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ToggleIndo direto ao ponto Marketing de Conteúdo é todo conteúdo feito para educar ,informar entreter um futuro cliente. É um combustível do Inbound. A ideia consiste em informar pessoas sobre a sua marca para que futuramente elas não só respeitem, mais vejam a sua marca como uma referência.
Muitas empresas têm adotado esse modelo de estratégia! Por isso, separamos este artigo para te ajudar a entender melhor como tudo funciona, e para que você aprenda e pratique em sua empresa, quer descobrir?
- Crie uma personalidade e humanize a sua marca
- Mostre autoridade
- Aprenda mais sobre seu nicho e público
- Reduza custos
Crie uma personalidade e humanize a sua marca
Atualmente, os modelos de negócios para o marketing de conteúdo, vão além de um slogan ou uma cartela de cores, os meios tem se atualizado, principalmente aqueles que englobam a internet e todas as formas de desenvolvimento tecnológico.
E entender isso, é o primeiro ponto. Pois, a partir disso, é possível criar uma personalidade que vá de encontro com os princípios e a cultura da organização, para que o conteúdo esteja alinhado com aquilo que você deseja passar e como deseja ser visto.
Podemos notar que as pessoas têm facilidade em negociar com alguém que elas confiam, acreditam e simpatiza, esse é um dos motivos de diversas empresas terem criado os seus personagens como a Lu da Magalu.
Mas você já se deu conta, que isso nada mais é do que uma estratégia de humanização? Afinal, esse modelo une a empresa a uma imagem mais humana, sendo clara, direta e precisa. Mas como isso pode impactar na minha empresa? Muito simples, as pessoas não querem mais comprar robôs ou máquinas, os tempos agora, são outros! Por isso é fundamental estabelecer essa relação mais humana.
Por isso, conte a história da sua marca, mostre a sua equipe, crie relacionamentos e o mais importante: pratique tudo aquilo que você prega.
Agora que já sabemos como a personalidade e humanização é importante, vamos entender mais sobre a autoridade no marketing de conteúdo?
Mostre autoridade
A autoridade é um grande bônus, afinal ela permite passar credibilidade, confiança e impulsiona a tomada de decisão. Mas para se tornar autoridade no seu nicho, é preciso entender que existe uma boa demanda de esforços!
A autoridade permite a criação de um futuro mais próspero, pois existe uma vantagem competitiva que caminha lado a lado com a admiração pelo público e isso cria-se uma obtenção de resultados a longo prazo.
Mas lembre-se, ela é conquistada ponto a ponto, e não de uma hora para a outra, por isso, dizemos que os esforços e a determinação é um item muito importante!
Listamos algumas dicas para você:
- Foque nas atividades do seu nicho;
- Vender é uma consequência, mas antes proporcione uma boa experiência para o seu cliente;
- Entenda o perfil, dores, e persona do seu cliente, para depois trabalhar nesses quesitos e oferecer algo de valor;
- Foque nas estratégias direcionadas ao seu negócio, invista na criação de conteúdos personalizados;
- Tenha constância nos canais (instagram, facebook, blogs etc);
- Ofereça originalidade.
Essas dicas são valiosas, e com certeza te ajudarão a mudar a sua relação com o seu consumidor, e melhorar a autoridade do seu negócio!
Veja a seguir, como você pode aprender mais sobre o seu nicho!
Aprenda mais sobre seu nicho e público
Aprender mais sobre o seu nicho de mercado e entender como é o comportamento do seu público, pode abrir um portal de oportunidades que você nem imagina!
Esse relacionamento com o seu público, te permite entender quais são suas dores, necessidades, anseios, e a partir disso, você consegue definir como poderá ajudá-lo nessa jornada e oferecer aquilo que ele precisa.
Tudo isso, impacta em toda definição de estratégia que você pode elaborar para aplicar um bom marketing de conteúdo, como: estabelecer uma boa comunicação, proximidade, oferecer produtos/serviços certeiros, e dessa forma conquistar mais assertividade!
Bom, até aí tudo bem, mas como posso direcionar os meus esforços para isso? De que maneira? Simples, veja a seguir.
- Defina o seu público alvo e a sua persona;
- Pergunte aos clientes suas principais dúvidas e documente isso;
- Realize pesquisas de segmentação de mercado;
- Esteja aberto a receber feedbacks;
- Coloque-se no lugar do consumidor;
- Interaja ao máximo, toda informação é muito válida nesse processo!
Bom, agora que você tem acesso a essa listinha básica, ficou muito mais fácil entender sobre o seu cliente, não é mesmo?
Antes de finalizarmos, separamos um tópico super importante, tenho certeza que ele te despertará curiosidade!
Você sabia que um bom marketing de conteúdo também auxilia na redução de custos? Então veja só, separamos 4 super benefícios para você descobrir!
Reduza custos
Esse é um tema muito amado e desejado por todos! Afinal quem não adora reduzir e otimizar todos os processos de custos da empresa? Todos nós!
E a boa notícia é que o marketing de conteúdo também auxilia nisso. Assim como em qualquer outro processo, o marketing de conteúdo demanda um bom planejamento estratégico, mas além disso, existem algumas atividades que juntas melhoram os resultados e a redução de custos!
Automatização
Os tempos são outros, hoje em dia com o uso da tecnologia conseguimos automatizar diversas atividades como planilhas, formulários, e até mesmo a própria postagem de conteúdo em alguma mídia social.
E isso, aumenta toda escalabilidade e permite uma maximização do tempo, garantindo assim uma boa redução dos recursos, que antes eram direcionados para as atividades que não eram automatizadas.
Tudo isso impacta diretamente nas suas estratégias e no desenvolvimento do seu plano de ação.
Estruturação
É necessário ter uma equipe bem estruturada, e com atividades bem definidas para garantir que a produtividade possa ser alcançada com máxima excelência, e também para que os gargalos possam ser cobrados e monitorados.
Outro ponto, é que com essa estrutura, torna-se mais fácil as análises de oportunidades de melhoria do trabalho realizado, para que dessa maneira existam uma entrega rápida e com qualidade.
Organização
Para facilitar todo o desenvolvimento das estratégias, estabeleça um plano editorial ou seja, tenha em mãos um planejamento de inbound marketing para que as atividades sejam elaboradas de maneira contínua.
É muito importante considerar todos os processos, desde Landing Pages, e-mail marketing, posts, entre outras para quê dessa forma cria-se, uma periodicidade e continuidade de conteúdo.
Colaboradores
Uma ótima forma de otimizar a função dos colaboradores é identificar quais são seus pontos fortes e fracos e distribuir as atividades seguindo esses requisitos.
Além disso, analise se vale a pena terceirizar alguma função, afinal às vezes essa, pode ser uma simples maneira de diminuir diversos custos do marketing, principalmente quando se trata de alguns processos internos que demandam mais tempo.
Todos esses recursos em paralelos, se adotados os seus pontos máximos para execução e alinhados, podem proporcionar uma redução dos custos para toda a cadeia de construção e aplicação das estratégias de marketing de conteúdo!
Muito interessante não é mesmo?E aí, gostou de aprender mais sobre como o marketing de conteúdo pode ser útil para o seu negócio? Bom, finalizamos o nosso conteúdo aqui, mas não deixe de conferir mais navegando em nosso blog: