Conecte-se ao empreendedorismo

Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que são?

Tempo de Leitura: 6 minutos
ponto de equilíbrio financeiro
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Uma das principais abordagens para se planejar um negócio sustentável é o cálculo do ponto de equilíbrio. Isso acontece quando a receita total da empresa é igual à soma dos custos e despesas. Ou seja, nessa situação, não há lucro, mas também não há prejuízo.

O ponto de equilíbrio financeiro é um número de referência para que se saiba quanto se deve faturar para bancar todas as outras operações da empresa.

Conhecer o ponto de equilíbrio, ou o break-even point, também proporciona uma visão do momento a partir de onde uma empresa começa a lucrar.

Neste artigo, você saberá mais a respeito do ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil da sua empresa, além de aprender como calcular suas principais aplicações na definição de estratégias para o seu negócio. Boa leitura!

Qual é a importância de calcular o ponto de equilíbrio?

O cálculo do ponto de equilíbrio é fundamental para analisar a saúde financeira de uma empresa. Se o negócio encontra-se em equilíbrio, então houve lucro ou retorno do investimento realizado. 

No entanto, se o os valores foram abaixo da marca, significa que a receita obtida não foi o bastante para cobrir custos e despesas, prejudicando as finanças do empreendimento.

O ponto de equilíbrio e o gerenciamento

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. Essa é, provavelmente, a frase mais famosa de Willian Edwards Deming, um importante estatístico considerado um dos maiores gurus da administração moderna.

Para manter a boa gestão de um negócio, é essencial que a empresa tenha ciência de sua situação em tempo real. Isso vale para todos os indicadores, como estoques, número de clientes, custos, investimentos e, obviamente, a posição financeira.

Permanecer em crescimento constante é primordial para garantir a saúde do negócio e fazer o planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes para isso. Afinal, ele auxilia na tomada de decisões, definição de estratégias, promoção de cargos, contratação e desligamento de funcionários, entre muitas outras atividades organizacionais.

Para um bom planejamento, o empreendedor precisa aprender a realizar o controle financeiro, e com isso garantir que sua empresa consiga se sustentar. Nesse sentido, identificar o ponto de equilíbrio financeiro é essencial.

Esse indicador permite estudar e definir diversos requisitos que são cruciais em um negócio, como a precificação dos produtos ou serviço, o volume de vendas e seus canais de distribuição, as possibilidades de investimentos em práticas comerciais, ações em marketing, entre outros.

Contudo, esse número deve ser apenas um balizador e não deve ser tomado como meta. O objetivo deve sempre ser atingir o lucro, ou seja, ultrapassar o ponto de equilíbrio. Empresas que não conseguem lucrar e operam apenas para pagar seus custos estão fadadas ao fracasso.

Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico

Toda empresa deve avaliar sua situação por diferentes visões, entre elas, contábil, financeira e econômica. A visualização contábil é a estabelecida em lei, a financeira é baseada no fluxo de caixa da empresa e a econômica é a que utiliza o regime de competência. Abaixo, entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Contábil

Esse cálculo é o mais comum e o mais utilizado para análises por parte dos gestores de empresas. Ele é a representação simples do quociente resultado da divisão dos valores dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição unitária.

Por ser um cálculo em que não são demonstrados lucros, nem prejuízos contábeis, alguns especialistas consideram como uma forma ultrapassada de planejamento. Porém, é um método que pode trazer uma visão em situações de urgência, quando é necessária uma tomada de decisão mais rápida.

Como é feito o cálculo para encontrar o ponto de ruptura contábil:

Gastos Fixos ÷ Margem de Contribuição Unitária = Ponto de Equilíbrio Contábil

Financeiro

Para esse cálculo, a depreciação dos ativos e despesas não desembolsáveis são excluídos dos custos fixos, ou seja, aqueles valores que diminuem o lucro, mas não representam uma saída de caixa, como amortização e exaustão de ativos. São considerados gastos que representam um desembolso de dinheiro no caixa da empresa.

Os custos de depreciação podem ser representados por aqueles ativos cuja cotação inicial era determinado valor, e depois de alguns anos, seu preço é diminuído, por exemplo:

No início da empresa, determinado produto custava R$500 e após algum tempo, esse mesmo produto atingiu o valor de R$300.

Para que você faça o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, utilize a fórmula:

Gastos Fixos ÷ Gastos não Desembolsáveis = Ponto de Equilíbrio Financeiro

Econômico

É aquele onde há uma correção monetária considerada junto às despesas fixas. Em outras palavras, nesse modelo, há o acréscimo de um valor de oportunidade, ou seja, um valor que pode ser investido e o empresário terá conhecimento de quanto poderá lucrar sobre essa quantia.

Dessa forma, o valor do ponto de equilíbrio econômico será aquele em que o empreendedor cobre os custos fixos da empresa somados a esse valor. Para realizar esse cálculo, é preciso somar os custos e despesas fixas com um custo de oportunidade de lucro e dividi-los pela margem de contribuição unitária.

A vantagem de realizar o cálculo do ponto de equilíbrio adicionando um custo de oportunidade, é que o gestor poderá ter noção do quanto ele precisará vender para que seus gastos sejam supridos e qual será sua margem de lucro.

Faça o cálculo do ponto de equilíbrio econômico seguindo a fórmula:

(Custos e Despesas Fixos + Custo de Oportunidade) ÷ Margem de Contribuição Unitária = Ponto de Equilíbrio Econômico

Esses modos de calcular o ponto de equilíbrio não são excludentes entre si e podem ser utilizados simultaneamente para que a empresa tenha diferentes visões a respeito da sua situação.

Para auxiliar nesse trabalho, a utilização de um software pode ser fundamental. Esse tipo de sistema minimiza a quantidade de erros, facilita o cálculo dos indicadores e dá maior credibilidade às informações.

Fatores imprescindíveis para calcular

Independente da forma escolhida, o empreendedor deve estar atento a alguns pontos que são absolutamente relevantes e que influenciam diretamente no gerenciamento.

1. Despesas fixas

Um dos principais pontos de atenção da análise financeira de uma empresa é o cálculo de suas despesas fixas. Para não errar, é preciso considerar tudo aquilo que é essencial para manter seu negócio em atividade. Isso vale para qualquer segmento de mercado.

Confira alguns gastos considerados como despesas fixas:

  • Aluguel dos imóveis onde a empresa funciona;
  • Água, luz e gás;
  • Serviços de limpeza;
  • Salário dos funcionários;
  • Materiais de escritório;
  • Segurança e manutenção.

Nesse cálculo não devemos incluir os custos desembolsáveis, como por exemplo, matéria-prima ou custos de produtos que retornarão ao mercado futuramente, e nem comissão de vendedores. Esses itens são variáveis e devemos incluí-los no valor do produto para venda.

2. Margem de Contribuição

Margem de contribuição é o valor da diferença entre o preço de venda de um produto e os gastos variáveis necessários para sua comercialização. É esse montante que garante a cobertura dos gastos fixos, ou seja, é o fator mais relevante no cálculo do ponto de equilíbrio.

Essa margem de contribuição pode ser definida como unitária ou total, sendo a unitária calculada sobre a venda de uma única unidade de um produto ou serviço, e a total estimada para toda a capacidade produtiva da empresa.

Como fazer o cálculo do ponto de equilíbrio?

Para facilitar o cálculo, vamos imaginar a seguinte fórmula:

TópicosFórmula
CustosCusto Total = Custo Fixo + Custo Variável
ReceitasReceita Total = Preço x Quantidade
LucroReceita Total – Custo Total
Ponto de EquilíbrioReceita Total = Custo Total

Realizando esses cálculos simples, você terá bons indicadores financeiros da sua empresa. Com esses valores definidos, o empreendedor saberá quantas mercadorias ou serviços precisa vender e executar para que seu negócio comece a dar lucro. 

Além disso, o ponto de equilíbrio ainda ajuda nas estratégias para alcançar esse objetivo, como aumentar a quantidade de vendas ou então a margem de contribuição de cada oferta, por exemplo.

Ponto de equilíbrio financeiro e a estratégia

Como vimos, o ponto de equilíbrio é um referencial muito importante no cotidiano dos negócios. É por meio dele que o empreendedor pode saber quanto precisa vender para custear suas operações sem ter prejuízo.

A partir dessa análise base, pode-se começar a trabalhar em outras decisões mais complexas, que têm impacto direto na definição de estratégias de atuação. Por exemplo, na definição de metas de vendas factíveis e que assegurem a sustentabilidade do negócio.

Para tanto, deve-se identificar a margem de contribuição unitária dos produtos e descobrir quais devem ser foco das principais ações de venda. Nem sempre os mais caros são os mais rentáveis. 

Quanto maior a margem de contribuição, maior será a importância do produto no atingimento do ponto de equilíbrio e, portanto, seus vendedores devem ser incentivados a priorizar a venda deles.

Dicas importantes

Estipular o comissionamento mais agressivo para que os vendedores se sintam estimulados a oferecer e negociar seus itens mais lucrativos. Sem dúvidas, é uma estratégia que pode ajudar significativamente o crescimento de seu negócio.

Outro ponto interessante é a racionalização de despesas. Se o valor do ponto de equilíbrio do negócio for muito alto e não houver demanda suficiente para que as vendas cubram os gastos, você pode mapeá-las e identificar quais podem ser reduzidas.

Pode-se tentar a renegociação de contratos de aluguéis ou mesmo avaliar a mudança de local. Vale também implementar iniciativas que gerem economia de energia ou de água. Ou, em alguns casos, avaliar a necessidade de manter todos os colaboradores que atuam em funções administrativas.

O ponto de equilíbrio financeiro é um dos indicadores mais relevantes para uma boa gestão de empresa. Portanto, deve ser aproveitado com sabedoria em todos os negócios, independente do ramo de atuação. 

Quer aprender mais sobre gestão financeira empresarial? Confira outros conteúdos que temos aqui no blog da vhsys

Procura praticidade e economia de tempo para fazer o controle das finanças do seu negócio? Experimente nosso sistema de gestão gratuitamente! 

Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que são?
Ana Flávia Franco

Graduanda em Letras Português na UTFPR que decidiu explorar o mundo da comunicação e os diferentes formatos de texto que só o digital pode oferecer. Apaixonada por inovação, produz conteúdos que buscam simplificar os conceitos complexos ligados à gestão, empreendedorismo e tecnologia.

5 respostas

  1. Achei fantástico. Cursei Economia de 1983 a 1986. Fiz um MBA em finanças em 2002. Assumi a direção de uma cooperativa recentemente. Temos uma loja agropecuária com uma infinidade de produtos. Preciso construir uma planilha pra estabelecer meu ponto de equilíbrio. Você tem um modelo que possa me ajudar?

    1. Olá, Edilberto. Ficamos felizes que você gostou do nosso conteúdo, no momento não temos nenhuma planilha disponível sobre o assunto, mas no post temos uma tabela simplificada do cálculo. Um abraço.

    2. Acredito que ajudara muito utilizar o conceito de margem de contribuicao, uma vez que vc tem muitos produtos. O ponto de equilibrio, ajudara para vc ver qual nivel de vendas vc precisa para obter resultado zero, ou ainda, caso coloque na formula, o resultado desejado. Como ele trabalha com preco de vendas, primeiro devera fazer um preco de venda ponderado, considerando todos os produtos e o peso dele na formula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!