Conecte-se ao empreendedorismo

O que é CFOP 1102 e quando usar?

Tempo de Leitura: 5 minutos
CFOP 1102
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o CFOP 1102, um código utilizado na área fiscal  com o objetivo de indicar operações de compra para comercialização. Neste artigo vamos abordar as especificidades do código CFOP 1102, apontando suas particularidades e explicando em quais situações ele deve ser aplicado.

 O que é CFOP 1102?

Você já conhece a sigla CFOP?  Código Fiscal de Operações e Prestações, esse código possui o objetivo de identificar a natureza da operação, facilitando assim a aplicação da tributação. Esse código é composto por 4 dígitos e cada um deles possui um significado: 

1º Indica se o produto/serviço é de entrada ou saída

2º Mostra qual é o grupo de operação 

3º e 4º representam o tipo de operação ou prestação

Agora vamos analisar o código CFOP 1102

1º dígito:Indica uma operação de entrada, realizada dentro do mesmo estado. 

2ºdígito: Indica compras para comercialização, industrialização ou prestação de serviço 

3° e 4º: Dão a especificidade da operação, indicando a compra de um produto para comercialização.

Para esclarecer ainda melhor, um ótimo exemplo de operação na qual se enquadra o código CFOP 1102 é quando: Um comerciante realiza a compra no atacado da sua Cidade para revender no varejo. Vamos abordar um exemplo mais completo logo abaixo.

CFOP 1102 entenda tudo sobre

Regras e Normativas

A utilização do código CFOP 1102 é exclusiva para notas de entrada na compra de produtos para comercialização, isto é: Ele só pode ser solicitado quando a NF é emitida ao receber um produto com a finalidade de comercializá-lo a terceiros.  Diferente da compra de produtos para industrialização, por exemplo, que utiliza  outro código CFOP. Vale lembrar que o preenchimento incorreto do código CFOP poderá resultar em multa para a empresa. 

Implicações Fiscais

Um dos principais objetivos do código CFOP 1102 é facilitar o trabalho de tributação pois, com ele, se torna mais fácil e acessível para os órgãos regulamentadores detectarem operações de compra para revenda. Além de ser muito utilizado como base de cálculo para o ICMS, facilitando que as tributações sejam respeitadas e evitando que o empreendedor seja pego de surpresa. Lembrando que a tributação do ICMS varia de acordo com cada estado. 

Processo de Compra e Venda com CFOP 1102

O processo de compra e venda com CFOP 1102 é um dos mais recorrentes na vida do empreendedor. Todos precisam comprar insumos para sua empresa, não é mesmo? E de acordo com cada modelo de operação você deverá inserir um código CFOP na sua Nota Fiscal. No caso da compra de um produto para revenda, por exemplo, você deverá inserir o código CFOP 1102. Para deixar ainda mais claro esse processo vamos citar um exemplo:

Imagine um pet shop no qual o proprietário precisa realizar a compra de produtos para renovar seu estoque e continuar suas vendas. Ele faz um pedido com os  produtos mais vendidos ao seu fornecedor que está localizado no mesmo estado, quando o proprietário recebe esses produtos se faz necessário a emissão de uma nota fiscal de entrada.

CFOP 1102 infográfico


Esse é o exemplo de uma operação que se encaixa perfeitamente no código CFOP 1102 pois o proprietário realizou uma compra com seu fornecedor, e irá revender esses produtos. Durante a operação se fez necessário a emissão de uma nota de entrada e toda a operação foi realizada dentro do mesmo estado. Sendo assim o código CFOP utilizado na Nota Fiscal de entrada emitida será o CFOP 1102.

Vale ressaltar que o programa utilizado para emitir as notas fiscais irá fazer toda a diferença no seu dia a dia pois, fazendo a escolha certa você terá em suas mãos uma ferramenta incrível capaz de otimizar os processos, e minimizar erros referentes ao preenchimento da sua nota fiscal.

teste-gratis

Como inserir o código CFOP 1102? 

Agora já entendemos como podemos fazer para identificar a operação que se encaixa no código CFOP 1102 mas, e na prática? Vamos explicar como você pode inserir o código no sistema vhsys e você vai perceber como esse processo pode ser simples, se utilizar a ferramenta correta. 

O código deverá ser preenchido no seu Software de gestão antes que a nota seja emitida. Para isso é necessário que você ajuste os parâmetros anteriormente e confira com calma todos os dados para evitar erros no preenchimento. 

Perguntas Frequentes

Confira a seguir as respostas para as principais dúvidas sobre o CFOP 1102.

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 1101?

Esses dois códigos são facilmente confundidos pois possuem características semelhantes porém, um ponto essencial dá aos dois finalidades bem diferentes. 

As principais características de uma operação que aponta o código CFOP 1102 são:Uma nota de entrada, isto é, ele representa a entrada de um produto que você irá revender em um estabelecimento, ele também indica que a operação foi realizada no mesmo estado. Enquanto isso o código CFOP 1101 também indica uma nota de entrada e uma operação realizada dentro do mesmo estado porém, sempre que falamos em CFOP 1101 estamos nos referindo a produtos que serão industrializados, isto é, a mercadoria irá passar por um processo de industrialização antes de ir para as prateleiras. 

Como posso garantir conformidade legal ao aplicar o CFOP 1102?

A nossa principal dica para que você garanta a conformidade legal ao aplicar código CFOP 1102 é o conhecimento sobre o seu modelo de negócio e sobre as operações realizadas no seu dia a dia. Esses dois pontos são essenciais, caso ainda tenha alguma dúvida sobre como identificar o código CFOP correto para suas operações, indicamos que busque o auxílio de um profissional contábil.

Quais são as implicações fiscais se eu utilizar uma classificação diferente da CFOP 1102?

Caso o preenchimento do CFOP seja feito de maneira incorreta a multa pode chegar a 200% sobre o valor do imposto.

O CFOP 1102 se aplica a todos os tipos de produtos na compra para comercialização?

Sempre que falamos sobre o código CFOP 1102 devemos nos atentar a algumas características importantes, para ajudá-lo vamos fazer uma checklist de perguntas que você deverá fazer antes de aplicar o código, o que você acha?

1º Estou realizando uma operação envolvendo um produto que será revendido, sem passar por nenhum tipo de industrialização? 

2º A operação terá início e fim dentro do mesmo estado? 

3º Preciso emitir uma NF de entrada? 

Se as respostas forem SIM essa operação irá se encaixar no código CFOP 1102 independente do produto. 

O que é CFOP 1102 e quando usar?
Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!