O CFOP 1101 é o código pode ser usado na nota fiscal de compra de mercadorias destinadas a processos de industrialização ou produção rural dentro do mesmo estado.
O que você vai encontrar?
ToggleEm 2023 o setor da indústria foi responsável por 25,5% do PIB brasileiro seguido pelo setor do agronegócio com 23,8%. Esses dados mostram a importância que esses dois setores representam para a economia do país.
E não para por aí! Se refletirmos um pouco vamos perceber como as atividades vinculadas a esses setores estão presentes na vida dos brasileiros, mas, eles têm alguma relação com o CFOP 1101? A resposta é sim! o CFOP 1101 é um código fiscal utilizado para classificar operações vinculadas aos setores do agronegócio e indústria. Nesse artigo elencamos tudo o que você precisa saber sobre o CFOP 1101, vamos lá?
O que é o CFOP 1101?
O CFOP 1101 indica a compra de mercadorias destinadas a processos de industrialização ou produção rural dentro do mesmo estado. Aqui também se classifica a entrada de mercadorias em estabelecimentos industriais de cooperativas recebidas de seus cooperados ou de outra cooperativa.
Isto é, o CFOP 1101 é atribuído sempre que houver a aquisição de mercadorias que serão utilizadas em algum processo de transformação industrial ou produção agrícola, essa também é considerada uma operação de entrada indicando que novos itens serão adicionados ao estoque.
Para que serve o CFOP 1101?
O CFOP 1101 desempenha um papel muito importante na identificação e registro da aquisição de produtos para industrialização e produção rural. Ele garante que as empresas estejam em dia com suas obrigações fiscais e também ajuda a prevenir problemas com os órgãos competentes como a Receita Federal (RF).
Como funciona o CFOP 1101 na prática?
Na prática o CFOP 1101 funciona como um rastreador utilizado para classificar e registrar corretamente operações comerciais de compra de mercadorias para industrialização ou produção rural. Ao inserir o código CFOP 1101 em uma nota fiscal a receita irá entender as seguintes informações sobre a operação:
- Compra de mercadoria: Conforme apontamos anteriormente o CFOP 1101 indica que a empresa realizou a compra de uma mercadoria.
- Industrialização ou produção rural: Ele também aponta que a mercadoria adquirida será utilizada em um processo de industrialização ou produção rural.
- Operação de entrada: O CFOP 1101 é atribuído apenas a operações de entrada, isso significa que a sua empresa está adicionando algum produto no estoque.
- Operação estadual: O CFOP 1101 também é atribuído apenas a operações estaduais, isto é, operações que ocorrem dentro do território estadual.
Qual a diferença entre o CFOP 1101 e 1102?
A diferença entre o CFOP 1101 e o CFOP 1102 é simples, enquanto o CFOP 1101 indica a compra de mercadorias destinadas à industrialização ou produção rural o CFOP 1102 indica a compra de produtos para comercialização isto é, que não irão passar por nenhum processamento industrial. Confira o nosso artigo completo sobre o CFOP 1102.
Como identificar o CFOP correto?
Vamos entender como podemos identificar o CFOP correto para sua operação? Para começar devemos nos atentar aos primeiros números que irão indicar se essa é uma operação de entrada ou de saída. A operação de entrada indica que você está realizando a aquisição de algum produto enquanto a operação de saída indica a venda. O primeiro dígito também aponta a localidade da operação, confira:
- CFOP de entrada (compra, aquisição de um produto/serviço):
1 – Operação estadual
2 – Operação interestadual
3 – Exterior
- CFOP de saída (venda de um produto/serviço):
5 – Operação estadual
6 – Operação interestadual
7 – Exterior
Já identificou se a operação é de entrada ou saída? estadual ou interestadual? O próximo passo é consultar a tabela CFOP, e encontrar qual número melhor descreve a atividade exercida pela sua empresa.
Vale lembrar que a ajuda de um profissional contábil é imprescindível nesse momento, para garantir que não aconteça nenhum engano.
O que pode acontecer se eu usar o CFOP errado?
Sabemos que o código CFOP é utilizado para classificar operações, nele estão informações importantíssimas que irão apontar a tributação cobrada por aquela transação, portanto o preenchimento do CFOP errado pode ocasionar o pagamento indevido de tributos. E não acaba por aí, o registro incorreto do CFOP pode ocasionar um efeito cascata no seu negócio, isso ocorre porque todos os documentos fiscais devem conter esse código.
Caso identifique o erro após a emissão da nota você ainda tem a chance de corrigi-lo através da emissão de uma carta de correção online.
Vale a pena lembrar que para evitar erros como esse e garantir a integridade fiscal do seu negócio é essencial contar com a ajuda de um contador e de ferramentas que possam simplificar o seu dia a dia, como um sistema ERP, por exemplo.
Saiba como facilitar a gestão do seu negócio com a ajuda do ERP vhsys
Sabemos que a vida do empreendedor é repleta de desafios que envolvem não apenas a parte fiscal do negócio mas, também o estoque, financeiro, vendas e aí por diante. Pensando nisso resolvemos trazer uma boa notícia: Com a ajuda da tecnologia e muita vontade de apoiar micro e pequenos empreendedores surgiu o ERP vhsys, com ele você realiza a gestão completa do seu negócio em uma só plataforma.
Já pensou em emitir suas notas fiscais em menos de 2 minutos? Nós pensamos! Com o nosso emissor gratuito você poderá parametrizar as principais informações na emissão das suas notas fiscais, incluindo o CFOP, com isso, além de agilidade você também evita erros que podem acontecer com mais frequência quando o preenchimento é realizado manualmente.
Conheça nossos principais módulos:
✔️ Controle financeiro
✔️ Controle de estoque
✔️ Controle de vendas
✔️ Conta Integrada
✔️ App mobile (IOS e Android)