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Conheça o case de sucesso da Magazine Luiza e se inspire para criar o seu.

Tempo de Leitura: 4 minutos
A Magazine Luiza revolucionou todo o seu negócio utilizando criatividade e tecnologia, mas mantendo a proximidade com o cliente e seu jeitinho Magalu de ser, fazendo com que se tornasse um dos maiores cases de sucesso do Brasil. Há muito com que aprender com essa gigante.

As cases de sucesso são de grande importância para o mundo atual, é uma maneira de mostrar para seu cliente casos bem sucedidos que foram solucionados por sua empresa. Elas validam o seu empreendimento com exemplos práticos e de simples compreensão.

Mas também, é possível aprender muito com cases de sucesso de outras companhias, como é o caso da empresa Magazine Luiza

O case de sucesso Magazine Luiza é um dos maiores do Brasil, a Magalu se tornou grande referência no modo de empreender, se diferenciar e crescer no mercado. É possível aprender muito com essa case e se inspirar nessa evolução. 

Afinal de contas, quem não conhece a Magalu? Mas você sabia que no início se tratava apenas de uma loja no interior de São Paulo? Para entender melhor essa evolução continue a leitura

Evolução do magazine luiza

A Magazine Luiza foi fundada em 1957 pelo casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato e apenas vinte anos depois, após a aquisição das Lojas Mercantil, foram inauguradas as primeiras primeiras filiais da Magalu, e assim essa gigante começou a evoluir aos poucos.

Mas a grande mudança veio quando Luiza Trajano Donato, sobrinha da fundadora, assumiu a liderança da organização.

Um ano após sua liderança, em 1992, Luiza inaugurou as lojas virtuais da empresa, esse ato, tornou possível os clientes realizarem compras de produtos que estavam indisponíveis na loja física, recebendo eles dias depois. 

Outro ato de grande relevância foi a criação de super liquidações, com produtos com até 70% de desconto, tática que foi copiada por diversos concorrentes. 

Os anos 2000 ficou marcado pela criação do site de vendas online. Site esse, que mais tarde se tornou um grande marketplace com diversos parceiros que podem vender seus próprios produtos!

A Magazine Luiza sempre se importou com seus clientes e a qualidade de seu atendimento, utilizou da tecnologia para melhorar o atendimento presencial e virtual, tornando-se uma das maiores empresas brasileiras.

Além disso tudo, ainda criou uma das maiores influencers virtuais da atualidade, a Lu do Magalu! Uma personalidade que auxilia nas vendas e divulgação dos produtos, mas também que revela muito sobre a empresa. Quer entender melhor? Veja abaixo!

Importância do engajamento virtual

A Magazine Luiza sempre se aliou a tecnologia e utilizou para melhorar seu negócio e a relação com seus clientes, um dos pontos mais conhecidos é a existência da assistente virtual Lu, baseada em sua fundadora Luiza Trajano. 

Sua criação tinha como objetivo auxiliar os clientes nas compras online, trazer um pouco de humanização e proximidade para esse estilo de compra, isso lá em 2003. Mas, com o tempo, ela se tornou muito mais do que isso.

A Lu do Magalu, se tornou o rosto das redes sociais do Magazine Luiza, mais do que isso, atualmente é a terceira maior influencer virtual que existe no mundo.

Tudo isso pela interação que ela tem com o público e todo engajamento que gera. A Lu não é apenas uma assistente virtual ou garota propaganda da marca, mas sim uma influencer com várias redes sociais e que interage diariamente com seus seguidores.

Seu sucesso é tão grande que já foi contratada para fazer publicidade de outras marcas, como foi o caso com a Adidas, é uma personagem que ultrapassa a barreira da realidade.

A inovação vinda da criação da Lu e sua personalidade atraíram diversos seguidores e clientes. A importância do alto engajamento e contato que ela gera, é a marca sempre ser lembrada pelo público, além da interação ser marcada por um traço mais íntimo. 

 Essa prática se chama branding persona, para entender melhor vejo o tópico abaixo. 

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Lição de Branding persona

Branding persona é a personificação dos valores da sua marca, é trazer as características e o perfil do seu negócio para um personagem, como se estivesse mostrando o que está no interior, na essência da empresa

É um meio de apresentar sua marca e seu modo de ser e um único personagem. Isso gera uma maior intimidade com seu público, faz despertar o sentimento de conhecerem a personagem como alguém próximo.

A Lu passa essa ideia, não está ali apenas para vender produtos da Magazine Luiza, está ali para gerar empatia nas pessoas e mostrar que a Magalu pensa em cada um dos seus compradores e sabe das suas dificuldades, “gente como a gente”.

É uma estratégia de marketing trabalhosa e muito bem elaborada, mas também mostra muito da marca, precisando ser bem transparente e fiel aos seus valores.

Quer saber como aplicar um pouco de tudo isso na sua empresa? Veja abaixo!

Estratégia digitais múltiplas e como aplicar no seu negócio.

A case de sucesso da Magazine Luiza mostra diferentes ideias que podem ser aplicadas em seu empreendimento. A primeira ideia é a própria ideia de case de sucesso.

Caso seu negócio possua diferentes nichos e produtos, é válido realizar diferentes cases de sucesso para cada tipo de cliente. 

Cada persona irá se conectar a um tipo de case de sucesso, a case precisa fazer sentido para a realidade daquela pessoa. Portanto, é de grande importância saber os diferentes perfis que sua empresa trabalha, para apresentar de maneira certeira algo que faça sentido para seu cliente.

Para cada case faz sentido elaborar uma campanha de marketing especializada, um método de abordagem específico, de fala e de apresentação.

O case da Magalu também nos mostra que a tecnologia e a internet são grandes aliados para qualquer negócio, inovações são necessárias para evoluir!

O branding persona pode ser uma boa solução e inovação dependendo da imagem que sua empresa quer passar, portanto, também vale a pena pesquisar sobre.

Vários insights podem ser percebidos nessa case, basta apenas ter um pouco de criatividade e ser aberto a mudanças. Mesmo para comércios e empresas simples, é necessário inovar em pequenos atos, para garantir a fidelização de seus clientes.

Mas e aí, o que achou deste conteúdo? Acredita que pode ajudar seu negócio evoluir de alguma maneira? Conta para a gente nos comentários! Não se esqueça também que postamos conteúdos como esse, que auxiliam na evolução da empresa, semanalmente, fique atento e até a próxima 🙂

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