Relatório gerencial: Tomando decisões com embasamento

VHSYS

Relatório gerencial: Tomando decisões com embasamento

Uma boa gestão empresarial envolve, entre várias funções, a tomada de decisões estratégicas que visam o crescimento do negócio, certo? Mas, essas decisões não são fáceis e podem proporcionar consequências nem sempre positivas de acordo com a escolha, um pesadelo para qualquer gestor.

Para evitar dores de cabeça futuras, o empresário precisa de informações que auxiliem no planejamento e metas que a empresa deseja alcançar, ter uma visão clara do caminho que se quer seguir evita tropeços. É nesse momento que o relatório gerencial cumpre um papel fundamental.

Ter informação é ter poder, use-a a seu favor!

Muitas empresas acabam falhando ou perdendo oportunidades de negócios pela simples falta de atenção ou não percepção de um problema. Em diversos casos, as informações sobre o problema estavam disponíveis, porém não foram utilizadas, se elas estivessem apresentadas em formato de relatório, o cenário poderia ser bem diferente.

Ter informação é ter poder, use-a ao seu favor!

Vamos a um exemplo: Imagine que você tem uma distribuidora de produtos de limpeza que trabalha com marcas variadas e acompanha diariamente a movimentação de produtos. Você percebe que a marca X de sabão em pó, que anteriormente era seu produto com mais giro de estoque, está perdendo força semana após semana. Em contrapartida, o sabão de marca Y tem aumentado significativamente suas vendas, ultrapassando a marca X. Se você não tem um relatório gerencial que apresente essas informações é bem provável que esse crescimento da marca Y passe despercebido e você perderá a oportunidade de expandir a marca e, de quebra, terá que lidar com o baixo giro de estoque da marca X, ou seja, prejuízos e oportunidades perdidas.

Outro ponto importante, os relatórios extinguem os famosos “achismos”. Iniciar qualquer argumento com “eu acho…” principalmente para sugerir uma tomada de decisão no âmbito empresarial, vai diminuir a credibilidade de qualquer questão que você tenha a acrescentar. Não ache, tenha certeza! Apresente dados, prove por relatórios de acompanhamento que você tem um ponto relevante. Use a informação a seu favor 🙂

Como desenvolver um relatório eficiente?

Esse é um ponto importante: Os relatórios gerenciais devem conter o máximo de informações relevantes possíveis, porém elas devem ser apresentadas de maneira clara e direta, caso contrário o relatório não surtirá efeito. Lembre-se: Nem sempre a informação que está clara para você, estará para outros colaboradores, adapte os relatórios pensando na melhor maneira de entendimento para os outros setores.

Também é preciso levar em consideração sua fonte de dados, ou seja, o local onde você de onde você coleta os dados que compõem seus relatórios. A dica nesse momento é evitar inserções manuais e adquirir dados automatizados, um sistema de gestão empresarial que ofereça a opção de exportar relatórios de controle de vendas, giro de estoque ou fluxo de caixa, por exemplo, é a melhor forma de adquirir dados com mais precisão e evitar erros gerados por inserções manuais.

Transparência e vantagens para todos os setores

Além de detectar oportunidades, a empresa que opta por essa prática também oferece aos seus colaboradores uma clareza maior sobre a situação da empresa e suas estratégias, é uma maneira eficaz de envolvê-los e esclarecer, através de números, a razão por ter determinada tomada de decisão.

Transparência e vantagens para todos os setoresExiste uma ampla variedade de tipos de relatórios como de clientes, fluxo de caixa, giro de estoque, análise de pagamentos etc. Cada um deles pode ser útil para um setor específico ou em geral, sem mencionar que as informações podem ser cruzadas para obter outros tipos de informações. As opções são infinitas! Cabe a você definir quais são necessários para o seu tipo de negócio.

Resumindo, obter relatórios gerenciais é essencial para o crescimento da sua empresa, sugerir novos horizontes, acompanhar o desempenho de ações e tomar decisões com embasamento. A competitividade é o que move o mercado, dessa forma, gerenciar os relatórios da sua empresa é um dos fatores que fará você se manter no páreo!

Até a próxima 🙂

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial