Conecte-se ao empreendedorismo

O que é CFOP 2102 e quando usá-lo?

Tempo de Leitura: 4 minutos
CFOP 1102
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Hoje vamos abordar um código CFOP muito conhecido pelos varejistas e por tantos outros comerciantes! O CFOP 2102, um Código Fiscal de Operação e de Prestação que representa um papel muito importante na vida do empreendedor, mas que ainda traz muitas dúvidas. Nesse artigo, trouxemos as respostas para os principais questionamentos relacionados a esse assunto. Vamos lá?

O que é CFOP 2102?

O CFOP 2102 é um Código Fiscal de Operação e de Prestação, utilizado para identificar operações de compra para revenda entre estados diferentes.

Imagens CFOP 2102

Além de identificar operações de compra para revenda, o CFOP 2102 desempenha um papel estratégico na gestão tributária, facilitando a prestação de contas aos órgãos competentes.

A compreensão da tabela CFOP é essencial, pois, além de representar uma exigência legal, com ela você poderá traçar estratégias comerciais bem sucedidas. 

Para que serve?

O principal objetivo do código CFOP 2102 é a distinção de operações de compra destinadas à revenda entre diferentes estados.

Quando uma empresa adquire mercadorias para revenda de um fornecedor localizado em outro estado, se faz necessária a emissão de uma nota fiscal de entrada com o CFOP 2102. Por isso, o código desempenha um papel crucial na categorização dessas transações. A utilização correta do CFOP é muito importante para garantir a assertividade da documentação fiscal, evitando complicações legais e garantindo uma gestão tributária transparente e eficiente. 

Quando usar o CFOP 2102?

O Código CFOP 2102 deve ser usado sempre que o empreendedor precisa emitir uma nota de entrada de um produto para revenda. Agora, vamos colocar a mão na massa e analisar um exemplo prático: 

Imagine que o proprietário de um Pet Shop percebe a necessidade de repor o seu estoque. Alguns produtos de uma marca “X” estão quase acabando, o próximo passo é entrar em contato com o fornecedor e realizar a compra do produto para revenda. Ao receber o produto o ele precisa emitir uma nota de entrada, correto? Levando em conta que seu Pet Shop está localizado em São Paulo, e o fornecedor é de Curitiba, estamos falando de uma operação interestadual. Sendo assim, a nota de entrada emitida deverá conter o CFOP 2102 Indicando a compra de um produto para comercialização entre estados diferentes.

Exemplos de uso do CFOP 2102

Vamos citar mais alguns exemplos nos quais o CFOP 2102 pode ser utilizado. Vale ressaltar que esse código aponta a compra de uma mercadoria para revenda entre diferentes estados. Com base nisso, vamos aos exemplos:

  1. Uma loja de roupas em Curitiba/PR solicita um lote de calças para revenda ao seu fornecedor sediado em São Paulo/SP.
  1. Um Pet Shop do Rio de Janeiro/RJ solicita um lote de coleiras para revenda ao seu fornecedor sediado Porto Alegre/RS
  1. Uma loja de eletrônicos localizada em Curitiba realiza o pedido de um lote de fones para revenda ao seu fornecedor em Manaus/AM. 

Esses são exemplos simples de situações em que o CFOP 2102 pode se encaixar. Gostamos sempre de ressaltar a nossa dica de ouro: Em caso de dúvidas o mais recomendado é consultar um profissional contábil que poderá analisar a sua empresa e a natureza da operação. 

Como dar entrada CFOP 2102 com CST?

  • Análise da operação: O primeiro passo para dar entrada em uma nota com determinado CFOP sempre é, analisar a operação minuciosamente para definir se o código realmente se encaixa. Lembre-se de estar atento aos detalhes. 
  • Consultar o CST: O Código de Situação Tributária, mais conhecido como CST define os tributos que serão cobrados em determinada operação. Para cada CFOP encontramos um CST que será definido de acordo com a particularidade de cada produto, como a origem e a forma de tributação do ICMS. 

Essa é uma operação delicada, e o preenchimento errado dos dados pode resultar em multa para sua empresa, por isso, em caso de dúvidas indicamos que procure o auxílio de um profissional Contábil. 

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102?

O principal objetivo do código CFOP 2102 é identificar a compra para comercialização. Se você acompanha nossos conteúdos deve estar pensando: mas eu já vi isso antes? E viu! Em outro artigo nós abordamos o CFOP 1102 que também é um código CFOP utilizado para identificar a entrada de produtos com o objetivo de comercialização, entenda agora a diferença entre eles: 

CFOP 2102: Indica a compra de um produto para comercialização de um fornecedor de outro estado. (Isto é, uma operação interestadual)

CFOP 1102: Já o CFOP 1102 indica a compra de um produto para comercialização de um fornecedor do mesmo estado. (Isto é, uma operação estadual)

Você se lembra do exemplo do Pet Shop? Então vamos lá! O proprietário fez o pedido de compra a um fornecedor de outro estado, certo? Agora, imagine que ele necessite realizar o pedido de compra de outro produto, cujo fornecedor esteja no mesmo estado. Nesse cenário, o Código Fiscal de Operação e de Prestação seria o CFOP 1102.

Emita notas fiscais com o ERP vhsys

Você já imaginou emitir suas notas fiscais de maneira rápida, prática e completamente gratuita? Com o Click NF-e um emissor de notas fiscais gratuito oferecido pelo vhsys você pode emitir até 5 notas fiscais mensalmente sem gastar nada! Tudo com muita facilidade, agilidade e segurança. Veja como é fácil:

  1. Seleciona o plano: Emissor Gratuito
  2. Realize o seu cadastro
  3. Preencha as informações conforme o passo a passo 
  4. Selecione o seu Certificado Digital
  5. Cadastre as informações solicitadas
  6. E pronto! Agora é só emitir suas notas de maneira gratuita! 
teste-gratis

Com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas, o vhsys é o ERP ideal para o pequeno empreendedor! Com ele você garante não apenas a emissão das suas notas fiscais de maneira rápida e intuitiva, mas também uma gestão completa e abrangente para o seu negócio! Um sistema completo que oferece soluções de ponta a ponta. Conheça nossas soluções e poupe tempo para investir no que realmente importa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!