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Planejamento estratégico: comece agora mesmo

Tempo de Leitura: 6 minutos

Você já possui um planejamento estratégico definido para a sua empresa? Se ainda não, é importante saber o que é e como fazer para direcionar o crescimento do seu negócio. Caso já aplique, o fim do ano é um ótimo momento para revisá-lo e organizar seus objetivos e ações para 2022.  

Primeiramente, para entendermos qual a importância do planejamento estratégico, é preciso compreender o que é. Antes de tudo, é uma ferramenta de gestão que pode englobar todas as áreas da empresa. 

Para sua elaboração, é necessário que o empreendedor faça uma análise profunda do cenário atual. É o planejamento estratégico que vai permitir um direcionamento sólido das suas ações e objetivos, de acordo com os dados coletados. 

Neste post, vamos te apresentar alguns métodos para que você consiga elaborar o planejamento. Assim, ele poderá ser utilizado para o ano que está iniciando e também para os próximos, confira!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo utilizado na gestão de um negócio para definir prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer as operações, garantir que todos estejam trabalhando visando os objetivos traçados.

É um processo eficaz que ajuda a entender o caminho que foi percorrido ou que está atualmente. E com base nessas informações internas e externas, saber quais ações necessárias que devem ser realizadas para que continuem no caminho certo.

Dentro de um planejamento geral do seu negócio, o processo pode ser subdividido em áreas específicas para ficar bem detalhado, como o planejamento de marketing, de TI e de recursos humanos. Assim, fica simples entender quais áreas precisam de mais atenção.

Benefícios do planejamento estratégico?

O processo de planejamento estratégico pode levar algum tempo, mas é benéfico para todos os envolvidos. Como dono de um negócio, você terá uma ideia melhor das metas e objetivos que deseja alcançar e um caminho para fazer isso. Veja os principais benefícios de criar um planejamento:

Alinhamento da comunicação

Independentemente do tamanho do seu negócio o ideal é que todas as áreas saibam o que está acontecendo ou o que devem esperar no futuro. Converse com todos sobre o planejamento estratégico e entenda qual o ponto de vista deles em relação ao cenário atual do negócio.. 

Os funcionários podem compartilhar com você o que acham que está e o que não está funcionando no seu negócio hoje. Como são os mais próximos dos clientes, podem fornecer uma visão única e estimular novas ideias.

Aumento da produtividade

Envolver todos no processo de planejamento estratégico também significa que eles recebem um senso de responsabilidade que pode ajudar a aumentar a produtividade. 

Mesmo que não tenham contribuído diretamente no processo, e só tenham sido informados sobre as metas e objetivos do negócio, após a comunicação ou criação do plano estratégico, é mais provável que fiquem motivados a atingir essas metas.

Minimizar os riscos

Ao começar o planejamento estratégico, você verá o que sua empresa faz bem e as áreas em que ainda precisa melhorar. 

Ao identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, o processo oferece a você a oportunidade de melhorar e tornar o seu negócio mais estável, minimizando os riscos.

Ferramentas para o planejamento estratégico

Ferramentas de planejamento estratégico são técnicas e modelos que os donos de negócios usam para determinar onde seus negócios estão no momento, onde desejam que estejam no futuro e quais métricas e iniciativas principais devem buscar para atingir o objetivo.

Alguns exemplos comuns de ferramentas de planejamento estratégico incluem:

Balanced scorecard

O  Balanced scorecard (BSC) é uma metodologia que pode te auxiliar bastante. É um sistema de suporte à tomada de decisão e de auxílio à gestão estratégica. Sendo assim, é ideal para gestão e monitoramento do seu negócio.

O grande objetivo da ferramenta é materializar os objetivos das empresas como, por exemplo, ser líder de mercado. Então, fazer o uso deste método é ideal para definir e planejar objetivos e ações que vão compor seu planejamento estratégico.

Para elaborar o Balanced Scorecard, é necessário fazer análises mais profundas do negócio e olhar a empresa de forma mais estratégica. Ou seja, você terá um diagnóstico importante e completo para tomar decisões. 

O BSC mensura resultados através de 4 perspectivas diferentes, sendo elas: Finanças, Mercado, Processos e Conhecimento

Finanças: São definidas as metas financeiras do negócio, e como atingir esses objetivos na prática. Um exemplo de objetivo é o aumento de faturamento e da margem de lucratividade dos produtos. Estas informações podem ser conferidas por meio de demonstrativos financeiros

Para obter demonstrativos e balanços é necessário manter a gestão financeira do negócio sempre em dia. 

Mercado: O objetivo aqui é: como atender as necessidades dos seus clientes? Para responder essa pergunta é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e as suas carências. E, a partir disso, traçar estratégias para oferecer as soluções mais criativas e inovadoras.

Processos: Para garantir excelência nos processos internos e satisfazer os clientes é importante focar em alguns aspectos. Entre eles: inovação, qualidade, bom atendimento, entrega de valor, etc. 

Conhecimento: O conhecimento é um recurso muito valioso e primordial para o empreendedorismo. Investir em treinamentos é essencial para inovação e cumprimento dos objetivos da empresa. Os colaboradores devem estar sempre em processo de aprendizado. 

Portanto, destinar recursos financeiros e investir na valorização dos colaboradores, pode lhe trazer uma grande vantagem competitiva.

Método swot para planejamento estratégico

Identificar seus pontos fortes e fracos também é essencial, e você pode fazer isso por meio da Matriz SWOT. Ela é formada por quatro quadrantes, nos quais analisamos Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim, é possível fazer o planejamento estratégico do negócio.

Portanto, fazendo a análise de SWOT, você amplia a visão da organização no contexto estratégico.

O ambiente externo é tudo que está fora da empresa e não é possível ser controlado por ela. Sendo assim, ele inclui:

Em primeiro lugar, oportunidades: são as situações positivas do ambiente externo. São elas que permitem à empresa alcançar seus objetivos ou melhorar sua posição no mercado.

Exemplos: Poucos concorrentes na região, diminuição de impostos, crescimento de mercado e inovação.

Já as ameaças são situações de pouco controle e que podem colocar a empresa em dificuldades, ocasionando perda de lucratividade.

Exemplos: Falta de mão de obra qualificada, aumento no preço de impostos ou energia elétrica, aumento da inflação, etc.

O ambiente interno é tudo que está dentro dos domínios internos da empresa e que podem ser controlados.

Forças: São características internas do negócio ou do empreendedor, que representam vantagens competitivas sobre os concorrentes. Assim como, facilidades para atingir os objetivos propostos.

Exemplos: Atendimento personalizado, qualidade dos produtos ou serviços, tecnologia e inovação, localização estratégica, etc.

Fraquezas: São fatores internos que colocam a empresa em desvantagem frente à concorrência ou que prejudicam seu negócio.

Exemplos: Falta de treinamento dos funcionários, custo de manutenção elevado, maquinário obsoleto, dificuldade de distribuição, entre outros.

Benefícios em fazer a análise de SWOT no seu planejamento estratégico:

  1.  Fornece para a organização uma visão clara sobre seus pontos fortes;
  2.  Destaca as fraquezas e fornece oportunidade para revertê-las;
  3. Auxilia reconhecer as ameaças e a tomar as estratégias necessárias para lidar com elas;
  4. Exibe novas ideias para novos projetos;
  5. Mostra potenciais de negócios antes nunca explorados.

Preparamos um guia para ajudar você a entender mais sobre análise SWOT ou Matriz FOFA. É esse aqui embaixo:

Planejamento estratégico de marketing

As metas previstas da área de marketing também devem compor um planejamento estratégico. Mas claro, ele deve estar alinhado ao direcionamento e objetivos macro da empresa. Aqueles que você já definiu anteriormente por meio das ferramentas apresentadas.

Para desenvolver o plano de Marketing corretamente é preciso conhecer muito bem o mercado, os clientes e os concorrentes, por isso é importante contar com ajuda profissional qualificada para auxiliar na execução do planejamento e das ações.

Primeiros passos para criar um planejamento anual de Marketing

  1. Analise o mercado que seu negócio está inserido
  2. Conheça bem seu público-alvo
  3. Conheça e analise a sua concorrência
  4. Defina quais são seus principais objetivos
  5. Defina as melhores estratégias para alcançar os objetivos
  6. Faça um Brainstorm com sua equipe
  7. Crie um calendário para as ações de Marketing 
  8. Aproveite as sazonalidades, e fique atento às oportunidades 
  9. Estipule o orçamento para as ações
  10. Monitore o comportamento dos clientes
  11. Monitore o desempenho de todas as ações executadas

Coloque em prática e mensure

Após definir metas, objetivos e ações, é hora de colocá-los em prática. Para isso, você pode criar um plano de ação e um calendário para fazer tudo isso de maneira organizada. Nesse processo, é importante estar atento aos prazos e de quem é a responsabilidade de execução de cada tarefa. 

Conforme as ações forem sendo realizadas, é essencial ter em mente avaliar os resultados. Isso porque, em caso de necessidade, é possível ajustar alguma operação. 

Sendo assim, acompanhe as métricas do seu negócio. Uma delas pode ser os indicadores de desempenho, que analisam os resultados de processos dentro do seu empreendimento. Aqui alguns exemplos: produtividade, lucratividade e qualidade.

Com esse acompanhamento, você também vai conseguir avaliar seus erros e não repeti-los nas ações ou no planejamento estratégico seguintes!

Já conhecia essas metodologias? Compartilhe conosco quais você utiliza e como o planejamento estratégico tem auxiliado sua empresa!

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