Qual a função e a importância do gerente em uma empresa?

Qual a função e a importância do gerente em uma empresa?

Fernando

O crescimento de uma empresa depende de estratégias específicas de cada setor e organização no fluxo de tarefas. Nesse contexto, entra em ação o gerente.

Mas qual é a real função do gerente e qual a sua importância em uma empresa?
Saiba em nosso novo artigo.

O que faz um gerente?

Existem vários tipos de gerentes, com funções específicas para cada um. Porém, o que há em comum entre ele é que o gerente é a pessoa responsável por setores ou departamentos específicos de uma empresa. Sua função é planejar, organizar, controlar e assessorar a área de recursos humanos e operacional do seu time, traçando estratégias, estabelecendo metas, entre outras tarefas pertinentes ao seu setor.

Qual a função e a importância do gerente em uma empresa?

Tipos de gerente

Como falamos acima, existem vários tipos de gerentes, cada um com funções específicas. Veja os principais tipos:

Gerente Administrativo: profissional responsável pela manutenção dos processos operacionais da empresa, coordenando ações administrativas que atinja os objetivos da empresa.

Gerente Financeiro: profissional responsável por gerenciar fluxo de caixa, gestão de tributos, controle das contas a pagar e a receber, controle das aplicações financeiras, entre outras movimentações financeiras para melhorar o resultado financeiro da empresa.

Gerente Comercial: profissional responsável por gerenciar a equipe de vendas e elaborar estratégias para alavancar as vendas de uma empresa. Além disso, ele define o capital de giro necessário para manter as operações e analisa clientes e concorrentes.

Gerente de Produção: profissional responsável por acompanhar o cumprimentos das metas de produção dentro dos padrões de qualidade, além de gerenciar custos do departamento e requisitos de mão de obra, materiais e estoque de produtos acabados.

Diferença entre gerente, gestor, líder e administrador

Enquanto o gerente tem papel mais administrativo e estratégico, o gestor atua próximo à equipe, acompanhando os processos, delegando tarefas aos colaboradores, orientando quanto ao trabalho a ser realizado e dando os feedbacks necessários.

Já o administrador, que deve possuir ampla visão de recursos humanos, finanças, mercado, concorrência, produção, marketing, entre outros, trata dos aspectos gerais da organização

A importância do gerente

O desenvolvimento de uma empresa depende da execução de projetos, que nem sempre é uma tarefa fácil de ser organizada e delegada por um empreendedor. Apesar da reticência em descentralizar as atividades, é importante que o empreendedor reconheça a necessidade outra pessoa para esse serviço. Neste caso, a pessoa ideal é o gerente.

O gerente ideal

A pessoa a ocupar um cargo de gerência deve reunir todas competências necessárias, já que o gerente influencia no rendimento da empresa. Sendo assim, para escolher o gerente ideal, faça um mapeamento para identificar os principais talentos da empresa.
O cargo deve ser ocupado por um profissional qualificado, ágil, organizado e de confiança.

Software de gestão empresarial

Sabemos que administrar uma empresa não é nem um pouco fácil. No entanto, hoje você tem a opção de implementar um sistema de gestão empresarial, que integra e otimiza todos os setores do seu negócio. A VHSYS, por exemplo, é um Sistema ERP que o ajuda no controle de todas as áreas de sua empresa, desde o financeiro, como contas a pagar e receber, o controle de estoque, cadastro de clientes, entre outras tarefas da rotina empresarial. Quer saber mais sobre o sistema VHSYS? Então experimente grátis!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais