Conecte-se ao empreendedorismo

11 funções do ERP vhsys para loja de materiais de construção

Tempo de Leitura: 5 minutos
homem branco avaliando produtos em uma loja de material de construção
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A escolha de um ERP para loja de materiais de construção não pode ser qualquer opção disponível no mercado. 

Afinal, existem diversos sistemas com objetivos diferentes: alguns têm planos para grandes empresas, outros possuem foco para ecommerces, enquanto uma parcela dos ERPs disponíveis são desenvolvidos para pequenos e médios negócios que atuam tanto em loja física, como loja online, por exemplo.

Para encontrar o sistema de gestão certo para a sua loja de materiais de construção, é preciso avaliar se o ERP atende o porte e as verdadeiras necessidades da sua empresa

Em geral, um sistema de gestão tem funções que apoiam áreas como: estoque, vendas, finanças, frente de caixa, cadastros e administração. Portanto, avalie como cada ERP atende o seu negócio nesses departamentos.

Para te ajudar nessa decisão, neste post você entenderá como as funções do ERP vhsys oferecem suporte para as lojas de material de construção.

11 funções do ERP vhsys para lojas de materiais de construção

O ERP vhsys é um sistema de gestão empresarial desenvolvido para o pequeno negócio. O sistema atende com excelência diversos segmentos, inclusive as lojas de materiais de construções, com funcionalidades como emissão de todos os tipos de notas fiscais, sistema PDV para frente de caixa, controle de vendas, estoque, cadastros e finanças, entre outras ferramentas.

1. Cadastro e administração de fornecedores num único local

O ERP vhsys possui uma área exclusiva para cadastros de clientes, colaboradores, fornecedores e produtos. 

Além de garantir a segurança das informações prevista pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a gestão de cadastros permite:

  1. Mais organização nas rotinas que envolvem os fornecedores;
  2. Analisar histórico de pedidos;
  3. Obter informações importantes de cada lote;
  4. Ter os dados necessários sempre em mãos para resolver problemas ou tomar decisões.

2. Acompanhamento do estoque da loja com praticidade e rapidez

O estoque é sempre uma área muito sensível de qualquer empresa e das lojas de materiais de construção não é diferente. 

É preciso gerenciar uma grande diversidade de produtos, organizar a reposição dos itens, garantir que a quantidade das mercadorias esteja correta no sistema e no estoque físico, entre muitas outras atividades que precisam ser feitas para evitar furos e prejuízos.

Por essas e outras razões é tão importante ter um sistema para controlar o estoque da maneira mais segura, automatizada e eficiente. 

Com o ERP vhsys, você e sua equipe podem administram o estoque com mais facilidade com funções como:

  1. Integração entre estoque, vendas e emissor de notas;
  2. Acompanhamento de entradas e saídas;
  3. Histórico de todas as movimentações;
  4. Gestão de lotes e validade de mercadorias;
  5. Lançamento e estorno de produtos no estoque;
  6. Configuração de estoque mínimo e máximo de cada item para receber alertas de quando é necessário fazer reposição de mercadorias;
  7. Inventário de estoque;
  8. Administração do estoque com atualizações em tempo real pelo seu computador ou celular;
  9. Emissão de relatórios de estoque em poucos cliques.

3. Sistema PDV para agilizar os atendimentos e otimizar a gestão

O sistema PDV para frente de caixa é mais uma funcionalidade importante que facilita e aperfeiçoa a rotina das lojas de materiais de construção.

Com o vhsys, o seu negócio conta com um sistema PDV completo e integrado a tudo que você precisa: estoque, finanças, cadastros, relatórios, entre outras áreas.

Com o sistema PDV do ERP vhsys sua empresa pode:

  1. Localizar o produto;
  2. Escolher a forma de pagamento;
  3. Emitir notas fiscais e recibos;
  4. Gerar relatórios de vendas;
  5. Fazer a abertura, fechamento, reforço e sangria do caixa;
  6. Trocar mercadorias rapidamente;
  7. Definir listas de preço, descontos e vale brinde;
  8. Acelerar o crescimento do seu negócio;
  9. Utilizar o PDV mesmo sem internet.

4. Integração 360º de gestão da empresa

É muito importante ter a gestão completa da sua loja de materiais de construção em um só lugar, de uma maneira simples, segura e organizada. Assim, a integração é uma das maiores vantagens que um ERP para loja de materiais de construção proporciona para a gestão. 

Pois permite acompanhar os dados em tempo real, checar as movimentações, analisar os cadastros dos clientes, gerenciar estoque e finanças, entre muitas outras informações da empresa que é preciso ter em mãos para tomar decisões estratégicas, fazer melhorias na equipe e definir ações de crescimento.

5. Emissão de notas fiscais automatizadas 

O emissor de nota fiscal da vhsys é uma das funcionalidades mais apreciadas pelas empresas que utilizam o software, pois permite a emissão ilimitada de NF-e, NFC-e, NFS-e e MDF-e com preenchimento simples e automático para a maioria dos planos disponíveis.

Com o emissor de NF-e do ERP vhsys é possível ter muita agilidade e organização nas vendas. Em 2023, o sistema recebeu uma atualização poderosa que acelerou a emissão de notas em 53 vezes comparada a versão anterior, emitindo uma NF-e de 100 itens em 8,44 segundos nos testes realizados.

6. Organização fiscal e financeira

Só quem já organizou uma loja de materiais de construção a base de planilhas sabe como é complicado quando chega a hora de fazer a organização fiscal e financeira, como a etapa de declaração de impostos, por exemplo.

Com um sistema ERP para lojas de materiais de construção, a organização fiscal e financeira se torna muito fácil e, principalmente, segura para evitar ao máximo qualquer erro ou prejuízo.

11 funções do ERP vhsys para loja de materiais de construção

7. Controle de vendedores e comissões

Um ERP para loja de materiais de construção precisa oferecer todas as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento da loja – e isso inclui uma área de gestão de equipe.

Com o sistema de gestão da equipe do ERP vhsys, os gestores conseguem simplificar as comissões e pagamentos de cada vendedor de maneira automática, evitando erros de cálculos e garantindo o histórico de performance de cada colaborador.

No sistema, o administrador define a porcentagem de comissão para cada vendedor, então o sistema calcula e lança o comissionamento automaticamente a partir das vendas.

8. Relatórios gerenciais

Uma pesquisa sobre gerenciamento de desempenho feita pela consultoria McKinsey revelou que as empresas que possuem um processo de análise dos resultados apresentam uma performance financeira significativamente melhor do que os negócios que não praticam a criação frequente de relatórios, reuniões de feedback e definição de ações com base nos dados.

Além disso, a pesquisa mostra que as empresas que produzem relatórios com regularidade tendem a ter equipes mais engajadas e alinhadas com os objetivos da organização.

Fazer relatórios detalhados manualmente é uma atividade praticamente inviável para muitos gestores e suas equipes. Por isso, muitos negócios acabam deixando de lado os processos de avaliação de desempenho. 

Para facilitar o monitoramento dos resultados, o sistema de gestão da vhsys permite criar relatórios de diversos setores da empresa em poucos cliques: financeiro, vendas, estoque, equipe, entre outros. Isso permite ter dados preciosos da loja de material de construção para tomar decisões que ajudam a acelerar o crescimento do negócio.

9. Aplicativo para monitorar pedidos pelo celular

O ERP vhsys, além do sistema online, tem a opção de uso do aplicativo para registrar pedidos, orçamentos, contas e produtos, controlar permissões de uso e acompanhar todos os resultados da loja de material de construção. 

O aplicativo permite que os gestores ganhem mais tempo e facilidade para resolver problemas, acompanhar resultados e definir ações estratégicas.

O app está disponível para App Store e Google Play.

10. Cadastro de clientes para oportunidades de fidelização

O cadastro de clientes no ERP para loja de materiais de construção permite coletar e armazenar de maneira segura informações valiosas dos consumidores, como contato, histórico de compras, preferências, entre outros dados. 

Com as informações dos clientes em mãos, a sua loja pode personalizar suas ofertas, comunicações, brindes, entre outras estratégias de venda.

11. Loja de integrações 100% personalizável

A loja de integrações do ERP vhsys permite que os gestores expandam suas operações com opções de integrações como loja virtual, máquina de cartão, entre outros.

Conheça um pouco mais sobre ERP vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia que nasceu em 2011 oferecendo um sistema emissor de notas fiscais para as empresas. Com o tempo, a vhsys evoluiu desenvolvendo novas funcionalidades que atendem os pequenos negócios de todo Brasil, até se tornar o ERP que ajuda os gestores a ganharem mais tempo, produtividade e lucratividade.

Quer experimentar gratuitamente o que o ERP vhsys pode fazer pela sua loja de material de construção? Inicie agora mesmo o seu teste grátis!

11 funções do ERP vhsys para loja de materiais de construção
11 funções do ERP vhsys para loja de materiais de construção
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

experimente já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!