Conecte-se ao empreendedorismo

Qualidade de Vida no Trabalho e a saúde do ambiente corporativo

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Qualidade de Vida no Trabalho, ou simplesmente QVT, é um conceito estudado por cientistas sociais ainda na década de 50 e aprofundado durante os anos 70, ao perceberem que a qualidade de vida dos funcionários afetava diretamente o seu desempenho em suas funções.

A definição de QVT engloba as necessidades, expectativas, crenças e valores do funcionário, assim como a infraestrutura da empresa, como o ambiente de trabalho, tecnologia, economia e sistema de recompensa.

Portanto, a Qualidade de Vida no Trabalho mede o nível de satisfação de um colaborador em sua ambiente de trabalho, que pode influenciar em seu comportamento, desempenho e, principalmente, na sua saúde física e psicológica.

Para melhorar o desempenho da sua empresa, como um todo, adote pequenas mudanças de atitude para tornar o ambiente empresarial mais harmonioso para todos. Confira!

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Valorize seus funcionários

Vamos começar por uma das partes mais importantes para o crescimento da sua empresa: os funcionários. Muitas empresas pecam em não valorizar os seus funcionários, não reconhecendo seus talentos, tão pouco investindo no aprimoramento das suas capacidades. Ao invés de absorver o seu funcionário como uma mera peça do seu negócio, que pode ser substituída a qualquer momento, procure trabalhar no desenvolvimento profissional dos colaboradores com cursos e treinamento para ter em sua equipe pessoas talentosas e motivadas.

Também é imprescindível que os gestores deem um feedback para que os colaboradores saibam o que está bom e o que pode ser melhorado, da mesma forma que os gestores devem saber lidar com as críticas negativas para também aprimorarem a gestão.

Ambiente corporativo saudável

Um ambiente corporativo de qualidade proporciona segurança, motivação, um bom relacionamento pessoal e profissional entre gestores e funcionários. Um dos fatores essenciais para uma boa relação profissional, é o uso da inteligência emocional no dia-a-dia corporativo.

Gestores que sabem frear os impulsos emocionais e são cautelosos ao lidarem com as divergências, proporcionam um ambiente mais seguro para que o funcionário sinta-se à vontade  para conversar a respeito de situações que causam desconforto, além de ser mais fácil solucionar esses problemas.

Benefícios e infraestrutura

Como já falamos em nosso artigo sobre o absenteísmo nas empresas, as ausências no trabalho são inversamente proporcional à satisfação nele. Portanto, para evitar esses casos mais drásticos, analise o que sua empresa tem oferecido ao seu funcionário: o salário é justo? Há algum benefício? O horário de trabalho é bom? Direitos e deveres entre gestores e funcionários são respeitados?

Além disso, é importante avaliar as condições da infraestrutura da sua empresa. Os equipamentos para a sua equipe estão em boas condições? O ambiente, em si, é organizado e permite a execução das tarefas pertinentes à cada função?

Negligenciar esses pontos é, também, negligenciar seu próprio negócio. Se você não aceitaria trabalhar em um local sujo, desorganizado e sem o mínimo de condições para um trabalho decente, por que você ofereceria essas mesmas condições para um funcionário? Lembre-se que a infraestrutura diz muito sobre a sua empresa.

Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos é vital para o funcionamento do ambiente corporativo. Eles são os responsáveis pela contratação e demissão dos funcionários, assim como são os encarregados por selecionar os candidatos ideais para cada função e acompanhar a evolução pessoal e profissional dos colaboradores.

Equipe

Como implementar a Qualidade de Vida no TrabalhoClaro que para haver um maior entendimento dentro da empresa, tanto gestores quanto colaboradores precisam corresponder ao que esperam deles. Respeitar horários, hierarquia e o espaço individual, da mesma forma que ser respeitoso no tratamento com o colega de trabalho e não difamar, nem propagar fofocas, torna o ambiente de trabalho mais saudável para todos.

E você, tem alguma dica para melhorar a qualidade de vida no trabalho? Compartilhe conosco!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!