Escolher um fornecedor de materiais de construção para a sua loja é uma parte importante da gestão, pois inclui diversas responsabilidades, como:
O que você vai encontrar?
Toggle- Negociar e encontrar os melhores preços;
- Pesquisar mercadorias de alta qualidade;
- Validar os prazos de entrega dos fornecedores;
- Organizar a reposição de materiais;
- Evitar furos do estoque;
- Identificar demandas do mercado;
- Monitorar o giro de estoque;
- Entender os resultados positivos e negativos;
- Tomar decisões estratégicas em relação aos fornecedores.
Entre esses e outros tantos desafios, encontrar os melhores fornecedores é uma parte muito crítica e importante do processo. Porém, é preciso muita pesquisa, saber negociar e avaliar as mercadorias da maneira certa. Por isso, temos algumas estratégias para ajudar você nessa tarefa de escolher um bom fornecedor de materiais de construção.
Por que é tão importante fazer uma boa escolha de fornecedores de materiais de construção?
A escolha de um bom fornecedor de materiais de construção é primordial para o sucesso da loja. Afinal, eles serão responsáveis pelos produtos que chegam para os consumidores do seu negócio, o que impacta diretamente o lucro das vendas, a retenção e fidelização de clientes, e os resultados positivos da gestão de materiais.
A qualidade dos produtos é um fator crítico na decisão de compra, segundo informações de uma pesquisa publicada no Journal of Retailing.
De acordo com a pesquisa, os consumidores tendem a perceber a qualidade das mercadorias como o principal atributo que influencia a sua decisão de compra. Em segundo lugar, um preço atrativo é o próximo peso na escolha.
Esse dado mostra como os resultados de uma má administração de fornecedores prejudica diretamente a relação com os clientes, além de possivelmente aumentar os custos do estoque pelos produtos com baixo volume de saída e afetar a lucratividade do negócio de materiais de construção – fator que coloca toda a empresa a perder.
7 pontos de atenção na escolha de fornecedores de material de construção
Para garantir a satisfação do seu público-alvo, a fidelização de clientes e, consequentemente, o aumento da rentabilidade da sua loja, confira a seguir sete dicas que te ajudarão a encontrar um bom fornecedor de materiais de construção.
1. Credibilidade no mercado
Um bom fornecedor é aquele que tem credibilidade no seu ramo de atuação. Por isso, antes de cogitar selecionar empresas apenas pelo preço, pesquise sobre elas e veja como seus produtos são recebidos pelos consumidores ou como estão posicionadas no mercado.
Conversar com seus parceiros da mesma área, pesquisar sobre a empresa na internet, conferir se existem reclamações no Reclame Aqui ou na página do Google Business do fornecedor são medidas básicas que um gestor precisa tomar para checar a credibilidade do parceiro.
Além disso, conversar, marcar reuniões, pedir amostras e analisar o atendimento e a entrega desse fornecedor são pontos que merecem atenção.
2. Licenciamento Ambiental
Outro detalhe a se levar em consideração é se o fornecedor atua de forma legal. Nenhuma empresa do gênero de materiais de construção pode operar sem licença ambiental. Para confirmar se o parceiro está de acordo com a legislação, é só conferir o número da licença ambiental na página do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
3. Normas técnicas
As normas técnicas são de caráter obrigatório nos materiais de construção. As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Construção Civil protegem o direito do consumidor de receber um produto de boa qualidade, como também preservam a segurança jurídica das empresas e profissionais envolvidos em uma obra.
O empreendedor deve conhecer a fundo as regras relacionadas à sua atividade para evitar equívocos e situações negativas, além de garantir o padrão de qualidade adequada das mercadorias.
4. Preços
Se você precisa gerenciar um fornecedor de materiais de construção, com certeza o preço das mercadorias é um dos primeiros critérios que surgem para avaliação, pois impacta a verba disponível para investimento, na negociação, no lucro da loja e na qualidade dos produtos.
Na etapa de avaliar o preço de um fornecedor de materiais de construção, não basta olhar para o preço de forma isolada, é preciso avaliar o que está incluso nos valores. Ou seja, o custo-benefício do investimento. Para isso, você pode conferir critérios como:
- Tempo de entrega;
- Qualidade dos produtos;
- Qualidade do serviço prestado;
- Garantia disponível;
- Suporte prestado;
- Benefícios oferecidos.
5. Localização e custo de transporte
Além dos preços das mercadorias, é imprescindível avaliar as questões de entrega dos pedidos e levá-las em consideração na organização, pois isso influenciará diretamente a gestão do estoque e das vendas.
Por exemplo, quando a loja precisa dos produtos com urgência, adquirir as mercadorias com fornecedores que possuem um tempo de entrega menor pode ser a melhor escolha.
Porém, se a gestão de materiais está organizada e tem um tempo hábil para fazer os pedidos, o leque de opções se abre e é possível escolher fornecedores que oferecem um custo de entrega mais baixo.
6. Qualidade de entrega
Durante a gestão de um fornecedor de materiais de construção é muito importante ter todos os dados organizados, principalmente o histórico dos fornecedores já contratados. Um sistema ERP, por exemplo, é um bom tipo de ferramenta que auxilia nessa atividade. Dessa forma, toda a equipe da loja tem acesso às melhores empresas parceiras sempre que preciso, além de aumentar a produtividade na administração de produtos, reduzir custos e evitar erros de pedidos.
Durante a organização de fornecedores, é importante avaliar a qualidade das entregas feitas: ocorreu dentro do prazo combinado? As mercadorias chegaram em perfeitas condições? Se houve algum problema, a empresa parceira se responsabilizou e prestou suporte?
Esses critérios devem estar inseridos na gestão para manter sempre a qualidade alta das mercadorias e evitar que os problemas se repitam.
7. Diversificação de fornecedores
Ter vários fornecedores é uma estratégia fundamental para a sua loja de materiais de construção, pois ajuda a:
- Reduzir riscos: ao ter vários fornecedores parceiros ou disponíveis para o seu negócio, você minimiza o risco de ficar sem produtos por depender exclusivamente de um fornecedor. Caso aconteça dessa empresa não entregar os produtos que a sua loja precisa, você tem outros contatos conhecidos que atendam essa demanda.
- Conseguir melhores preços: quando a sua gestão pode negociar com vários fornecedores, fica mais fácil conhecer os valores do mercado e obter melhores investimentos.
- Expandir a variedade de produtos: um grande leque de fornecedores permite que a sua empresa tenha uma gama diversificada de marcas, produtos e novidades.
- Oferecer produtos com mais qualidade: ao diversificar a cartela de fornecedores, você tem acesso a diferentes mercadorias e amostras, o que permite expandir o conhecimento dos produtos e suas marcas, garantindo que a sua gestão esteja sempre à frente oferecendo o que tem de melhor no mercado para os seus clientes.
Como fazer uma boa gestão de fornecedores?
Para garantir os melhores resultados na gestão de fornecedores, é necessário:
- Implementar uma melhoria contínua nos processos de administração;
- Definir bons critérios de avaliação das mercadorias;
- Estar por dentro das novidades do mercado;
- Ter uma boa relação com os parceiros;
- Garantir que a gestão de fornecedor de materiais de construção esteja sempre muito bem organizada, pois ela impacta diretamente as vendas e os lucros da loja.
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