Conecte-se ao empreendedorismo

O que é CFOP 1102 e quando usar?

Tempo de Leitura: 5 minutos
CFOP 1102
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o CFOP 1102, um código utilizado na área fiscal  com o objetivo de indicar operações de compra para comercialização. Neste artigo vamos abordar as especificidades do código CFOP 1102, apontando suas particularidades e explicando em quais situações ele deve ser aplicado.

 O que é CFOP 1102?

Você já conhece a sigla CFOP?  Código Fiscal de Operações e Prestações, esse código possui o objetivo de identificar a natureza da operação, facilitando assim a aplicação da tributação. Esse código é composto por 4 dígitos e cada um deles possui um significado: 

1º Indica se o produto/serviço é de entrada ou saída

2º Mostra qual é o grupo de operação 

3º e 4º representam o tipo de operação ou prestação

Agora vamos analisar o código CFOP 1102

1º dígito:Indica uma operação de entrada, realizada dentro do mesmo estado. 

2ºdígito: Indica compras para comercialização, industrialização ou prestação de serviço 

3° e 4º: Dão a especificidade da operação, indicando a compra de um produto para comercialização.

Para esclarecer ainda melhor, um ótimo exemplo de operação na qual se enquadra o código CFOP 1102 é quando: Um comerciante realiza a compra no atacado da sua Cidade para revender no varejo. Vamos abordar um exemplo mais completo logo abaixo.

CFOP 1102 entenda tudo sobre

Regras e Normativas

A utilização do código CFOP 1102 é exclusiva para notas de entrada na compra de produtos para comercialização, isto é: Ele só pode ser solicitado quando a NF é emitida ao receber um produto com a finalidade de comercializá-lo a terceiros.  Diferente da compra de produtos para industrialização, por exemplo, que utiliza  outro código CFOP. Vale lembrar que o preenchimento incorreto do código CFOP poderá resultar em multa para a empresa. 

Implicações Fiscais

Um dos principais objetivos do código CFOP 1102 é facilitar o trabalho de tributação pois, com ele, se torna mais fácil e acessível para os órgãos regulamentadores detectarem operações de compra para revenda. Além de ser muito utilizado como base de cálculo para o ICMS, facilitando que as tributações sejam respeitadas e evitando que o empreendedor seja pego de surpresa. Lembrando que a tributação do ICMS varia de acordo com cada estado. 

Processo de Compra e Venda com CFOP 1102

O processo de compra e venda com CFOP 1102 é um dos mais recorrentes na vida do empreendedor. Todos precisam comprar insumos para sua empresa, não é mesmo? E de acordo com cada modelo de operação você deverá inserir um código CFOP na sua Nota Fiscal. No caso da compra de um produto para revenda, por exemplo, você deverá inserir o código CFOP 1102. Para deixar ainda mais claro esse processo vamos citar um exemplo:

Imagine um pet shop no qual o proprietário precisa realizar a compra de produtos para renovar seu estoque e continuar suas vendas. Ele faz um pedido com os  produtos mais vendidos ao seu fornecedor que está localizado no mesmo estado, quando o proprietário recebe esses produtos se faz necessário a emissão de uma nota fiscal de entrada.

CFOP 1102 infográfico


Esse é o exemplo de uma operação que se encaixa perfeitamente no código CFOP 1102 pois o proprietário realizou uma compra com seu fornecedor, e irá revender esses produtos. Durante a operação se fez necessário a emissão de uma nota de entrada e toda a operação foi realizada dentro do mesmo estado. Sendo assim o código CFOP utilizado na Nota Fiscal de entrada emitida será o CFOP 1102.

Vale ressaltar que o programa utilizado para emitir as notas fiscais irá fazer toda a diferença no seu dia a dia pois, fazendo a escolha certa você terá em suas mãos uma ferramenta incrível capaz de otimizar os processos, e minimizar erros referentes ao preenchimento da sua nota fiscal.

teste-gratis

Como inserir o código CFOP 1102? 

Agora já entendemos como podemos fazer para identificar a operação que se encaixa no código CFOP 1102 mas, e na prática? Vamos explicar como você pode inserir o código no sistema vhsys e você vai perceber como esse processo pode ser simples, se utilizar a ferramenta correta. 

O código deverá ser preenchido no seu Software de gestão antes que a nota seja emitida. Para isso é necessário que você ajuste os parâmetros anteriormente e confira com calma todos os dados para evitar erros no preenchimento. 

Perguntas Frequentes

Confira a seguir as respostas para as principais dúvidas sobre o CFOP 1102.

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 1101?

Esses dois códigos são facilmente confundidos pois possuem características semelhantes porém, um ponto essencial dá aos dois finalidades bem diferentes. 

As principais características de uma operação que aponta o código CFOP 1102 são:Uma nota de entrada, isto é, ele representa a entrada de um produto que você irá revender em um estabelecimento, ele também indica que a operação foi realizada no mesmo estado. Enquanto isso o código CFOP 1101 também indica uma nota de entrada e uma operação realizada dentro do mesmo estado porém, sempre que falamos em CFOP 1101 estamos nos referindo a produtos que serão industrializados, isto é, a mercadoria irá passar por um processo de industrialização antes de ir para as prateleiras. 

Como posso garantir conformidade legal ao aplicar o CFOP 1102?

A nossa principal dica para que você garanta a conformidade legal ao aplicar código CFOP 1102 é o conhecimento sobre o seu modelo de negócio e sobre as operações realizadas no seu dia a dia. Esses dois pontos são essenciais, caso ainda tenha alguma dúvida sobre como identificar o código CFOP correto para suas operações, indicamos que busque o auxílio de um profissional contábil.

Quais são as implicações fiscais se eu utilizar uma classificação diferente da CFOP 1102?

Caso o preenchimento do CFOP seja feito de maneira incorreta a multa pode chegar a 200% sobre o valor do imposto.

O CFOP 1102 se aplica a todos os tipos de produtos na compra para comercialização?

Sempre que falamos sobre o código CFOP 1102 devemos nos atentar a algumas características importantes, para ajudá-lo vamos fazer uma checklist de perguntas que você deverá fazer antes de aplicar o código, o que você acha?

1º Estou realizando uma operação envolvendo um produto que será revendido, sem passar por nenhum tipo de industrialização? 

2º A operação terá início e fim dentro do mesmo estado? 

3º Preciso emitir uma NF de entrada? 

Se as respostas forem SIM essa operação irá se encaixar no código CFOP 1102 independente do produto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!