Conecte-se ao empreendedorismo

Vale a pena empréstimo com garantia de imóvel para empresas?

Tempo de Leitura: 3 minutos
vale a pena empréstimo com garantia de imóvel para empresas
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Será que vale a pena arriscar um bem para obter um crédito empresarial? Quem está avaliando a possibilidade de fazer um empréstimo com garantia de imóvel com certeza enfrenta essa dúvida até conseguir tomar a melhor decisão.

Para ofertar um imóvel como garantia é necessário ter um plano concreto para pagar o empréstimo, além de um bom controle financeiro e planejamento estratégico para aplicar o crédito obtido da melhor maneira.

Para que você possa decidir se vale a pena pegar um empréstimo com garantia de imóvel para o seu negócio, a seguir estão algumas dicas relevantes para te ajudar a fazer a melhor escolha que faz sentido para a sua empresa.

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel é um tipo de crédito em que a empresa, para obter um dinheiro de uma instituição financeira, oferece um imóvel caso ela não consiga pagar o valor obtido de acordo com as taxas e condições combinadas. 

O imóvel pode ser comercial, como um escritório ou uma loja, ou até mesmo um imóvel residencial que esteja em nome da empresa ou dos sócios. 

Geralmente, é o tipo de empréstimo escolhido quando a empresa não tem condições de comprovar um bom histórico de pagamentos ou a capacidade para pagar a quantia desejada. 

Em contrapartida, é uma das modalidades de crédito em que é mais fácil negociar boas condições de pagamento e menores taxas de juros. Porém, novamente, é válido lembrar que o empreendedor precisa ter um plano para quitar a dívida e evitar perder a sua propriedade. 

Quais são as vantagens e desvantagens de crédito com garantia? 

Para decidir se o empréstimo com garantia de imóvel é a melhor opção para a sua empresa, você precisa colocar na balança as vantagens e desvantagens desse tipo de crédito e avaliar o que mais faz sentido para a situação atual do seu negócio. 

Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel

  1. Taxas de juros mais baixas: por oferecer um bem de valor como garantia, para as instituições financeiras o risco de não reaver o valor do empréstimo é muito menor comparado a outros tipos de crédito. Afinal, por um contrato elas têm direito a uma propriedade caso o tomador não consiga honrar os compromissos acordados. Então, como resultado, as taxas de juros são mais atrativas para os gestores. 
  2. Montante de crédito mais elevado: como a garantia oferecida é um imóvel, as empresas geralmente conseguem obter um montante de crédito maior do que em outras modalidades.
  3. Prazos de pagamento mais longos: geralmente, o empréstimo com garantia de imóvel permite que a empresa tenha um prazo mais extenso para pagar a dívida, o que ajuda a reduzir o impacto no fluxo de caixa mensal.

Desvantagens empréstimo com garantia de imóvel

  1. Risco de perda do imóvel: o maior risco a ser avaliado pela empresa que está buscando por um empréstimo com garantia é de perder um bem valioso. Então, é importante considerar que, em caso de inadimplência, a instituição financeira tem o direito de executar a garantia e tomar posse do imóvel.
  2. Processo burocrático: embora possa apresentar taxas menores, o empréstimo com garantia de imóvel não deixa de ser menos burocrático que outros tipos, pois inclui processos como a avaliação do imóvel, análise de documentos e registro da garantia, por exemplo.

Quando adquirir um crédito com garantia?

Adquirir um crédito empresarial com garantia de imóvel pode ser uma opção em diversas situações, tais como:

  1. Investir no negócio: se a empresa está buscando recursos para investir na suas operações, em novos projetos ou abrir filiais, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma opção interessante, pois há chance de lucro e maior possibilidade de pagar o investimento.
  2. Renegociação de dívidas: caso a empresa esteja com dívidas em outras modalidades de crédito com juros elevados, consolidar essas dívidas em um empréstimo com taxas menores, como é caso do crédito com garantia, pode reduzir a carga financeira mensal. Porém, é preciso avaliar bem todas as possibilidades para entender se essa realmente é a melhor opção para a saúde financeira do seu negócio!
  3. Investimentos de longo prazo: se a empresa precisa de recursos para investir em projetos de longo prazo, como aquisição de maquinário ou desenvolvimento de novos produtos, o empréstimo com garantia pode oferecer uma solução com taxas de juros mais baixas e prazos mais longos.

Vale a pena um empréstimo com garantia de imóvel para empresas?

Você viu as vantagens e desvantagens dessa modalidade, mas no final, a resposta para essa pergunta depende das necessidades específicas da empresa e da capacidade de pagamento.

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma excelente opção para empresas que buscam:

  • Taxas de juros mais baixas;
  • Prazos mais longos;
  • Montantes de crédito mais elevados.

No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente os riscos envolvidos, como a possibilidade principal de perda do imóvel em caso de inadimplência.

Antes de tomar qualquer decisão, aponte e avalie bem todos os fatores envolvidos. Conta com a ajuda de contador ou consultor financeiro pode te ajudar a avaliar a situação da empresa, analisar as opções disponíveis e encontrar a melhor estratégia a ser adotada.

Vale a pena empréstimo com garantia de imóvel para empresas?
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!