Conecte-se ao empreendedorismo

Como fazer controle de estoque para e-commerce?

Tempo de Leitura: 7 minutos
controle de estoque para e-commerce
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Você sabe quais são todas as atividades que envolvem o controle de estoque para e-commerce? Essa é uma etapa muito sensível na gestão de vendas on-line e é preciso estruturar muito bem a a operação para evitar erros e prejuízos financeiros!

O mercado online está em contínuo crescimento e, ano após ano, vem atingindo recordes em vendas.

Por isso, novos empreendedores e até empresas já consolidadas no mercado offline, estão se reinventando e desenvolvendo e-commerces em diversos setores para tentar atingir e conquistar diferentes públicos.

No entanto, fazer a gestão desse tipo de negócio é um pouco diferente da gestão de uma loja física, por exemplo.

Afinal, com o modelo de loja virtual, é imprescindível fazer um controle de estoque para e-commerce e de logística eficiente para que nenhum cliente corra o risco de comprar um produto que não existe mais no estoque.

Para que essa situação não aconteça, tudo deve estar sincronizado, ou seja, o controle de vendas e de entrada e saída de mercadorias devem estar perfeitamente alinhados para que erros não sejam cometidos e a sua loja virtual possa conquistar uma boa reputação.

Se você já está empreendendo online ou deseja entrar nesse mercado, saiba que antes de começar é preciso entender como fazer uma gestão eficiente do seu estoque. E para te ajudar nesta tarefa, vamos te apresentar algumas dicas para implementar de maneira bem prática em seu negócio.

Neste post você vai encontrar:

  • O que é estoque e qual a sua função?
  • Como fazer um controle de estoque eficiente para e-commerce?
  • Dicas para controlar o fluxo de estoque da sua loja online
  • Passo a passo da logística de um e-commerce
  • O que é drop Shipping?

O que é estoque?

Podemos dizer que o estoque é o acúmulo de recursos que podem ser de matéria-prima ou produtos para revenda.

O estoque gera um alto custo, mas é necessário para manter o abastecimento imediato de insumos para a produção ou para a área de vendas. Neste sentido, sendo um investimento alto e também o principal de um negócio online, é preciso ter um planejamento estratégico.

Então, antes mesmo de sair por aí comprando um grande número de mercadorias para começar seu e-commerce, entenda como fazer a gestão de estoque corretamente para evitar desperdícios.

Como funciona o estoque de e-commerce?

Provavelmente você já definiu qual ramo vai seguir e já encontrou bons fornecedores. Mas, qual quantidade ideal comprar para começar a vender online?

Especialistas em e-commerces sugerem que, para começar, o ideal não é obter uma variedade grande de mercadorias para montar seu estoque inicial, e sim focar na quantidade.

Ou seja, o mais indicado para quem está começando é escolher de 3 a 5 produtos apenas, e adquirir um bom estoque deles.

Isso porque na maioria das vezes a maior parte das pessoas vão chegar até sua loja online interessadas em um produto específico que desejam adquirir.

Você deve saber que os consumidores que compram online, normalmente, fazem uma pesquisa usando palavras-chave, como por exemplo, “fone de ouvido sem fio” em um buscador como o do Google, e se esse produto está cadastrado em seu e-commerce provavelmente poderá aparecer nos resultados orgânicos desta pesquisa, fazendo com que o cliente o encontre.

Isso também acontece em buscadores verticais como a Vittrin Roupas Online. Nele, o usuário pode procurar a roupa que deseja e ser redirecionado para a loja virtual que está oferecendo o produto encontrado. 

Um buscador vertical aloca o estoque de diversas lojas em um único lugar, facilitando assim a pesquisa por um determinado nicho. Outra alternativa é investir em campanhas patrocinadas, onde o cliente pode chegar até seu produto por um anúncio pago também digitando palavras-chave.

Sendo assim, até os clientes começarem a conhecer sua loja online, e despertarem o hábito de entrarem diretamente nela para conferirem as novidades, não gaste dinheiro com uma quantidade enorme de variedades. Isso vai garantir que o crescimento do seu negócio e do seu estoque ocorra gradualmente conforme o volume de vendas e do retorno financeiro.

Como fazer um controle de estoque eficiente para começar um e-commerce?

Provavelmente você já definiu qual ramo vai seguir e já encontrou bons fornecedores. Mas qual quantidade ideal comprar para começar a vender online?

Especialistas em e-commerces sugerem que para começar, o ideal não é obter uma variedade grande de mercadorias para montar seu estoque inicial, e sim focar na quantidade.

Ou seja, o mais indicado para quem está começando é escolher de 3 a 5 produtos apenas, e adquirir um bom estoque deles.

Isso porque na maioria das vezes a maior parte das pessoas vão chegar até sua loja online interessadas em um produto específico que desejam adquirir.

Você deve saber que os consumidores que compram online, normalmente, fazem uma pesquisa usando palavras-chave, como por exemplo, “fone de ouvido sem fio” em um buscador como o do Google, e se esse produto está cadastrado em seu e-commerce provavelmente poderá aparecer nos resultados orgânicos desta pesquisa, fazendo com que o cliente o encontre.

Isso também acontece em buscadores verticais como a Vittrin Roupas Online. Nele, o usuário pode procurar a roupa que deseja e ser redirecionado para a loja virtual que está oferecendo o produto encontrado. Um buscador vertical aloca o estoque de diversas lojas em um único lugar, facilitando assim a pesquisa por um determinado nicho.

Outra alternativa é investir em campanhas patrocinadas, onde o cliente pode chegar até seu produto por um anúncio pago também digitando palavras-chave.

Sendo assim, até os clientes começarem a conhecer sua loja online, e despertarem o hábito de entrarem diretamente nela para conferirem as novidades, não gaste dinheiro com uma quantidade enorme de variedades. Isso vai garantir que o crescimento do seu negócio e do seu estoque ocorra gradualmente conforme o volume de vendas e do retorno financeiro.

Dicas para controlar o fluxo de estoque da sua loja online

Fazer um controle de estoque para e-commerce é uma tarefa essencial para manter seu e-commerce funcionando. Além de te ajudar a manter o espaço físico mais organizado, também é fundamental para garantir a quantidade de produtos necessários para o seu negócio rodar por um determinado período de tempo.

Siga essas dicas valiosas para controlar seu estoque de forma simples.

1 – Mantenha o estoque organizado

Controle cada item que entra ou sai do seu estoque. Ou seja, todas as movimentações que acontecem no estoque devem ser registradas. Esses registros podem ser feitos em uma planilha, ou então em um sistema de gestão online integrado com o seu e-commerce. 

Além de fazer os registros, também existem outras tarefas importantes para manter o estoque organizado, veja:

  • Cadastre todos os produtos com códigos de referência;
  • Categorize os produtos por tipo, tamanho, cor etc;
  • Faça um inventário periodicamente;
  • Não deixe as mercadorias esgotarem;
  • Defina a quantidade mínima e a máxima ideal que se deve ter, para cada mercadoria do seu estoque.

2 – Encontre bons fornecedores

Ter fornecedores de confiança e que não te deixam na mão é fundamental. Quando fechar parceria com algum fornecedor certifique-se dos prazos de produção. Além disso, conheça bem todos os processos, desde o pagamento, logística e prazo de entrega para não passar apuros quando precisar comprar mercadorias para reposição. 

3 – Faça um planejamento de compras

Para saber quando comprar é preciso estar atento às suas vendas, ou seja, nas saídas das mercadorias. Então crie uma rotina de compras baseada no fluxo de vendas e faça um planejamento semanal ou mensal para fazer as solicitações junto aos fornecedores.

Fique atento também nas sazonalidades e datas comemorativas para se antecipar a alta ou baixa demanda dos produtos. Essas datas podem fazer com que você precise aumentar ou diminuir os pedidos junto aos seus fornecedores.

4 – Mantenha o controle das vendas, estoque e compras sempre sincronizados

Todos esses setores do negócio devem trabalhar totalmente integrados. Isso evita que um produto esteja disponível em sua loja online, mas na verdade está esgotado no seu estoque, ocasionando um grande descontentamento por parte do seu cliente.

Sendo assim, para evitar complicações, mantenha um controle sobre tudo o que já vendeu fazendo a baixa no estoque para que o setor de compras possa solicitar a reposição junto aos fornecedores sempre que necessário.

Como fazer a entrega dos produtos vendidos?

A entrega dos produtos é um dos fatores que podem ser o diferencial para seu e-commerce. Ao vender online você deve buscar oferecer aos clientes entregas rápidas e com qualidade.

Um dos principais cuidados que se deve ter sobre a qualidade das entregas é garantir que a mercadoria chegue em perfeitas condições ao destinatário.

Nada mais frustrante do que receber um produto e notar que ele foi danificado no transporte, não é mesmo? E para evitar esse tipo de situação com seus clientes investir em embalagens resistentes é essencial. Isso além de contribuir para uma boa experiência do cliente, ainda evita transtornos e prejuízos para seu negócio.

Outro ponto importante é que para atender a todo o território nacional será preciso contratar um serviço de transporte que atenda esse tipo de demanda.

A principal alternativa quando se fala em transporte de encomendas é utilizar os serviços dos Correios.

Eles possuem condições especiais para empresas e oferecem melhores preços e prazos, outra facilidade é que as encomendas são coletadas diretamente na sua empresa, para que você não precise ir até uma agência levá-las.

Além dessas comodidades você ainda pode optar por diferentes modalidades de entregas, como:

  • PAC – serviço de entrega econômica para todo o Brasil;
  • e-Sedex – serviço de entrega expressa específico para produtos adquiridos (via internet);
  • Sedex – serviço de entrega expressa para todo o território nacional.

Mas, fique atento, pois com o crescimento do mercado existem outras opções de envio, como por exemplo, empresas terceirizadas especializadas nesse tipo de entrega como as transportadoras.

Basta fazer uma pesquisa na internet para encontrar uma próxima a sua empresa, daí é só entender como funcionam seus prazos e preços para fechar uma boa parceria.

Existem muitas vantagens em contratar uma transportadora para fazer suas entregas, elas são especializadas em logística, e oferecem maior segurança no transporte dos produtos, além de não ter o risco das paralisações e greves.

Agora que você já sabe como fazer uma gestão eficiente do seu estoque e da sua logística de entregas, vamos conhecer uma forma de trabalhar vendendo online sem investir nada em estoque. Acompanhe!

O que é Dropshipping?

O Drop Shipping basicamente é uma estratégia de logística onde o revendedor não adquire um estoque, ou seja, ele vende os produtos que estão no estoque do fornecedor.

Esse método funciona da seguinte forma, o revendedor anuncia os produtos do fornecedor em uma plataforma online como por exemplo um e-commerce ou marketplace (Plataforma compartilhada para revenda de produtos). Se a mercadoria for vendida, o vendedor efetua o pedido junto ao fornecedor e manda ele entregar diretamente no endereço do cliente.

As vantagens de trabalhar com o Dropshipping são:

  • Investimento muito baixo, já que não será necessário adquirir um estoque das mercadorias;
  • Sem necessidade de estrutura física;
  • Não existe a preocupação em fazer a logística de envio, pois o próprio fornecedor fará isso.

Mas fique atento, é necessário encontrar fornecedores confiáveis para garantir a qualidade desse processo. Além disso, é indispensável criar e disponibilizar canais de atendimento como e-mail, chats, WhatsApp ou Redes Sociais para que o cliente possa comunicar caso tenha algum problema com o produto ou entrega. 

Como o vhsys automatiza o controle de estoque para e-commerce?

Com o vhsys, é possível automatizar o controle de estoque para e-commerce e, dessa forma, acompanhar em tempo real a quantidade de produto disponível para venda. Além disso, com o ERP é possível fazer integração com marketplaces e plataformas de e-commerce.

Neste sentido, as vendas realizadas em diferentes canais são sincronizadas com o estoque que está centralizado no sistema. Dessa forma, não é necessário ter retrabalhos com atualizações manuais, além de evitar erros de operação que são comuns em atividades desse tipo.

Com o vhsys, sua empresa tem total controle sobre o estoque, em um ambiente 100% digital (seja no computador ou celular) e tem acesso a diferentes funcionalidades, como:

  • Controle de entrada e saída de estoque
  • Gestão de lotes e validade de mercadorias
  • Lançamento e estorno de produtos em estoque
  • Definição de estoque mínimo e máximo de cada item 
  • Integração entre estoque, vendas e emissor de notas fiscais
  • E muito mais!

Quer ter total controle do seu estoque e vendas?

Como fazer controle de estoque para e-commerce?
Ana Flávia Franco

Graduanda em Letras Português na UTFPR que decidiu explorar o mundo da comunicação e os diferentes formatos de texto que só o digital pode oferecer. Apaixonada por inovação, produz conteúdos que buscam simplificar os conceitos complexos ligados à gestão, empreendedorismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!