Monitorar o desempenho dos diferentes setores é fundamental para o futuro de uma empresa. Ainda mais no caso de varejos, é preciso acompanhar de perto a performance das vendas – saber quais produtos são os mais vendidos, quais não têm tanta aceitação dos clientes, entre outras tantas variáveis. Uma das métricas básicas a ser aplicada nesse sentido é o Ticket Médio.
O que você vai encontrar?
ToggleEsse valor verifica a média das compras que cada consumidor realiza na loja, seja física ou e-commerce, e também na prestação de serviços. A métrica é importante para ajudar o empreendedor a se planejar melhor para aumentar as vendas e o lucro do seu negócio, fazendo o consumidor gastar mais em sua marca. Além disso, seu cálculo é bem simples, facilitando sua aplicação no dia a dia.
Enquanto, geralmente, o Ticket Médio é bastante utilizado em varejo e empresas de tecnologia, ele pode ser aplicado em diferentes tipos de negócios. Aprenda neste artigo a como fazer esse cálculo e aumentar esse valor para lucrar mais:
Como calcular o Ticket Médio?
Como dito anteriormente, essa métrica tem um cálculo fácil: contabilize todo faturamento bruto da empresa ou a soma de todas as vendas, em um determinado espaço de tempo, e divida esse valor pelo volume de vendas ou número de clientes que fizeram suas compras nesse período. A fórmula, então, é essa:
Faturamento bruto / volume de vendas = Ticket Médio
Total de Vendas (R$) / número de consumidores = Ticket Médio
Exemplo:
Em um período de 30 dias, sua empresa vendeu R$ 5 mil reais em produtos ou serviços para 100 clientes, logo:
5.000 (total de vendas) / 100 (número de consumidores) = R$50,00 de ticket médio
Ou seja, cada cliente gastou uma média de R$ 50 reais no seu negócio.
Como aumentar o Ticket Médio?
Saber o valor dessa métrica, por si só, não irá melhorar os resultados do seu comércio ou prestadora de serviços. É preciso analisar esse número e planejar a melhor forma de usar esse dado. É possível aumentar o ticket médio e ter mais lucros sem necessariamente ampliar sua base de clientes. Uma dica para isso é descobrir quais tipos de produtos e serviços são mais procurados pelos seus consumidores: essa informação irá ajudar a criar estratégias específicas para vender ainda mais.
1- Ofereça uma variedade de produtos e serviços
Mostre aos seus clientes outras possibilidades de compra, expondo produtos e serviços relacionados aos que eles mais consomem e os colocando estrategicamente próximos. A posição e o modo de exposição de uma mercadoria e apresentação de um serviço influenciam na decisão de compra, por isso é importante essa proximidade entre as ofertas relacionadas e um devido destaque àquilo que deseja ser mais comercializado. Por exemplo, se o consumidor precisa fazer uma festa infantil, ofereça junto com os balões festivos outras peças de decoração e itens necessários, como línguas de sogra, velas coloridas e embalagens para presente. Desta forma, ele encontrará mais soluções que precisa, em um único lugar, e será incentivado a comprar mais.
Monte também kits de produtos e pacotes de serviços para impulsionar as vendas de determinadas ofertas, que não teriam tanto apelo se vendidos separadamente. Todas essas compras adicionais irão aumentar o valor do seu ticket médio.
2- Desperte a urgência
Provoque a ação do consumidor por meio de uma comunicação que evoque o senso de urgência para fazer a compra: anuncie as últimas unidades ou últimos dias de promoção, entre outros exemplos, dando a sensação que esta é uma oferta única e limitada. Isso faz com que o cliente resolva concretizar a venda para não perder a oportunidade, comprando mais do que normalmente o faria.
3- Realize promoções e descontos especiais
Faça ofertas especiais para despertar a vontade de consumo no seu cliente. Ofereça descontos na compra de mais itens e produtos adicionais, frete grátis em vendas com valor mínimo e cortesias para compras acima de um preço específico. Tudo isso estimula o consumidor a adquirir um produto ou serviço a mais, aumentando seu ticket médio.
Outra estratégia é a do cashback: oferecer um desconto especial na próxima compra do consumidor, após ele gastar um valor mínimo. Isso o incentiva a retornar ao seu negócio e a comprar mais para receber o benefício.
No entanto, antes de realizar essas promoções, faça os cálculos necessários para saber se essas ofertas são economicamente viáveis, e que não estão fazendo sua empresa perder dinheiro ao invés de lucrar mais.
Conclusão
O Ticket Médio é uma métrica simples, mas bastante eficiente para controlar o desempenho de suas vendas. Com ele é possível acompanhar a performance desse setor com maior agilidade e praticidade, ajudando o empreendedor a montar estratégias para lucrar mais e manter seu negócio. Nisso, é importante implementar uma ação de cada vez, para sua melhor avaliação e considerando cada variável, e fazer análises e comparações dos resultados.
Além disso, uma dica especial é usar um software de gestão para ajudar a administrar os setores de vendas, financeiro e estoque da sua empresa. Assim, você terá melhor controle sobre esses segmentos, realizando mais facilmente operações como fluxos de caixa, emissão de notas fiscais e giro de estoque.
O sistema VHSYS traz essas e muitas outras funcionalidades, além de disponibilizar relatórios detalhados para que você acompanhe o desenvolvimento da sua empresa com maior tranquilidade e tenha dados precisos para basear a tomada de decisões.
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