Conecte-se ao empreendedorismo

8 principais funções e atitudes que toda pessoa empreendedora deve ter

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Você que empreende, ou pensa em empreender, sabe que iniciar um negócio requer muita dedicação e tempo, pois todo o trabalho, inicialmente, fica em suas próprias mãos.

Depois da expansão da empresa e com a entrada de outros profissionais para somar, as funções que a pessoa empreendedora precisa desempenhar não ficam muito claras, desvalorizando o real papel dos donos e donas do próprio negócio em relação às suas empresas.

Por isso, resolvemos trazer aqui o papel da pessoa empreendedora em sua empresa e as funções que ela deve desempenhar, não só em relação a operacional, mas a atitudes que colaboram para o bom funcionamento do negócio.

Organização e gestão

Desenvolver um processo de gestão do negócio está entre as atividades que a pessoa empreendedora deve desempenhar se quiser ver a sua empresa crescer de forma saudável. O processo envolve questões como: planejamento estratégico, controle das operações, supervisão das equipes e das atividades em geral.

Para que a pessoa empreendedora consiga desenvolver um processo eficaz de organização e gestão na empresa, é preciso que interaja com todos que trabalham no ambiente.

Isso porque a pessoa vai conseguir informações sobre o que está acontecendo na empresa diretamente das pessoas envolvidas nas atividades operacionais.

Tomador(a) de riscos

A pessoa proprietária da empresa é a maior tomadora de risco. Isso porque é ela quem encontra e disponibiliza o capital necessário para sustentar uma ideia da equipe, tornando-se também a pessoa responsável por tomar os riscos caso a ideia fracasse.

Para que a pessoa seja uma boa administradora de riscos isso, é importante que a pessoa dona do próprio negócio ajude a promover um ambiente que provoque respostas aplicáveis.

Somente a prática é capaz de tornar a pessoa empreendedora uma tomadora de decisões eficientes e administradora de riscos.

Supervisão das atividades da empresa

Supervisionar e controlar as atividades da rotina da empresa também faz parte do papel de quem é dono(a) do próprio negócio.  

Esse controle envolve coordenar adequadamente os vários fatores de produção, como possíveis riscos, decisões que podem afetar diretamente o caixa da empresa, evitar gastos desnecessários, entre outros. 

Definição de visão, objetivos e metas

Como dono(a) do negócio, a pessoa precisa desenvolver e determinar a visão e a missão da empresa. Ou seja, saber quais os objetivos da organização e o que deve ser feito para conseguir alcançá-los. 

A pessoa empreendedora ajuda também precisa apresentar as possíveis ações necessárias para conseguir alcançar os objetivos e o prazo para que aquilo seja efetivado.

Provisão de capital

Para iniciar um negócio é preciso capital para arcar com as despesas iniciais, como a compra de ferramentas para o trabalho, os primeiros produtos, aluguel, contabilidade etc.

Porém, não é necessário que a pessoa empreendedora invista seu próprio capital, tendo a possibilidade de pesquisar e escolher a melhor opção de crédito ou até mesmo encontrar um investidor.

Saber vender o próprio produto

A responsabilidade da pessoa empreendedora não é apenas produzir bens, mas também vender seus produtos. 

Empreender não é apenas abrir um negócio e deixar ele seguir o fluxo. É preciso se adaptar à demanda do mercado e saber vender sua ideia de maneira diferente todos os dias, para que o seu cliente final enxergue o valor do seu produto e o seu diferencial competitivo no mercado.

Quando você compreende que existe uma demanda que o seu negócio pode suprir, precisará desempenhar com maestria a função de vendedor.

No começo temos que vender essa ideia a nós mesmos, nos fazendo acreditar que tudo vai dar certo. Depois vendemos para o sócio ou a família, aos colaboradores (cliente interno), e por fim ao seu cliente final, que comprará ao perceber o valor.

Conhecimento de produto para alcançar sucesso nas vendas

O cliente hoje tem mais escolhas e pode facilmente pesquisar e encontrar produtos similares por valores diferenciados, a uberização do mundo está em processo, ou seja, o cliente tem mais flexibilidade na sua busca. O grande diferencial está na qualidade e na eficácia com que atendemos e cuidamos do nosso cliente.

E considerando que a pessoa empreendedora também deve saber vender, o papel é conhecer o produto de tal forma que possa passar confiança e contornar possíveis objeções, sendo assim mais um facilitador no processo de convencimento do cliente.

Principal admirador(a) da marca

Trabalhar com dedicação é o que vai ajudar também a pessoa empreendedora alcançar o tão desejado sucesso. O amor com que a pessoa cuida do seu negócio e dos seus clientes é percebido diariamente em cada conversa com o público. 

E isso é o valor agregado ao produto de uma forma indireta. Entender e respeitar o que o cliente traz é também vender, pois estará fidelizando não só ele, como todos aqueles que serão fruto de indicações.

Abaixo temos mais dicas em nosso canal do youtube ‘Fecha o Caixa’ que podem te ajudar nesta trajetória empreendedora.


8 principais funções e atitudes que toda pessoa empreendedora deve ter

 

Gabriella é Inside Sales na vhsys e também foi empreendedora por 3 anos no ramo de alimentação.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

2 respostas

    1. Me alegra que te haya gustado nuestro contenido, siempre estamos disponibles para ayudarte.

      Suscribiéndote a nuestra newsletter podrás estar al día de los mejores temas aquí en nuestro blog ? Suscríbete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!