Conecte-se ao empreendedorismo

Como controlar o estoque de loja de material de construção?

Tempo de Leitura: 4 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O controle de estoque de uma loja de material de construção é cercado de tarefas desafiadoras. Por isso, para que tudo funcione corretamente, é preciso incluir ações como: 

  1. Garantir a disponibilidade dos produtos mais procurados pelos clientes;
  2. Evitar falta ou excesso de mercadoria;
  3. Fazer pedido para os fornecedores no tempo certo;
  4. Reduzir furos na quantidade de produtos;
  5. Analisar a rotatividade dos itens;
  6. E a lista não acaba por aqui…

São tantas atividades que comprovam que a gestão do estoque é essencial para evitar prejuízos financeiros e ao mesmo tempo promover o crescimento do negócio

Por isso, neste post vamos descobrir qual é a melhor maneira para gerenciar tudo isso com algumas estratégias de controle de estoque de uma loja de material de construção!

Qual a importância de fazer uma boa gestão de estoque?

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que cerca de 20% a 35% do valor investido em estoque são perdidos devido a falta de planejamento na administração. 

Os dados da pesquisa também destacam que uma boa gestão de estoque pode aumentar a eficiência e a rentabilidade da loja em até 50%.

O estoque permite que a gestão tenha o entendimento de como está o andamento de diversos setores, desde o ritmo de vendas, qual é o produto mais vendido, os itens que estão parados no estoque, preferências dos consumidores, tendências, etc.

Por isso, ter acesso a essas e outras informações é uma boa maneira de controlar melhor o seu negócio e elaborar estratégias para aprimorar suas vendas. Essas informações fornecem o entendimento do seu público e evidenciam o padrão de consumo dos seus clientes.

Além de tudo isso, sabemos que lojas de materiais de construção contam com uma gama de produtos totalmente diferentes, por isso uma boa gestão de estoque possibilita o controle de todos os itens para que nenhum produto falte ou seja perdido.

Como controlar o estoque de loja de material de construção?

Fazer uma boa gestão de estoque na loja de material de construção evita prejuízos financeiros, melhora o atendimento ao consumidor, garante a saúde financeira da empresa e o seu crescimento. Porém, para alcançar esses benefícios é necessário estabelecer uma boa organização nas atividades e ter as estratégias certas.

1. Padronize a classificação dos produtos

Padronizar como os itens do estoque são nomeados, descritos e organizados é uma das primeiras tarefas do controle de estoque de uma loja de material de construção. 

O principal benefício da padronização é evitar erros e confusões com itens duplicados ou dificuldade em buscar os produtos no dia a dia. Para isso, é importante definir as regras de classificação no estoque e compartilhar com toda equipe. 

O primeiro passo é estabelecer internamente a linha de raciocínio para as descrições e organização no cadastro de produtos. Existem várias maneiras de padronização, alguns exemplos são:

  • Nome do produto, marca, tamanho, cor: CAIXA D’ÁGUA POLIETILENO FORTLEV 1.000L AZUL
  • SKU ou código de barras, nome, marca, tamanho: 7898357419782 CAIXA D’ÁGUA POLIETILENO FORTLEV 1.000L
  • Categoria, subcategoria, marca, tamanho, cor: CONSTRUÇÃO CAIXAS D’ÁGUA FORTLEV 1.000L AZUL

Essas e outras infinitas formas de padronizar a descrição de um produto facilitam o encontro e a identificação das mercadorias do dia a dia, agiliza o atendimento e a resolução de problemas, além de reduzir as falhas nos processos.

2. Realize o inventário de estoque periódico

Existem dois tipos de grupo de mercadorias: as de estoque permanente e o estoque periódico.

  • Estoque permanente: produtos com alto volume de saída, são vendidos todos os dias e repostos constantemente.
  • Estoque periódico: são as mercadorias com menor volume de saída e precisam ser conferidas regularmente.

É preciso ter uma rotina de conferência do estoque periódico para conferir se os itens registrados estão com a quantidade correta, para definir se será feita uma nova reposição ou se é preciso tomar alguma decisão estratégica referente aos produtos com baixa saída: fazer promoção, incluir brindes, montar kits, entre outras possibilidades.

3. Integre seu estoque com as vendas

Para garantir a precisão no controle de estoque de uma loja de material de construção é muito importante ter um sistema que faça as alterações automaticamente, principalmente na hora da venda. Isso garante a organização, facilita as decisões estratégias da gestão e evita prejuízos.

Um sistema de controle de estoque que automatize as tarefas pode ajudar a:

  1. Controlar melhor as entradas e saídas de mercadorias;
  2. Fazer a gestão de lotes e validade;
  3. Facilitar o lançamento e estorno de produtos;
  4. Definir estoque mínimo e máximo para cada item;
  5. Gerar relatórios de estoque (saldo e movimentação);
  6. Integrar o estoque com vendas e emissor de notas.

O sistema de controle de estoque mais utilizado nas empresas é o ERP que permite integrar vários setores do negócio e realizar diversas tarefas. 

4. Monitore a quantidade de produtos

Produtos em falta, itens em excesso ou parados no estoque representam prejuízo para qualquer empresa. Por isso, é muito importante que a gestão tenha um controle atento na quantidade de mercadorias para fazer a reposição em tempo hábil, evitar pedidos em excesso e tomar alguma providência em relação às mercadorias com baixo volume de saída. 

Alguns sistemas de controle de estoque, como um ERP, têm a função de definir uma quantidade mínima e máxima para cada produto. Assim, quanto o item atinge a quantidade mínima, automaticamente o gestor recebe um alerta para fazer o pedido de reposição. Da mesma forma, quanto o item excede o limite estabelecido, também é gerado um alerta.

5. Tenha um controle rígido na validade dos produtos

Para evitar prejuízos financeiros e problemas com os consumidores, é muito importante ter uma rotina de monitoramento da validade das mercadorias. Dessa forma, é possível fazer promoções para acelerar o giro de estoque, ou então fazer o descarte correto dos produtos vencidos.

6. Acompanhe as tendências

O mercado está constantemente evoluindo e trazendo novas estratégias e ferramentas. Por isso, é muito importante que os gestores consumam conteúdos e notícias para manter a loja sempre atualizada e crescendo.

7. Estabeleça regras e treine a sua equipe

Cada loja deve ter as normas definidas para organização do estoque. Por isso, todos os membros da equipe precisam estar alinhados em relação às regras. Fazer análises, reuniões e treinamentos frequentes ajuda a manter o controle de estoque funcionando corretamente e melhorando cada vez mais.

8. Faça análises estratégicas na gestão de estoque 

Gerar relatórios e analisar os acontecimentos envolvendo o estoque é muito importante para garantir o crescimento do negócio. Afinal, com essa rotina de avaliação é possível descobrir muitos pontos importantes que já citamos anteriormente, como:

  1. Giro de estoque;
  2. Necessidade de fazer promoções;
  3. Data para reposição de mercadorias;
  4. Erros nos processos;
  5. Furos nas quantidades;
  6. Entre muitas outras coisas.

Cada loja de material de construção tem suas particularidades, pois os gestores precisam estar atentos para corrigir problemas e identificar oportunidades de melhoria para o crescimento do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!