Planejamento estratégico para 2020: veja como fazer

16.12.2019

Como anda o planejamento estratégico da sua empresa para 2020? Já parou para pensar na importância em fazer um planejamento consistente e o quanto esta ação é fundamental para o crescimento do seu negócio? 

O planejamento estratégico pode englobar todas áreas da empresa, e exige que o empreendedor faça uma análise profunda sobre cenário atual, coletando informações internas e externas, além de consultar o histórico da empresa.

Ao fazer essas análises, torna-se possível projetar o crescimento do negócio e estabelecer as principais metas.

Neste post, vamos te apresentar alguns métodos para que você consiga elaborar o planejamento do seu negócio, que poderá ser utilizado para o ano que está iniciando e também para os próximos, acompanhe!

BSC (Balanced scorecard) para seu negócio

O balanced scorecard é um sistema de suporte à tomada de decisão e de auxílio à gestão estratégica, ideal para gestão e monitoramento do seu negócio. 

O grande objetivo dessa ferramenta é materializar os sonhos das empresas como, por exemplo, ser líder de mercado ou ter maior rentabilidade. Fazer o uso deste método é ideal para definir e planejar as ações.

Esta metodologia vai te ajudar a analisar e a olhar de forma mais objetiva e traduzida para todos os desafios do dia da sua empresa.

Para elaborar o Balanced Scorecard, é necessário fazer análises mais profundas sobre seu negócio e olhar a empresa de forma mais estratégica. 

Veja agora algumas das principais etapas do processo:

Processos_Balanced_score_card_vhsys

O BSC mensura resultados através de 4 perspectivas diferentes, sendo elas: Finanças, Mercado, Processos e Conhecimento. Essas representam as principais variáveis da organização, proporcionando aos gestores um controle sobre as ações e também sobre o planejamento estratégico.

Finanças: São definidas as as metas financeiras do negócio, e como atingir esses objetivos na prática. Um exemplo de objetivo é o aumento de faturamento e da margem de lucratividade dos produtos.

Estas informações podem ser conferidas por meio de demonstrativos financeiros. 

Para obter demonstrativos e balanços é necessário manter a gestão financeira do negócio sempre em dia. Desta forma, será possível fazer projeções, medir os resultados e descobrir se as metas foram alcançadas.

Mercado: O objetivo aqui é: como atender as necessidades dos seus clientes?

Para responder essa pergunta é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e as suas carências. E, a partir disso, traçar estratégias para oferecer as soluções mais criativas e inovadoras.

Processos: Para garantir excelência nos processos internos e satisfazer os clientes é importante focar em inovação, qualidade, bom atendimento, entrega de valor, entre outros pontos. 

Por meio dessas estatísticas, é possível mensurar de acordo com a satisfação do cliente, nas redes sociais, feedbacks positivos ou negativos, pesquisas de mercado e relatórios.

Conhecimento: O conhecimento é um recurso muito valioso e primordial para o empreendedorismo. Investir em treinamentos é essencial para inovação e cumprimento dos objetivos da empresa. 

Os colaboradores devem estar sempre em processo de aprendizado. 

Portanto, destinar recursos financeiros e investir na valorização dos colaboradores, pode lhe trazer uma grande vantagem competitiva.

Análise da Matriz SWOT

Além do BSC, também podemos contar com a Matriz SWOT para construir um bom planejamento.

Através do SWOT, podemos analisar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e, com essa técnica,  é possível fazer o planejamento estratégico do negócio.

Análise_swot_vhsys

Portanto, fazendo a análise de SWOT, você amplia a visão da organização no contexto estratégico.

Como aplicar a Matriz SWOT a estratégia do seu negócio

O ambiente externo é tudo que está fora da empresa e não é possível ser controlado por ela.

Oportunidades: São as situações positivas do ambiente externo que permitem à empresa alcançar seus objetivos ou melhorar sua posição no mercado.

Exemplos: Poucos concorrentes na região, diminuição de impostos, crescimento de mercado e inovação.

Ameaças: São situações nas quais se têm pouco controle e que podem colocar a empresa em dificuldades, ocasionando em perda de lucratividade.

Exemplos: Falta de mão de obra qualificada, aumento no preço de impostos ou energia elétrica, aumento da inflação, queda do mercado e concorrência.

O ambiente interno é tudo que está dentro dos domínios internos da empresa e que podem ser controlados por ela.

Forças: São características internas do negócio ou do empreendedor, que representam vantagens competitivas sobre seus concorrentes ou a facilidade para atingir os objetivos propostos.

Exemplos: Atendimento personalizado, qualidade dos produtos ou serviços, tecnologia e inovação, localização estratégica, equipe treinada e motivada, marca forte e consolidada e preço de venda competitivo.

Fraquezas: São fatores internos que colocam a empresa em situação de desvantagem frente a concorrência ou que prejudicam seu negócio.

Exemplos: Falta de treinamento dos funcionários, custo de manutenção elevado, maquinário obsoleto, dificuldade de distribuição, indisponibilidade de recursos financeiros, funcionários desmotivados etc.

Como fazer a matriz SWOT do seu negócio

1 – Monte uma tabela com quatro quadrantes. Exemplo:

2 – Agora, junto aos colaboradores que mais conhecem o negócio e de todos os setores, preencha os quadrantes com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

3 – Após isso, faça uma análise cruzando as informações e tente pensar como você poderá usar as forças da empresa para neutralizar as ameaças, ou então como aproveitar as oportunidades para eliminar as suas fraquezas. 

Benefícios em fazer a análise de SWOT:

  1.  Fornece para a organização uma visão clara sobre seus pontos fortes;
  2.  Destaca as fraquezas e fornece oportunidade para revertê-las;
  3. Auxilia reconhecer as ameaças e a tomar as estratégias necessárias para lidar com elas;
  4. Exibe novas ideias para novos projetos;
  5. Mostra potenciais de negócios antes nunca explorados.

Crie um plano de marketing

Toda empresa que deseja crescer precisa investir em Marketing, mas antes de iniciar as campanhas, é necessário criar um planejamento estratégico e também estabelecer todas as metas a serem alcançadas no decorrer no ano.

O plano de marketing nada mais é que o planejamento de ações para que as metas da empresa possam ser alcançadas. 

Essas metas podem ser referente ao aumento da visibilidade da marca, divulgação de um serviço ou lançamento de um novo um produto.

Para desenvolver o plano de Marketing corretamente é preciso conhecer muito bem seu mercado, os clientes, e os concorrentes, pois a partir do planejamento serão definidas as ações e campanhas de Marketing. 

É importante contar com ajuda profissional qualificado para auxiliar na execução do planejamento e das ações de Marketing. 

Primeiros passos para criar um planejamento anual de Marketing

  1. Analise o mercado que seu negócio está inserido
  2. Conheça bem seu público-alvo
  3. Conheça e analise a sua concorrência
  4. Defina quais são seus principais objetivos
  5. Defina as melhores estratégias para alcançar os objetivos
  6. Faça um Brainstorm com sua equipe
  7. Crie um calendário para as ações de Marketing 
  8. Aproveite as sazonalidades, e fique atento às oportunidades 
  9. Estipule o orçamento para as ações
  10. Monitore o comportamento dos clientes
  11. Monitore o desempenho de todas as ações executadas

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Agora que você já possui conhecimento sobre os métodos e ações que devem ser tomados para garantir um bom planejamento estratégico anual do seu negócio, chegou o momento de colocar a mão na massa, reunir a sua equipe para colocar em prática!

Se você utiliza algum outro método de planejamento, compartilhe conosco aqui á baixo nos comentários! até mais.😀

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