Conecte-se ao empreendedorismo

Aumento de salário: Quando é o melhor momento?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Boas remunerações são o diferencial de empresas que conquistam e mantêm um bom corpo de trabalho. No entanto, conceder um aumento de salário para seus colaboradores é sempre uma questão a ser ponderada com cuidado. Isso porque mais do que o valor a ser entregue ao funcionário há uma série de encargos trabalhistas que deverão ser pesados.

O que você vai encontrar?

Decidir por um aumento salarial incide em várias questões relacionadas ao pagamento, propriamente dito, às obrigações trabalhistas e ainda a situação de sua empresa no mercado. Neste artigo vamos falar sobre aumento de salário e suas implicações.

O pagamento, a remuneração, é composto por uma parte fixa e uma variável que pode conter incentivo a vendas ou participação nos lucros, por exemplo. A parcela variável, contrário do que pode parecer à primeira vista, não visa recompensar apenas o desempenho individual, pode e deve estar vinculada à equipe e organização de modo geral.

>> Saiba como calcular o dissídio proporcional

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Em geral, para conceder o aumento salarial é analisado o desempenho do colaborador, aliado às condições do mercado e ao dissidio salarial da categoria. Essa é uma excelente maneira de fazer com que as decisões de sua empresa sejam acertadas.

Para isso três pontos devem ser avaliados:

Mercado

Realize pesquisas e verifique quanto o mercado paga para as funções e cargos que sua equipe ocupa. Instigue sua empresa a monitorar o mercado, para ter certeza que seus valores de salário mínimo pela categoria não estão abaixo do mercado – evitando perder bons funcionários -, ou se o pagamento não é muito acima, de modo que dificulte sua manutenção a longo prazo.

É necessário também entender como sua empresa deseja estar no mercado, por exemplo, se o salário mais alto é estratégia para manter ou conquistar profissionais especialistas.

Empresa

Identifique o orçamento de sua empresa disponível para aumentos salariais. É importante que periodicamente esse item seja apurado, garantindo que seus fundos sejam suficientes. Envolva seus colaboradores nos processos e metas da empresas, para que o aumento salarial seja desejável, mas não imprescindível para que eles continuem em seu quadro.

>> Entenda como calcular o dissídio retroativo

Equipe

Entenda como sua equipe funciona. Revise as atividades, funções e os valores pagos para cada grupo. É importante que não haja discrepâncias para não desestimular os colaboradores.

Colaboradores

Acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador é importante na hora de tomar essa decisão. Isso porque um profissional que busca crescimento, que está se aperfeiçoando, pode alavancar e melhorar os processos, em sua empresa.

Esses são alguns aspectos. Como sua empresa lida com essas questões?

Comente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!