Aumento de salário: Quando é o melhor momento?

Jorge

Aumento de salário: Quando é o melhor momento?

Boas remunerações são o diferencial de empresas que conquistam e mantêm um bom corpo de trabalho. No entanto, conceder um aumento de salário para seus colaboradores é sempre uma questão a ser ponderada com cuidado. Isso porque mais do que o valor a ser entregue ao funcionário há uma série de encargos trabalhistas que deverão ser pesados.

Decidir por um aumento salarial incide em várias questões relacionadas ao pagamento, propriamente dito, às obrigações trabalhistas e ainda a situação de sua empresa no mercado. Neste artigo vamos falar sobre aumento de salário e suas implicações.

O pagamento, a remuneração, é composto por uma parte fixa e uma variável que pode conter incentivo a vendas ou participação nos lucros, por exemplo. A parcela variável, contrário do que pode parecer à primeira vista, não visa recompensar apenas o desempenho individual, pode e deve estar vinculada à equipe e organização de modo geral.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Em geral, para conceder o aumento salarial é analisado o desempenho do colaborador, aliado às condições do mercado e ao dissidio salarial da categoria. Essa é uma excelente maneira de fazer com que as decisões de sua empresa sejam acertadas.

Para isso três pontos devem ser avaliados

Mercado

Realize pesquisas e verifique quanto o mercado paga para as funções e cargos que sua equipe ocupa. Instigue sua empresa a monitorar o mercado, para ter certeza que seus valores de salário mínimo pela categoria não estão abaixo do mercado – evitando perder bons funcionários -, ou se o pagamento não é muito acima, de modo que dificulte sua manutenção a longo prazo.

É necessário também entender como sua empresa deseja estar no mercado, por exemplo, se o salário mais alto é estratégia para manter ou conquistar profissionais especialistas.

Empresa

Identifique o orçamento de sua empresa disponível para aumentos salariais. É importante que periodicamente esse item seja apurado, garantindo que seus fundos sejam suficientes. Envolva seus colaboradores nos processos e metas da empresas, para que o aumento salarial seja desejável, mas não imprescindível para que eles continuem em seu quadro.

Equipe

Entenda como sua equipe funciona. Revise as atividades, funções e os valores pagos para cada grupo. É importante que não haja discrepâncias para não desestimular os colaboradores.

Colaboradores

Acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador é importante na hora de tomar essa decisão. Isso porque um profissional que busca crescimento, que está se aperfeiçoando, pode alavancar e melhorar os processos, em sua empresa.

Esses são alguns aspectos. Como sua empresa lida com essas questões?

Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações