Entenda o que é Figital, redes híbridas de físico + digital

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Inovar sempre é necessário, muitas vezes essa inovação pode ser mais simples do que imagina, bastando apenas unir o modelo de vendas físico ao digital.

E é exatamente isso que o figital trata. Muitas marcas já passarão a utilizar esta estratégia que pode render diversas vantagens para quem a aplica da maneira correta.

Por acaso alguma vez você já comprou em um e-commerce e retirou na loja física no mesmo dia? Sim? Esta é uma estratégia de figital que consegue unir as formas existentes que o cliente tem para comprar um produto.

Este modelo tende a crescer cada vez mais, já que venda online, ocorrem a partir de lojas virtuais, WhatsApp, marketplaces, e todos esses canais devem estar ligados ao ambiente físico, dando ao cliente maior autonomia na escolha da compra para seu consumidor. E para te ajudar a acompanhar esta tendência, preparamos um artigo que vai te ajuda a entender este conceito.

O que é Figital?

Figital é a junção de duas palavras: físico e digital. Consiste em um modelo de marketing, vendas e atendimento ao cliente que as companhias usam para integrar os canais de vendas online e offline.

Desta forma, podemos criar uma experiência completa para o cliente, que vai além do modelo tradicional de vendas.

Além disso, este conceito se relaciona ao omnichannel, que é uma estratégia que busca integrar o modelo online e offline de um negócio. Assim, o consumidor consegue facilmente percorrer entre os canais de venda e atendimento da companhia, com a sensação de estar mais conectado.

Devido a mudança de hábitos de consumo das pessoas, foi necessário o surgimento do digital. Antigamente existiam dois tipos de consumidor: aqueles que só compravam em loja física, e os fãs de tecnologia que preferiam comprar em e-commerce.

Hoje, este cenário está diferente, sendo que o mesmo cliente pode procurar por um produtor no digital e comprá-lo na loja física, como por exemplo: comprar pelo site e retirar na loja, comprar pelo whatsapp enquanto está dentro de uma loja, entre outros.

Em geral este modelo assegura vantagens competitivas para a companhia, pois garante que os pontos de venda e pós vendas estejam ligados.

Quais são as vantagens deste modelo?

Agora que você já sabe o que é o figital e porque este conceito surgiu, vamos conferir algumas de suas principais vantagens.

1- Capaz de expandir a base de clientes

É possível que seus atuais clientes ainda não estejam adaptados com as tecnologias utilizadas no figital. Caso você invista neste conceito, estará expandindo seu público para todos aqueles que se enquadram na categoria de consumidor omnichannel.

E aqueles clientes que não se adaptarem, não irão ter nenhum tipo de consequência e poderão até mesmo se adaptar a este novo conceito. Desta forma, será possível aumentar o faturamento e evoluir o negócio.

2- Melhor jornada do consumidor

Em um modelo tradicional, onde o cliente vai até a sua loja em busca de um produto, muito provavelmente você não conseguirá saber como ele conheceu a marca, a não ser que pergunte. 

Porém, se sua empresa estiver dentro do digital e utilizar as estratégias corretas, será muito mais fácil rastrear o cliente ao longo de toda sua jornada, compreendendo o tipo de público, seus interesses, e qual foi seu trajeto até efetuar uma compra no site.

Além disso, com a facilidade de acesso completo às informações, será possível tirar muitos insights, criar estratégias e agir para aumentar as suas vendas, tudo de uma forma mais assertiva, simples e fácil!

3-Reconhecimento

Imagine que você é uma pessoa que adora tecnologia e está acostumado a utilizar as redes sociais, whatsapp e e-commerce para fazer suas compras, mas adora comprar presentes em uma loja do seu bairro que não tem nada disso.

Com o passar do tempo, a loja cria um catálogo online e começa a vender pelo whatsapp e e-commerce. Aposto que vai gerar em você um grande reconhecimento, pois o estabelecimento se comprometeu em inovar com grande profissionalismo. E claro, expandiu ainda mais sua base de clientes.

4- Fidelização

Como consequência de tudo isso, temos a fidelização do cliente. Inovar os seus processos de venda e atendimento ao consumidor, irá agregar mais valor para sua marca e fidelização de seu público.

Comprar online e retirar na loja, comprar pelo whatsapp e depois de alguns minutos estar na sua casa ou ser atendido por um suporte virtual, sem dúvidas fará com que os clientes queiram ter a experiência novamente.

Porque é importante esta adaptação para o seu negócio?

Quando uma loja não está preparada para atender as expectativas de um cliente de maneira digital e fisicamente, não se pode esperar bons resultados de vendas. Como você pode ver, o comportamento do omnishopper é bastante versátil. Desta forma, é necessário antecipar e preparar os seus processos de marketing e vendas de forma a “atrair” e fidelizar clientes do início ao fim. 

Imagine que um cliente esteja no site de sua loja e opte por clicar e enviar o produto. Nesse caso, ter um produto em uma loja física de pouco adianta se o produto não puder ser adquirido via e-commerce.

Para que o figital e a revolução do e-commerce seja feita, é necessário investir em algumas soluções que vamos ver mais detalhadamente no tópico seguinte. Vamos lá? 🙂

Quais são as soluções para integrar este conceito na sua empresa?

É possível otimizar a forma de vender e de atender os clientes em diversos canais. Sendo assim, existem algumas formas para fazer isso.

1-Chat de atendimento

Ter um chat de atendimento é essencial, pode ser feito até mesmo pelo whatsapp, para deixar o consumidor ainda mais perto da marca.

Desta maneira, é possível tirar dúvidas a qualquer momento, unindo a operação digital com a física.

Além disso, também é possível investir em chatbot, que é um assistente virtual que garante o atendimento ao cliente, não importando o lugar e hora que ele faça o contato.

2-Comprar no site e retirar na loja

Talvez este seja o principal exemplo em unir a operação digital com a física de uma loja. É muito cômodo e eficiente ao consumidor poder comprar algo online e pouco tempo depois retirar na loja, além disso, muitas vezes não é necessário nem mesmo gastar com o frete.

Soluções tecnológicas também devem ser implementadas para garantir que você tenha as informações de seus clientes e consiga agir da maneira correta para aumentar as vendas.

3- Plataforma de gestão 

Como exemplo, temos um sistema de gestão simples e completo para empresas.

Nele é possível integrar diversos setores e processos em uma única plataforma. Sendo essencial para as empresas que queiram ser figital.

4- Plataforma de relacionamento com o cliente 

O relacionamento com os clientes é uma das principais formas de garantir o sucesso de uma empresa. Portanto, é necessário encontrar uma boa plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). 

Esta é uma solução super eficiente para uma melhor experiência. Isso porque um CRM pode apoiá-lo na execução de ofertas e promoções que incentivam a conversão de clientes em potencial.

5- Inteligência de negócio 

As empresas que mais geram resultados tomam suas decisões baseadas em dados e informações. Por isso, também é importante investir em um software de inteligência de negócios para sair na frente de seus concorrentes.

Essas foram algumas dicas para você estar a frente dos seus concorrentes, e ter sucesso no seu negócio . Aqui no blog da vhsys você acompanha uma serie de conteúdos para facilitar sua trajetória empreendedora, continue nos acompanhando 🙂

Matheus Cancian
Microempreendedor, graduado em engenharia mecânica na UTFPR atuou como gerente de Marketing, na empresa Júnior smart tech Júnior ,possui formação White Belt, Lean Seis Sigma, realizou intercâmbio nos Estados Unidos com foco no empreendedorismo,  engenharia do ambiente energias renováveis. Especialista em produção de conteúdo na área de pesquisa e desenvolvimento.

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