Você sabe o que é microambiente e macroambiente empresarial? Esses dois conceitos são considerados fundamentais para compreender o ambiente de negócios que uma empresa está inserida.
O que você vai encontrar?
ToggleEntretanto, não é todo empreendedor que consegue identificar esses conhecimentos e, o mais importante, sabe fazer análises com as informações de micro e macroambiente.
Por esse motivo, neste artigo, elencamos alguns conhecimentos essenciais sobre esse assunto.
Começaremos pelo início, a explicação do que são esses conceitos.
Para isso, é preciso que você considere que existem fatores externos que influenciam o sucesso ou fracasso de uma empresa, neste caso, eles fazem parte do ambiente empresarial.
Neste sentido, o microambiente empresarial se refere aos fatores externos imediatos que afetam diretamente as atividades e o desempenho de uma empresa. Esses fatores são conhecidos como os fornecedores, clientes, concorrentes, intermediários e os diferentes públicos.
Já o macroambiente empresarial é sobre os fatores mais amplos e abrangentes que podem afetar as atividades e o desempenho de uma empresa a longo prazo, mas que geralmente não se tem tanto controle quanto os fatores de microambiente.
Neste ambiente, consideram-se elementos como fatores políticos e legais, situação sociocultural, fatores econômicos, novas tecnologias e questões ambientais.
Ambos os ambientes empresariais são importantes para as empresas e devem ser considerados em suas estratégias de negócios. Por que?
É simples: estudar o microambiente vai te ajudar a saber a influência das operações diárias da empresa e suas relações com seus clientes e fornecedores, enquanto o estudo do macroambiente dá mais assertividade para questões a longo prazo que afetam o ambiente geral em que a empresa opera.
Dessa forma, é possível responder melhor a qualquer adversidade, seja ela micro ou macro.
Importância de saber o que são microambiente e macroambiente empresarial
Para que as empresas tenham sucesso dentro do seu mercado, é importante compreender o ambiente em que estão inseridas, a fim de identificar os desafios a serem enfrentados e os recursos disponíveis para lidar com eles de forma eficaz.
Aí é que entra o microambiente e o macroambiente empresarial.
Como já mencionado anteriormente, o microambiente inclui fornecedores, clientes, concorrentes, intermediários e outras partes interessadas próximas à empresa. O conhecimento do microambiente permite que a empresa identifique seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças em seu ambiente mais próximo.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia que produz calçados pode monitorar o microambiente para saber o que os concorrentes estão oferecendo, quais são as preferências dos consumidores e quais são as tendências do mercado. Essa análise pode ajudar a empresa a ajustar sua estratégia de marketing, melhorar a qualidade de seus produtos e garantir que está atendendo às necessidades de seus clientes.
Já o macroambiente empresarial inclui fatores mais amplos e que não estão diretamente sob o controle da empresa, como mudanças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais.
A análise do macroambiente permite que a empresa compreenda as tendências do mercado e as forças externas que podem afetar seu desempenho no longo prazo.
Por exemplo, uma empresa de calçados que planeja expandir para o mercado internacional pode monitorar o macroambiente para saber como as mudanças nas políticas comerciais e cambiais irão afetar suas operações e a demanda por seus produtos em diferentes regiões.
O que é Microambiente empresarial?
Como já falamos anteriormente, o microambiente empresarial refere-se a tudo que faz parte da
Microambiente interno
É a união das variáveis internas que são controláveis por estarem dentro do negócio e que afetam diretamente o modo de operação da empresa.
No Microambiente interno podemos incluir os setores da empresa (recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e operações, marketing e etc.), onde você tem várias áreas que podem ser controladas porque estão dentro do negócio.
Microambiente externo
O Microambiente externo é composto pelas variáveis que não são controladas pela empresa.
São variáveis próximas que, em até certo ponto, podem ser controladas. Mas não diretamente. Como por exemplo, os concorrentes, os fornecedores, os clientes e etc.
Ter conhecimento dessas variáveis é essencial, pois elas impactam diretamente na atuação dentro do mercado e, caso não sejam tratadas de forma adequada, podem prejudicar o negócio.
O que é Macroambiente empresarial?
O Macroambiente diz respeito a tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação.
O Macroambiente representa oportunidades e ameaças para o negócio.
São fatores externos que influenciam nos resultados e decisões do empreendimento. Conjunto de forças no mercado como um todo, e não em determinado lugar, espaço ou região.
Algumas empresas acompanham as reações dos consumidores no macroambiente para lançar tendências, já que são elementos que afetam diretamente o desejo de compra do cliente.
Como o Macroambiente é composto por muitos fatores que fogem do controle da empresa, vamos listar abaixo algumas características para facilitar seu entendimento.
Descubra como tudo isso funciona em uma agência de Marketing digital imobiliário.
Ambiente demográfico
O ambiente demográfico, refere-se ao estudo da população (tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos). Ele é necessário para entender o comportamento dos indivíduos que são influenciados pelas questões econômicas, mudando seus hábitos de compra.
Ambiente econômico
O ambiente econômico é o que define o poder de compra dos consumidores baseado na saúde econômica do país.
Ambiente político
O ambiente político afeta o ambiente econômico e, também, afeta diretamente o macroambiente empresarial. É desta variável que surgem as leis, as exigências governamentais, tributações e etc. Inclusive, ambiente político também é um dos principais responsáveis por gerar estabilidade ou instabilidade econômica.
Ambiente cultural
Nesse quesito, estamos falando sobre as questões sociais que nos dão uma ideia do que as pessoas esperam da empresa. Posicionamentos quanto às questões debatidas na mídia, por exemplo. E também, as questões políticas e legais determinam a atuação da organização.
Ambiente natural e tecnológico
O ambiente natural é composto pelos recursos naturais necessários para a produção de uma empresa. Porém, já o ambiente tecnológico refere-se às pesquisas e desenvolvimentos realizados pela equipe interna de uma empresa.
Análise do Microambiente e Macroambiente
A necessidade da análise do Microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa se comportam. Por exemplo, recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc.
Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento. E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para a empresa atingir suas metas.
Já a análise de Macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de Marketing. Além de saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.
Entendendo a fundo os dois ambientes, e como eles funcionam, pode ajudar o seu negócio a se desenvolver ainda mais, seja através de estudos ou experiências do dia a dia. Identificar ameaças, enxergar oportunidades e gerenciar mudanças, ajudam a ter vantagem competitiva.
Afinal, a principal finalidade é entender todos os dados e promover as ações que resultem no crescimento do seu negócio!
Quer saber mais sobre gestão de negócios?
Acompanhe o blog da vhsys! Pois, nele você encontrará artigos sobre diferentes assuntos ligados a otimização do dia-a-dia dos gestores e conhecimentos valiosos para seu empreendimento crescer.
Confira!
8 respostas
acho que tinha que ter mais contiudos sobre marketing e empreendedorismo.
Olá, Manuel
Adoramos a sua dica. Vamos estudar a possibilidade para as próximas postagens.
Até mais!
Excelente conteúdo, parabéns aos envolvidos!
Olá, Nilis, tudo bem?
Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!
Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição
Excelente material. Verifique a possibilidade de postar conteúdo sobre Preço de venda.
Olá Sionaldo,Tudo bem?
Ficamos muito felizes em saber que o nosso conteúdo esclareceu suas dúvidas ?
Vamos analisar seu pedido sim 🙂 temos este artigo abaixo que também pode te ajudar.
https://blog.vhsys.com.br/preco-do-produto-ou-servico-como-definir/
Até mais ?
Senhor Sionaldo, gostei muito mas a minha duvida é que tipo de negócios que uma pessoa pode entrar e pode sair quando quiser?
Olá, Geovanna. Existem diversos tipos de negócios nos quais uma pessoa pode entrar e sair com mais flexibilidade. Alguns exemplos incluem freelancers e consultorias que prestam serviços, venda de produtos online, marketing de afiliados, entre outros. Esperamos ter ajudado, um abraço.