, máquinas de tosa, secadores, entre muitos outros.

Mão de obra

No cálculo de precificação também é necessário incluir o valor da hora dos profissionais envolvidos no banho e na tosa dos animais.

Custos fixos e variáveis

Custos fixos e variáveis são todas as despesas envolvidas para fornecer o serviço, ou seja, custos recorrentes como aluguel, água, luz, telefone, internet; e também os custos variáveis que podem ser a manutenção de equipamentos, compra de materiais que não foi prevista, entre outros.

Impostos e taxas

Cada estabelecimento precisa avaliar os impostos e taxas que incidem sobre a atividade do Pet Shop, como ISS, ICMS, etc.

Margem de lucro

A margem de lucro é o que determina o que o seu negócio ganha a cada serviço, após retirar o pagamento das despesas envolvidas. 

A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: receita – custos = lucro, ou seja, é preciso subtrair a quantia destinada para as despesas da prestação de serviço da quantidade total de dinheiro que entrou. 

Considerar a margem de lucro na precificação do pacote banho e tosa é imprescindível, porque permite que os gestores tenham uma visão clara e objetiva da rentabilidade do serviço.

É necessário levar em conta também todos os custos envolvidos, pois a partir disso, é possível estipular um preço de venda que cubra todas essas despesas e ainda ofereça uma margem de lucro adequada para o Pet Shop.

Como definir a margem de lucro no pacote banho e tosa?

Uma forma de descobrir a margem de lucro ideal é utilizar uma fórmula simples:

Margem de lucro (%) = (lucro / receita total) x 100

O resultado obtido pode ser comparado com a margem de lucro média do setor para verificar se está dentro do esperado. 

Preço de mercado

Na precificação, é importante destacar que a margem de lucro ideal varia de acordo com os concorrentes, o público e outros fatores de cada negócio.

É preciso considerar o preço praticado no mercado para não oferecer um preço muito abaixo ou acima da concorrência. Porém, não se guie exclusivamente pelo preço de outras lojas, pois nem sempre o valor cobrado pelo concorrente é o que atende os custos e os consumidores da sua empresa.

Taxas de pagamento com cartão

Sempre verifique as taxas cobradas pelas operadoras de cartão para encontrar a melhor maquininha para a loja e não sair com prejuízo ao realizar vendas.

Descontos à vista

Durante a precificação do pacote banho e tosa, defina também os descontos aplicados em determinadas condições, como o famoso desconto à vista que alguns estabelecimentos dão, pois além de agradar aos clientes, essa estratégia pode reduzir os custos com taxas de cartão de crédito.

Custos de transportes (se houver)

Caso o Pet Shop ofereça o serviço de transporte do animal, ou seja, busca e leva o animal do Pet Shop até a casa do tutor, é importante calcular o preço e cobrar uma taxa de envio adequada para cada distância. 

Dicas para agregar valor a sua entrega final e fidelizar clientes

O pacote banho e tosa pode ser o principal serviço vendido pelo Pet Shop e o motivo da fidelização dos clientes. Por isso, é um serviço que precisa de atenção e de um padrão alto de qualidade.

Tenha um responsável técnico no Pet Shop

Busque por um profissional veterinário que inspecione se o local para banho e tosa está adequado e seguro para os animais. O profissional pode assinar um termo que fique exposto na loja para mostrar a preocupação do seu negócio com o bem-estar animal. 

Defina um padrão altíssimo de qualidade

Crie um guia para padronizar os atendimentos e mantê-los sempre com a maior qualidade possível. 

Neste guia, inclua as regras de limpeza e higiene, boas práticas de atendimento, o que fazer em determinadas situações (como quando o pet está com medo, por exemplo), entre outras regras que possam ajudar a equipe a se organizar.

Invista em treinamento de funcionários

Além de organizar e padronizar as regras de atendimento, é importante treinar os funcionários responsáveis pelo banho e tosa. 

Um treinamento de qualidade, com informações precisas e exemplos, pode ajudar a criar um ambiente positivo, melhorar as habilidades da equipe e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes.

Invista em produtos de qualidade

Produtos de qualidade para diferentes necessidades dos animais ajuda a aumentar a qualidade do serviço e o bem-estar dos pets atendidos. 

Ofereça um serviço personalizado

Os pets são membros das famílias, por isso, quando recebem um atendimento atencioso que demonstre preocupação com seu o bem-estar e a sua segurança, os donos se sentem mais à vontade para confiar seus bichinhos ao seu estabelecimento.

Por isso, mostre que você se importa com os clientes e seus animais de estimação, oferecendo um serviço personalizado de acordo com as necessidades de cada um. 

Pergunte se o pet tem medo de banho, se está com algum problema de saúde, comente sobre a pelagem do animal, fale sobre os cuidados tomados durante o banho, entre outras formas de fazer o tutor e seu pet se sentirem bem tratados. 

Ofereça um ambiente agradável para o pet e seu tutor 

Crie um ambiente agradável e acolhedor para os clientes e seus animais de estimação. Isso pode ser feito com uma sala de espera confortável, com água e petiscos para os animais, e um espaço de banho e tosa limpo e organizado, por exemplo.

Disponibilize serviços adicionais 

O pacote banho e tosa pode ser a porta de entrada para os clientes do Pet Shop. Por isso, ofereça serviços adicionais que possam ser úteis para os clientes, como escovação dos dentes e venda de petiscos ou perfumes.

Desenvolva programas de fidelidade

Crie programas de fidelidade para aumentar a retenção de clientes. É  possível criar um sistema de descontos para clientes que fecharem uma determinada quantidade de pacotes, ou então premiar os clientes mais frequentes com brindes ou serviços adicionais gratuitos.

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