Fluxo de caixa negativo: dicas para sair do vermelho

Consultor VHSYS

Terminar com saldo negativo é uma experiência assustadora para todos, mas quando falamos de pequenas empresas, a questão torna-se vital. Isso porque não saber como enfrentar e lidar com o fluxo de caixa negativo pode levar o negócio à falência. Como superar essas questões e crescer mesmo em meio às adversidades será o tema deste artigo.

Conhecer a área e dominar os processos de produção é insuficiente, se não aliados à gestão estratégica e controle financeiro. Para superar esses problemas traçar um plano de negócio claro, objetivo e, sobretudo, realista é crucial. Ele deve oferecer um caminho bem delineado em relação ao posicionamento de mercado, marketing, produção e afins.

Os prejuízos podem ser causados por fatores diversos, vejamos alguns:

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Precificação

Definir preços adequados para seus produtos e serviços é o primeiro passo para conseguir aumentar sua margem de lucros. Não são raras vezes em que o valor é alcançado considerando apenas o custo de produção, um erro. O cálculo de valor deve ser feito considerando, todas as despesas envolvidas na manutenção de sua empresa, salários de funcionários, contas de água e luz, por exemplo. Confira algumas dicas de como definir o preço.

Planejamento

Planejamento e capacitação são essenciais para que uma empresa se mantenha saudável. Isso porque entender de gestão é essencial para que um empreendedor consiga manejar adequadamente o seu negócio. Assim, investir em cursos de formação, assessoria e coaching empresarial podem ser alternativas que contribuam para sua empresa não entre no saldo negativo.

Controle de gastos

Planilha fluxo de caixa download

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de separar as finanças pessoais com as da empresa. Além disso, saber como evitar gastos excessivos também é o X da questão. Para esse fim é importante realizar revisões constantes na empresa. Manter uma planilha com anotações de todos os gastos, pode facilitar na hora de enxugar o orçamento. Por exemplo, antes de cortar algum item, busque outros fornecedores, negocie os valores e as quantidades. Manter um sistema de gestão integrado, em sua pequena ou média empresa, PME, pode ajudá-lo a encontrar essas informações e tomar essas decisões de maneira mais acertada.

A única coisa que mantém uma empresa em condições de disputar território com seus concorrentes é a constante busca pelo novo, pelo melhor. E isso se dá com investimento em conhecimento e aperfeiçoamento.

Como sua empresa mantém o fantasma do caixa com saldo negativo longe? Comente e compartilhe sua experiência conosco.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial