Conecte-se ao empreendedorismo

O que é conta bancária PJ? Vale a pena ter?

Tempo de Leitura: 5 minutos
conta bancária PJ
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A conta bancária PJ é muito mais do que apenas uma formalidade para empresas, ela é um recurso essencial para atender às necessidades financeiras de qualquer negócio, seja você MEI ou pequena empresa, pois proporciona uma separação necessária entre os recursos pessoais e empresariais, além de facilitar o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias.

Muitos empreendedores podem se perguntar se vale a pena ter uma conta PJ e, sem enrolação, a resposta é sim. E a seguir nós falamos mais disso para você entender exatamente as funções e vantagens de uma conta PJ.

O que é uma conta bancária PJ?

Uma conta bancária PJ é uma conta bancária dedicada exclusivamente a empresas ou pessoas jurídicas. Ela só pode ser aberta com CNPJ e pode ser usada para várias finalidades, incluindo recebimento de pagamentos de clientes, pagamento de fornecedores, gestão de salários de funcionários e muito mais.

Qual a importância da conta PJ? 

Uma das principais necessidades em abrir uma conta bancária PJ é a separação entre as finanças pessoais dos sócios e as finanças da empresa, proporcionando maior transparência e controle financeiro. 

Afinal, quando se é empreendedor, é fácil confundir o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa, não é mesmo?! Porém, infelizmente, essa prática pode causar sérios danos na saúde financeira da empresa.

Também é importante manter a separação legal entre as finanças pessoais dos sócios e as da empresa. Essa separação é fundamental para proteger os bens pessoais dos sócios ou da empresa em caso de problemas financeiros. Por exemplo, em alguns casos, é possível impedir que a empresa precise arcar com danos pessoais dos sócios e vice-versa. 

Uma conta bancária PJ também facilita o cumprimento de obrigações fiscais. Todas as transações comerciais podem ser rastreadas e documentadas com mais facilidade, o que é essencial para o correto pagamento de impostos e a conformidade com as leis fiscais.

Além disso, ter uma conta bancária dedicada à empresa simplifica todas as transações comerciais. É possível receber pagamentos de clientes, usar funções como emissão de boletos e píx cobrança pagar fornecedores, realizar operações comerciais de forma eficiente, sem misturar as finanças pessoais.

Qual a diferença entre a conta PF e PJ?

A principal diferença entre uma conta bancária PF (Pessoa Física) e uma conta PJ (Pessoa Jurídica) é a finalidade. Uma conta PF é usada para fins pessoais e requer documentos como CPF e RG para abertura. Já a conta PJ é estritamente destinada a fins comerciais e requer documentos da empresa, como o cartão CNPJ e contrato social.

Em qual momento abrir uma conta PJ?

O cenário ideal é que a abertura de uma conta bancária PJ ocorra no início das operações da empresa. Dessa forma, é possível garantir que todas as transações comerciais estejam de acordo com as regulamentações, além de proporcionar uma gestão financeira mais eficaz desde o começo da jornada empreendedora. 

Por isso, não espere até enfrentar problemas financeiros para abrir uma conta PJ. Caso seja necessário, você pode mudar de banco ou instituição financeira ao longo do tempo para obter melhores benefícios. 

Hoje em dia existem algumas instituições confiáveis que oferecem opções de contas PJ com muita facilidade e segurança, como é o caso do sistema de gestão vhsys que tem como uma de suas funcionalidades uma conta bancária PJ gratuita para seus clientes e integrada com todas as funcionalidades de controle financeiro e vendas, por exemplo.

O que é conta bancária PJ? Vale a pena ter?

Quais as vantagens em abrir uma conta bancária PJ?

Quais são as vantagens de ter uma conta bancária PJ em comparação com uma conta pessoal? A seguir vamos conferir algumas características de uma conta PJ e como ela pode contribuir para o sucesso do seu negócio.

1. Separação entre finanças pessoais e empresariais

Uma das maiores vantagens de uma conta bancária PJ é a clara separação entre as finanças pessoais dos sócios e as finanças da empresa. Você, como empreendedor, com certeza já ouviu ou vai ouvir muito da importância de separar as finanças pessoas com o dinheiro da empresa, mesmo se você for MEI.

A separação legal entre essas duas esferas financeiras é uma base importante para a gestão financeira responsável. Isso é essencial para proteger os bens pessoais em caso de dificuldades financeiras na empresa. 

2. Cumprimento de obrigações fiscais

Manter uma conta bancária PJ facilita o cumprimento das obrigações fiscais da empresa. Todas as transações comerciais estão documentadas na conta PJ, o que simplifica o cálculo e pagamento de impostos, pois mesmo se você MEI, se precisar declarar seu imposto de renda precisará declarar o IR do MEI e seu IR de pessoa física, são dois processos separados. Isso ajuda a evitar problemas fiscais e garante que sua empresa esteja em conformidade com as leis tributárias.

3. Gestão financeira eficaz

Uma conta PJ oferece uma plataforma dedicada para a gestão financeira da empresa. Ela permite receber pagamentos de clientes, cobrar via boleto ou pix cobrança, pagar fornecedores, gerenciar salários e acompanhar o fluxo de caixa. Com ferramentas financeiras integradas, você pode manter o controle completo das finanças do seu negócio. Isso economiza tempo e evita confusões financeiras.

4. Acesso a recursos empresariais, como empréstimos para CNPJ

Muitos bancos oferecem serviços e recursos adicionais para clientes empresariais. Isso inclui empréstimos para CNPJ, opções de investimento, facilidades na hora de cobrar clientes, integração com sistemas de gestão e muito mais. 

Ter uma conta PJ coloca sua empresa em uma posição melhor para acessar esses recursos financeiros e expandir seus negócios.

6. Credibilidade para o seu negócio

Uma conta bancária PJ transmite uma imagem de credibilidade para seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Mostra que sua empresa é um negócio profissional, o que pode aumentar a confiança nas relações comerciais.

O que você precisa saber sobre a conta PJ?

Uma conta bancária PJ é usada para gerenciar todas as transações financeiras relacionadas ao negócio.

No entanto, ao considerar a abertura de uma conta empresarial, existem aspectos importantes a serem lembrados para garantir que você esteja fazendo o melhor uso dessa ferramenta financeira.

Uma conta PJ deve ser usada exclusivamente para atividades relacionadas à empresa. Isso significa que todas as transações financeiras relacionadas ao seu negócio devem passar por essa conta. 

É fundamental que todas essas transações possam ser comprovadas por meio de documentos reconhecidos pela lei, como notas fiscais, recibos e contratos. Isso ajuda a manter a transparência financeira e a cumprir com as obrigações fiscais adequadamente.

É importante entender que o saldo disponível na conta bancária empresarial não está disponível para retirada dos sócios a qualquer momento. Esse saldo não reflete diretamente o lucro apurado pelo negócio. A apuração do resultado de uma empresa envolve questões contábeis e legais complexas, e muitos fatores podem impactar o saldo da conta. 

É preciso lembrar que os recursos financeiros da empresa devem ser priorizados para honrar compromissos empresariais, como pagamento de fornecedores, despesas operacionais e obrigações tributárias. É somente após a confirmação do lucro pela contabilidade que os sócios podem considerar a distribuição de lucros para si.

Conta PJ gratuita e integrada com ERP

A Conta PJ integrada ao ERP vhsys é a solução financeira completa para empresas que buscam eficiência e praticidade na gestão financeira. 

Com conciliação bancária automática, emissão de boletos com uma das melhores condições do mercado e pix Cobrança com taxa fixa, você pode simplificar suas operações financeiras e reduzir custos. Além disso, a criação da Conta PJ é gratuita para clientes do ERP vhsys!

Experimente o ERP vhsys e descubra como podemos ajudar a otimizar suas finanças, economizar tempo e garantir mais eficiência no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!