Você já sabe que um bom atendimento é essencial para qualquer segmento, e é capaz de fidelizar um cliente e fazê-lo falar bem da sua empresa para amigos e familiares, não é?
O que você vai encontrar?
ToggleMas você sabe quais são as diferentes ferramentas de atendimento disponíveis hoje? A era da tecnologia trouxe novas opções e formas de interagir com os clientes, e escolher os canais certos faz toda a diferença, bem como mostrar ao cliente que seu negócio está preocupado em entregar o melhor atendimento, com flexibilidade em diferentes pontos de contato.
Confira abaixo 5 formatos de atendimento ao cliente!
WhatsApp Bussiness
O WhatsApp é uma das maiores plataformas de comunicação atualmente, trazendo uma proposta de atendimento mais rápido e ágil, na palma da mão. Por isso, é importante estar ciente de que a maioria dos clientes vai esperar agilidade.
A boa notícia é que existe uma versão empresarial gratuita do WhatsApp, o WhatsApp Business. A ferramenta oferece funções de organização e automatização de conversas que serão muito úteis. Clique aqui e veja como usar o WhatsApp Business.
O Facebook é uma das principais redes sociais, muito usada pelos clientes para buscar atendimento e consultar informações da empresa, como dias e horários de funcionamento, telefone e mais.
O ideal é você criar uma página para seu negócio, e não um perfil, pois as páginas têm ferramentas específicas que vão ajudar você no atendimento e também na divulgação de conteúdos.
Assistente Virtual
O avanço da tecnologia traz cada vez mais novas possibilidades e, entre elas, está o atendimento automatizado via assistente virtual.
O formato mais comum é via chat, onde a tecnologia identifica palavras-chave da mensagem do cliente para buscar a melhor resposta. Também existe a possibilidade de configurar perguntas e respostas prontas, onde o cliente clica na dúvida que desejar.
Essa é uma ótima opção para prestar um primeiro atendimento e otimizar o processo.
Omnichannel
O conceito de omnichannel revolucionou o mercado do empreendedorismo, e traz a lógica de múltiplos canais de atendimento, vendas, etc, todos integrados entre si oferecendo uma experiência única para o cliente.
Esse conceito oferece vários pontos positivos ao cliente, que ganha diferentes opções de canais de contato e compra. Clique aqui e saiba mais sobre o que é omnichannel.
Atendimento presencial
Mesmo com o crescimento do mundo digital, o atendimento presencial continua sendo o favorito de muitos clientes. Mas isso não impede você de usar os formatos citados acima!
Muitas empresas possuem uma equipe trabalhando presencialmente e também ajudando no contato telefônico ou pelo Facebook, por exemplo.
Uma das melhores formas para melhorar seu atendimento é investir no funcionário, passando a ele feedbacks constantes ou proporcionando cursos e treinamentos. Assim, sua equipe estará cada vez mais qualificada para oferecer uma boa experiência.
No início da carreira, Walt Disney sonhou com um mundo totalmente diferente, idealizou um atendimento capaz de encantar as pessoas e colocou em prática. Para quem empreende, o caminho pode ser o mesmo, basta identificar os formatos que melhor atendem seus clientes e trazer a a magia de um atendimento extraordinário e cada vez mais qualificado.