Ponto de equilíbrio financeiro, contábil e econômico: o que são e como calcular

Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que são?

Camila Nichetti

Ponto de equilíbrio trata-se de quando a receita total da empresa equivale a soma dos custos e despesas, ou seja, a empresa não lucrou, mas também não perdeu dinheiro. Esse número de referência que ajuda a saber quanto é preciso vender para bancar todas as outras operações da empresa, sem ter prejuízo. Conhecer o ponto de equilíbrio, ou o Break-even Point, também dá uma visão à partir de qual momento uma empresa está lucrando.

O crescimento de e-commerces tem demonstrado uma tendência no mercado nacional. Significa que muitos empreendedores têm optado por lojas virtuais para desenvolverem suas atividades, sem o peso de manter uma loja física e com o que isso acarreta: aluguel, contas de água, luz e afins.

No entanto, manter a boa gestão de um negócio é etapa essencial para que a empresa se mantenha sempre em crescimento, fazer o planejamento financeiro é importante para a tomada de decisões, definição de estratégias, promoção de cargos, contratação e desligamento de funcionários, entre muitas outras atividades organizacionais.

Para um bom planejamento, o empreendedor precisa aprender a realizar o controle financeiro, para garantir que sua empresa consiga se sustentar. Para isso, identificar o ponto de equilíbrio financeiro é essencial.

Neste artigo, vamos falar sobre como definir os valores necessários para desenvolver suas atividades sem passar por prejuízos.

Antes de falarmos sobre obter o ponto de equilíbrio, ou ponto de ruptura empresarial, é importante saber que ele não deve ser meta de nenhuma empresa. A meta é sempre atingir o lucro, e se uma empresa ultrapassou o ponto de equilíbrio – nem que seja em um pequeno valor, como 5 reais, a empresa já está lucrando.

Ponto de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico

Planilha fluxo de caixa download

Contábil

Esse cálculo é o mais comum utilizado para análises por parte dos gestores de empresas, ele é a representação simples do quociente resultado da divisão dos valores dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição unitária.

Por ser um cálculo em que não é demonstrado lucros, nem prejuízos contábeis, alguns especialistas consideram como uma forma ultrapassada de planejamento. Porém, é um método que pode trazer uma visão em situações de urgência, quando é necessária uma tomada de decisão mais rápida.

Como é feito o cálculo para encontrar o ponto de ruptura contábil:

ponto de equilibrio - VHSYS

Financeiro

Para esse cálculo, são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos e despesas não desembolsáveis, ou seja, aqueles valores que diminuem o lucro, mas não representam uma saída de caixa, como amortização e exaustão de ativos. São considerados gastos que representam um desembolso de dinheiro no caixa da empresa.

Os custos de depreciação podem ser representados por aqueles ativos cuja cotação inicial era determinado valor, e depois de alguns anos, seu preço é diminuído, por exemplo:

No início da empresa, determinado produto custava R$500, após algum tempo, esse mesmo produto atingiu o valor de R$300.

Formula ponto de equilíbrio - VHSYS

Econômico

É aquele onde há uma correção monetária considerada junto às despesas fixas. Em outras palavras, nesse modelo, há o acréscimo de um valor de oportunidade, ou seja, um valor que pode ser investido e o empresário terá conhecimento de quanto poderá lucrar sobre essa quantia.

Dessa forma, o valor do ponto de equilíbrio econômico será aquele em que o empreendedor cobre os custos fixos da empresa mais esse valor.

Para realizar esse cálculo, é preciso somar os custos e despesas fixos com um custo de oportunidade de lucro, dividi-los pela margem de contribuição unitária.

Ponto de equilíbrio financeiro - VHSYS

A vantagem de realizar o cálculo do ponto de equilíbrio adicionando um custo de oportunidade, é que o gestor poderá ter noção do quanto ele precisará vender para que seus gastos sejam supridos e qual será sua margem de lucro.

Dois fatores importantes para calcular o Ponto de Equilíbrio

Despesas fixas

Para calcular as despesas fixas é preciso considerar tudo aquilo que é essencial para manter uma empresa ativa, independentemente do segmento.

Alguns gastos que estão incluídos nas despesas fixas são:

  • aluguel do local;

  • água, luz e gás;

  • serviços de limpeza;

  • salário dos funcionários;

  • materiais de escritório;

  • segurança e manutenção.

Nesse cálculo, não devemos incluir custos de matéria-prima ou de produtos que retornarão ao mercado futuramente, nem comissão de vendedores.

Esses valores já são inclusos no valor do produto para venda.

Margem de Contribuição

Nesse valor, está inclusa a receita bruta à partir da venda dos produtos de uma empresa.

Ela pode ser definida como unitária ou total, sendo que a Margem de Contribuição Unitária é feita exclusivamente para apenas um produto ou serviço, e a Margem de Contribuição Total é feita para toda a capacidade produtiva.

Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que são?

Por que é importante conhecer o ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é um referencial que ajudará o empreendedor a saber quanto é preciso vender para que seus custos sejam cobertos.

Na prática, o ponto de equilíbrio torna mais fácil identificar a partir de que valor a empresa começará a lucrar. Desse modo, é uma excelente ferramenta de gestão.

Software para controle financeiro

A VHSYS preza pela praticidade da gestão empresarial, por isso nosso sistema conta com diversas funcionalidades exclusivas para o controle financeiro, inclusive para calcular o ponto de equilíbrio de sua empresa.

Conheça o modelo de gestão do sistema VHSYS, insira facilidade no seu dia a dia, faça um bom planejamento empresarial e esteja sempre no topo do mercado!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Camila Nichetti
Sobre o autor
Camila Nichetti
Analista de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Comunicação Social - Jornalismo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais