Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

5 razões que comprovam a importância de uma boa gestão empresarial

Quem é dono(a) do próprio negócio sabe que empreender traz muitos desafios no dia a dia. É preciso estar atento aos detalhes de todas as áreas da empresa, e isso só é possível com uma boa gestão.

O termo “gestão empresarial” é muito amplo e pode ter diversas definições, mas podemos resumi-lo como um conjunto de processos, métodos e ações adotadas para a organização, controle e crescimento de um negócio.

Ou seja: ao tocar seu negócio, você já está fazendo sua gestão. Mas muitas vezes isso acontece de forma desorganizada, complicando a rotina e tornando os desafios ainda maiores.

Confira neste post 5 motivos que provam porque uma gestão organizada e eficiente é essencial para qualquer negócio:

Criação de processos

A primeira vantagem é também o primeiro passo para uma boa gestão: a definição de processos

Como agir e qual ferramenta utilizar em determinadas situações? Como organizar cada tipo de informação? Quais padrões seguir? 

Pensando em exemplos práticos: quando precisar de certo documento, onde você vai encontrá-lo? Qual o procedimento correto para realizar a troca de um produto?

Dentro de um negócio com uma boa gestão, o dono e também seus funcionários sabem responder a essas e outras perguntas. Isso vale para todas as áreas e tipos de processos, desde a organização de mercadorias no estoque, pagamentos, documentos, até dados sigilosos, por exemplo.

Aumento de produtividade

Não importa se você tem um time de colaboradores, ou se é um “eupreendedor”: uma boa gestão é decisiva na produtividade da empresa. Isso está totalmente ligado à definição de processos que explicamos logo acima. 

Uma gestão eficiente com processos claros e bem definidos ajuda a otimizar sua rotina de trabalho, evitando que você perca tempo, tornando seu dia a dia na empresa mais produtivo. 

Um exemplo prático: se todo seu time está alinhado sobre o procedimento correto para estornar uma nota fiscal, ou onde elas devem ser salvas/guardadas, seu funcionário só precisará aprender uma vez, e todo esse processo – que pode até parecer burocrático – será feito de maneira simples e rápida. 

Assim, você ganha tempo para focar no crescimento das vendas e do negócio como um todo. Afinal, quem empreende sabe que tempo é dinheiro

Estabelecimento e alcance de metas

Uma das grandes vantagens de uma boa gestão é o acesso à informação, o conhecimento. Isso é essencial para você se tornar um empreendedor estratégico, com uma visão de negócios aguçada.

Com dados e processos organizados, você tem acesso facilitado à realidade da sua empresa, identificando pontos fortes e fracos em todas as áreas, desde o financeiro até o processo de venda.

É conhecendo seus erros que você tem a oportunidade de acertar. Por isso, uma boa gestão te dará a oportunidade de criar soluções alinhadas à sua realidade que irão te ajudar a crescer e melhorar cada vez mais.

Identificação de problemas e soluções

Assim como no item acima, todo o acesso à informação e o conhecimento que estão atrelados a uma boa gestão também trazem a oportunidade de estabelecer e alcançar metas na sua empresa.

Afinal, criar metas “do nada” não funciona, não é mesmo? É preciso entender qual a real situação do seu negócio para estabelecer objetivos atingíveis no momento, de acordo com sua realidade.

Alinhando isso à identificação de problemas e soluções, você poderá criar um planejamento estratégico e definir as ações possíveis para chegar em suas metas.

Crescimento da empresa

Todas as vantagens que mostramos para você até agora têm um grande objetivo em comum: o crescimento do seu negócio.

Uma gestão eficiente é fundamental para seu negócio evoluir, se destacar no mercado e manter a competitividade perante seus concorrentes.

Esse crescimento acontece através de processos bem definidos, um time alinhado e motivado, uma rotina organizada e sem perda de tempo e, claro, conhecimento – que ajuda você a criar um olhar cada vez estratégico.

Por isso, tenha em mente desde a abertura da empresa que investir em gestão é investir no seu sucesso. O tempo que você economiza no dia a dia tendo uma boa gestão é muito valioso e pode ser investido em ações importantes. 

Como fazer sua gestão?

Com uma rápida pesquisa, você vai descobrir que existem diversas ferramentas que podem te apoiar na sua gestão, como análise SWOT, Business Model Canvas (BMC), matriz BCG e GUT, ciclo PDCA, entre outras.

Mas isso é assunto para outro post, pois antes de tudo você precisa entender de qual forma irá fazer sua gestão no dia a dia: caderno, planilha ou sistema de gestão. 

Para ajudar nessa decisão, temos um post completo mostrando as vantagens e desvantagens de cada formato, clique aqui e confira!

Então conte para nós nos comentários: como você faz a gestão do seu negócio hoje? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.