Conecte-se ao empreendedorismo

Qual a função e a importância do gerente em uma empresa?

Tempo de Leitura: 5 minutos
VHSYS Importância do gerente
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O cargo de gerente tem muita relevância e sempre possui muitas responsabilidades dentro de uma empresa. Ele é responsável por manter a organização dos processos e, normalmente, está sempre tomando decisões muito importantes para o desenvolvimento do negócio.

Fizemos este artigo para te ajudar a entender melhor as questões que envolvem esse cargo. Vamos abordar as funções, a importância e também dicas de como ser um bom gerente.

Não deixe de conferir o post! 🙂

Guia para novos empresários

O que faz um gerente?

O gerente sempre terá como principais funções: planejamento, organização, controle, definição de estratégias etc. Porém, vale lembrar que existem gerentes atuando em diversos setores, resultando em funções específicas que variam de acordo com o seu setor de atuação.

Principais funções do gerente

Novamente, os setores de atuação de um gerente é o que vai definir, com maior precisão, as funções a serem desempenhadas por ele. Elas podem envolver pessoas, processos, financeiro, administrativo etc. 

Dentre esses setores, podemos citar algumas funções e atividades como:

  • Contratação de pessoas;
  • Treinamento de novos colaboradores;
  • Motivação os funcionários;
  • Incentivo à comunicação da equipe;
  • Organização geral;
  • Definição de metas;
  • Controle de entradas e saídas.

Então, é possível que uma empresa possua mais de um gerente por conta dos setores segmentados que dificulta a administração realizada por uma única pessoa.

Tipos de gerente

Pensando nos mais variados segmentos e áreas de atuação de cargos de gerência, separamos os principais para exemplificar melhor a diversidade existente em relação à esse cargo.

Gerente Administrativo

A sistematização de informações e o controle geral do setor, são algumas das principais atividades que um gerente administrativo deve desempenhar.

Além disso, o gerente administrativo realiza a elaboração de relatórios, planejamento estratégico e garante que as atividades sejam desenvolvidas de acordo com o planejado para atingir os objetivos da empresa.

Administração é sinônimo de organização. Sabendo isso, é preciso considerar, para esse cargo, alguém com o perfil de liderança, que saiba realizar planejamentos e tenha visão estratégica. O foco também é uma característica indispensável para quem ocupa esse cargo, bem como raciocínio lógico e boa comunicação.

Além dessas características focadas no lado administrativo, a pessoa que ocupa o cargo de gerente precisa saber lidar com pessoas. Sabendo que esse é um cargo de autoridade, é preciso ter o famoso tato para lidar com os funcionários e demais colaboradores da empresa.

Os conhecimento técnicos da área administrativas também são importantes para desempenhar essa função de forma mais assertiva. Por isso, é importante investir em capacitações e estudos sobre a sua área de atuação. 

Gerente Financeiro

Cuidar do dinheiro da empresa não é fácil. O gerente responsável pelo setor financeiro possui obrigações como gerenciar fluxo de caixa, gestão de tributos, controle das contas a pagar e a receber, controle das aplicações financeiras, entre outras movimentações, visando melhorar os resultados da empresa.

O gerente financeiro também cria os famosos relatórios de demonstração. Sendo assim, ele precisa, para a criação e o entendimento de tal, estar atento aos dados de faturamento, despesas e custos, por exemplo. 

Entender sobre economia e contabilidade também é extremamente importante para ocupar esse lugar na empresa, afinal, para manter o negócio saudável financeiramente é preciso ter muita visão e conhecimento.

Gerente Comercial

O gerente comercial é responsável pela equipe de vendas. Ele elabora estratégias para alavancar as vendas da empresa e sempre procura oferecer o melhor atendimento para os clientes.

Esse gerente também realiza treinamentos para que seus funcionários reconheçam as normas da empresa e atendam os clientes de acordo. Ele também realiza a análise e a contratação de pessoas que ele julga serem bem engajadas para a realização de vendas.

A pessoa que desempenhar o cargo de gerente comercial deve ser um ótimo comunicador e um líder motivador. A área comercial sempre está a todo vapor e o gestor sempre deve estar motivando a equipe de acordo com as metas pré estabelecidas.

Gerente de Produção

O gerente da área de produção é responsável por acompanhar o cumprimentos das metas de produção dentro dos padrões de qualidade e quantidade, além de gerenciar custos do departamento e requisitos de mão de obra, materiais e estoque de produtos acabados.

Esse gerente precisa sempre procurar métodos e ferramentas que aprimorem o sistema e a linha de produção, incluindo manutenção do maquinário e também aperfeiçoamento de recursos.

Além do conhecimento na área, o gerente de produção precisa compreender bem os processos e saber coordenar as atividades do setor.

Gerente de Vendas

O profissional gerente de vendas possui proximidade com o gerente do comercial, pois ambos estão correlacionados nas mesmas áreas. O gerente coordena os vendedores da empresa, procurando incentivar as vendas e o engajamento da equipe.

O controle de vendas também é algo que está entre as responsabilidades do gerente de vendas, bem como estoque e controle de entradas e saídas de mercadorias.

Gerente de Marketing

As atividades do gerente de marketing envolvem pesquisas de mercado, estratégias de venda e também definição de público-alvo. Esse profissional é responsável pela criação de campanhas de publicidade, promoções e divulgações de produtos novos.

As tendências e os índices de pesquisa realizados pelo gerente dessa área são caminhos para a elaboração de estratégias de venda. Além disso, ele realiza a gestão de design, meios de divulgação, merchandising, mídias etc.

Gerente de Recursos Humanos

Esse gerente, geralmente, está engajado em todos os setores. Essa pessoa é responsável por cuidar da relação trabalho e local de trabalho, pensando no bem estar do colaborador e no desenvolvimento pessoal de todos. Ou seja, esse profissional cuida da gestão das pessoas internamente.

Diferença entre gerente, gestor, líder e administrador

Existem muitas nomenclaturas para os profissionais de liderança, causando uma confusão entre as pessoas sobre quais são as diferenças entre um e outro.

Acontece que cada um possui um pouco de cada característica e o que, muitas vezes, define o profissional, são suas escolhas culturais e sua visão de ambiente de trabalho.

Existem muitos artigos que diferenciam o líder de um chefe, pois ambos possuem visões e propósitos diferentes dentro de uma organização. Há dúvidas também entre o gestor e o administrador, pois, aparentemente, ambos são responsáveis pelas mesmas atividades.

Observe o infográfico abaixo para entender um pouco melhor as palavras que mais se aproximam de cada profissional e lembrando que essas palavras não são exclusivamente de um tipo de profissional, mas sim possuem um peso maior ao falar sobre tal cargo desempenhado.

A importância do gerente

Depois de te apresentar alguns tipos de gerentes que há no mercado, chegou a hora de destacar a importância desse profissional para as empresas.

O desenvolvimento de uma organização depende da execução dos projetos, que nem sempre são fáceis de serem organizados e muitas vezes feito pelo próprio empreendedor.

Apesar de existir a necessidade de estar sempre engajado com o seu negócio, é importante que o empreendedor reconheça a necessidade de outra pessoa para ajudar na administração de diversos setores. Neste caso, a pessoa ideal é o gerente.

Qual a função e a importância do gerente em uma empresa?

O gerente ideal

Isso é algo um pouco complicado para definição, mas independente da área de trabalho, um bom gerente deve reunir as competências necessárias para trabalhar em tal cargo.

Além do conhecimento científico da área, é importante que ele tenha uma vasta experiência para saber lidar com as situações do cotidiano da sua rotina profissional.

Ele deve ser um profissional com visão estratégica e inovadora, além de qualidades como agilidade, organização e de confiança. Essas e outras características garantem um profissional totalmente engajado com o seu papel profissional e trará bons frutos à empresa.

Hoje em dia, é impossível falar de gestão sem pensar nas plataformas que surgiram com o passar do tempo. Elas têm o objetivo de facilitar os processos e otimizar o tempo dos empreendedores. O uso de ERP, como o vhsys, aumentou muito nos últimos anos e as pessoas que optam pela sua utilização está evoluindo seu negócio cada vez mais, pois agora eles possuem automatização de processos.

O vhsys é um sistema integrado com todos os setores da empresa, possibilitando uma organização eficiente e completa com emissor de nota fiscal eletrônica. Quer conhecer mais sobre o sistema? Teste gratuitamente por 7 dias.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a gerência? Que tal nos deixar um comentário? 🙂

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

10 respostas

  1. Olá, estou muito satisfeito com o Sistema VHSYS, a cada dia me encanto mais com ele, ainda não recebi o treinamento para opera-lo o que vi e fiz operando até o momento foi por noção própria pois o Sistema é ótimo e pratico na operacionalização.

    1. Olá, Sérgio
      Agradecemos muito a sua opinião e ficamos felizes em saber que o sistema VHSYS tem suprido as necessidades do seu negócio.
      Ah…encaminhamos o seu contato para o nosso time que cuida da parte de treinamento. Acredito até que você já tenha recebido um retorno.
      Qualquer dúvida, pode chamar a gente, ta ok?!

      Até mais. 🙂

  2. MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO, É SEMPRE MUITO BOM APRENDER COISAS NOVAS CADA DIA QUE PASSA. CONTINUEN ASSIM.

  3. Vejo muitos bons profissionais falando muito bem dos sistema,
    Como faço para fazer um teste grátis?

    1. Olá, Williams. Como vai?
      Agradecemos o seu interesse. Para fazer um teste grátis do vhsys basta acessar este link

      Até mais 😀

  4. Me chamo Michela.
    Na minha profissão hoje.
    Eu sigo sem ao menos alguém me ensinar.
    Sempre me achei líder.
    Resolvendo as situações sem precisar ir até o chefe.
    Tomo decisões para solucionar um problema.
    Gostaria muito de aprender mais.
    Sem errar.
    Sem ter medo.

    E de 0 a 10
    Estou no 8 pq tem muitas coisas que só não faço pq a empresa não me dá a oportunidade.
    Foi ótimo saber de todas as informações acima.

  5. eu achei super valido esse artigo eu ja tenho nocoes de tudo espero ter a oportunidades de colocar colocar em pratica em breve todo meu conhecimento teorico … eu acho que serei uma boa lider /gerente

  6. venho desta dar conhecer que gostei de ler as etapas feitas sou faltou algumas ou ja inclui dentro doutras area, faltou gerente de transporte, gerente de telecomuniçao e informatica, gerente de construçao e agua, gerente. etc

    1. Olá, Daniel. Tudo bem?
      Que bom que o nosso conteúdo foi útil para você ?
      Ao se inscrever em nossa newsletter você recebe um conteúdo exclusivo a cada 15 dias. Não deixe de conferir.

      Até mais ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!