Você que empreende, ou pensa em empreender, sabe que iniciar um negócio requer muita dedicação e tempo, pois todo o trabalho, inicialmente, fica em suas próprias mãos.
O que você vai encontrar?
ToggleDepois da expansão da empresa e com a entrada de outros profissionais para somar, as funções que a pessoa empreendedora precisa desempenhar não ficam muito claras, desvalorizando o real papel dos donos e donas do próprio negócio em relação às suas empresas.
Por isso, resolvemos trazer aqui o papel da pessoa empreendedora em sua empresa e as funções que ela deve desempenhar, não só em relação a operacional, mas a atitudes que colaboram para o bom funcionamento do negócio.
Organização e gestão
Desenvolver um processo de gestão do negócio está entre as atividades que a pessoa empreendedora deve desempenhar se quiser ver a sua empresa crescer de forma saudável. O processo envolve questões como: planejamento estratégico, controle das operações, supervisão das equipes e das atividades em geral.
Para que a pessoa empreendedora consiga desenvolver um processo eficaz de organização e gestão na empresa, é preciso que interaja com todos que trabalham no ambiente.
Isso porque a pessoa vai conseguir informações sobre o que está acontecendo na empresa diretamente das pessoas envolvidas nas atividades operacionais.
Tomador(a) de riscos
A pessoa proprietária da empresa é a maior tomadora de risco. Isso porque é ela quem encontra e disponibiliza o capital necessário para sustentar uma ideia da equipe, tornando-se também a pessoa responsável por tomar os riscos caso a ideia fracasse.
Para que a pessoa seja uma boa administradora de riscos isso, é importante que a pessoa dona do próprio negócio ajude a promover um ambiente que provoque respostas aplicáveis.
Somente a prática é capaz de tornar a pessoa empreendedora uma tomadora de decisões eficientes e administradora de riscos.
Supervisão das atividades da empresa
Supervisionar e controlar as atividades da rotina da empresa também faz parte do papel de quem é dono(a) do próprio negócio.
Esse controle envolve coordenar adequadamente os vários fatores de produção, como possíveis riscos, decisões que podem afetar diretamente o caixa da empresa, evitar gastos desnecessários, entre outros.
Definição de visão, objetivos e metas
Como dono(a) do negócio, a pessoa precisa desenvolver e determinar a visão e a missão da empresa. Ou seja, saber quais os objetivos da organização e o que deve ser feito para conseguir alcançá-los.
A pessoa empreendedora ajuda também precisa apresentar as possíveis ações necessárias para conseguir alcançar os objetivos e o prazo para que aquilo seja efetivado.
Provisão de capital
Para iniciar um negócio é preciso capital para arcar com as despesas iniciais, como a compra de ferramentas para o trabalho, os primeiros produtos, aluguel, contabilidade etc.
Porém, não é necessário que a pessoa empreendedora invista seu próprio capital, tendo a possibilidade de pesquisar e escolher a melhor opção de crédito ou até mesmo encontrar um investidor.
Saber vender o próprio produto
A responsabilidade da pessoa empreendedora não é apenas produzir bens, mas também vender seus produtos.
Empreender não é apenas abrir um negócio e deixar ele seguir o fluxo. É preciso se adaptar à demanda do mercado e saber vender sua ideia de maneira diferente todos os dias, para que o seu cliente final enxergue o valor do seu produto e o seu diferencial competitivo no mercado.
Quando você compreende que existe uma demanda que o seu negócio pode suprir, precisará desempenhar com maestria a função de vendedor.
No começo temos que vender essa ideia a nós mesmos, nos fazendo acreditar que tudo vai dar certo. Depois vendemos para o sócio ou a família, aos colaboradores (cliente interno), e por fim ao seu cliente final, que comprará ao perceber o valor.
Conhecimento de produto para alcançar sucesso nas vendas
O cliente hoje tem mais escolhas e pode facilmente pesquisar e encontrar produtos similares por valores diferenciados, a uberização do mundo está em processo, ou seja, o cliente tem mais flexibilidade na sua busca. O grande diferencial está na qualidade e na eficácia com que atendemos e cuidamos do nosso cliente.
E considerando que a pessoa empreendedora também deve saber vender, o papel é conhecer o produto de tal forma que possa passar confiança e contornar possíveis objeções, sendo assim mais um facilitador no processo de convencimento do cliente.
Principal admirador(a) da marca
Trabalhar com dedicação é o que vai ajudar também a pessoa empreendedora alcançar o tão desejado sucesso. O amor com que a pessoa cuida do seu negócio e dos seus clientes é percebido diariamente em cada conversa com o público.
E isso é o valor agregado ao produto de uma forma indireta. Entender e respeitar o que o cliente traz é também vender, pois estará fidelizando não só ele, como todos aqueles que serão fruto de indicações.
Abaixo temos mais dicas em nosso canal do youtube ‘Fecha o Caixa’ que podem te ajudar nesta trajetória empreendedora.
Gabriella é Inside Sales na vhsys e também foi empreendedora por 3 anos no ramo de alimentação.
2 respostas
Muchas gracias por la ayuda, me es muy util…
Me alegra que te haya gustado nuestro contenido, siempre estamos disponibles para ayudarte.
Suscribiéndote a nuestra newsletter podrás estar al día de los mejores temas aquí en nuestro blog ? Suscríbete