Conecte-se ao empreendedorismo

Gestão financeira: como fazer o fechamento mensal?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Sabemos que vendas e marketing são considerados o coração das empresas, mas vocês já ouviram falar em gestão financeira?  elemento fundamental que precisa ser acompanhado com atenção na administração de qualquer empresa, pois é esta gestão que induz nas tomadas de decisões pertinentes ao crescimento do seu negócio.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Gestão financeira: como fazer o fechamento mensal?

A garantia da saúde financeira de uma empresa está no trabalho contábil organizado e bem executado. Para a empresa, o importante é trabalhar não apenas com profissionais e ferramentas de qualidade, mas também é imprescindível que todos tenham conhecimento neste trabalho contábil empresarial.

Esses acompanhamentos podem ser medidos de forma mensal, mas você sabe o que é fechamento mensal? e sua importância? Ter uma organização é essencial para o sucesso de qualquer negócio,  um dos principais processos de organização financeira para um negócio é o fechamento mensal.

O objetivo do fechamento mensal é identificar e discriminar todas as operações financeiras da empresa e, desta forma, obter um melhor controle sobre o financeiro e o negócio em geral.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você fazer um fechamento mensal eficiente para seu negócio. Confira aqui  o que vai ler neste artigo 🙂 

O que é fechamento mensal?

O fim de mês se aproxima e com ele vem a importância do fechamento mensal, realizado todo início do mês para registrar a movimentação dos 30 dias anteriores. O  fechamento é realizado para apuramento de resultados. Normalmente é feito em um conjunto entre o departamento financeiro e, caso tenha, o contador da empresa.

O fechamento mensal é a peça necessária para manter a organização da empresa, principalmente no aspecto financeiro. Desta forma, você tem uma visão mais ampla e precisa sobre o andamento do seu negócio.

Toda empresa precisa de indicadores, independente do seu tamanho ou ramo. De forma geral, todo início de mês as metas devem ser avaliadas e revistas. Por exemplo, verificar se as metas traçadas pela sua empresa funcionaram ou se vale a pena ser ajustada para o próximo período, assim a empresa consegue estabelecer novos critérios.

Qual o papel da contabilidade no fechamento mensal da empresa?

O contador e sua equipe têm os conhecimentos técnicos para analisar os dados e conferi-los, fornecer informações úteis objetivo registrar e controlar o patrimônio das empresas.

O papel do contador é emitir relatórios analisando documentos como: balancetes, balanço, demonstrativo de resultados, índices financeiros, relatórios de entrada e saída, relatórios de contas específicas (como caixa e bancos) entre outros.

Uma das funções mais importante desse profissional é comparar os fechamentos com os dos períodos anteriores e assim verificar a evolução do negócio.

Dessa forma, é possível sinalizar os pontos que a empresa falhou e corrigi-los, bem como salientar os pontos positivos e criar estratégias de como aumentar os resultados.

Portanto, conte com um profissional de confiança para cuidar das informações da sua empresa.

O que apurar para o fechamento mensal?

Antes de começar, é importante realizar o fechamento por etapas de acordo com a listagem a seguir:

Ativos

Resumidamente, os ativos de uma empresa são os seus bens. Neste montante estão inclusos os títulos financeiros, ações, mercadorias, patentes, entre outros recursos que façam parte do patrimônio e seja um investimento da empresa.

Passivos

Ao contrário dos ativos, os passivos representam as obrigações das empresas como os salários, remunerações, encargos, empréstimos, financiamentos a pagar, fornecedores, tributos, provisões etc.

Patrimônio

Conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa ou entidade.

Receitas

Todo capital entra em função da atividade realizada pela empresa.

Despesas

Por fim, os gastos realizados pela empresa como luz, água, telefone, internet, matéria-prima, etc.

Documentos necessários

Trabalhistas: FGTS, salários, férias, pró-labore, atestados, vale-transporte, serviços contratados

Fiscais: arquivos eletrônicos (arquivos do Sped Fiscal e redução Z),notas fiscais e comprovantes de pagamentos de impostos.

Contábeis: recibos e contratos (honorários, locações, etc), comprovantes (despesas e receitas) e arquivos eletrônicos como extratos em formato OFX, extratos bancários, cartões de crédito, empréstimos, etc.

Dicas para fazer o fechamento mensal com mais eficiência

Se por um lado o contador fica responsável por fazer os lançamentos de informações como cálculos trabalhistas, impostos e  etc ,por outro lado, é o departamento financeiro que reúne os documentos como notas fiscais, contratos, extratos bancários, comprovantes, relatórios e os dados recolhidos pelo contador para analisar a situação financeira da empresa.

E o que antes era considerado como um processo  burocrático, o fluxo de caixa teve transformações significativas com a chegada de diversos softwares. Hoje é possível ter acompanhamento em tempo real dos fluxos de caixa da sua empresa, sem trabalhos manuais, o que torna um fechamento de mês mais eficiente. 

 

Gestão financeira: como fazer o fechamento mensal?

É imprescindível analisar e consolidar os seguintes fatores:

  • Faturamento
  • Folha de pagamento
  • Consolidação de fluxo de caixa
  • Apuração de impostos
  • Controle de estoque
  • Escrituração Contábil

Após apurar todas as informações necessárias, é chegada a hora de realizar o fechamento. Basicamente, para realizar o fechamento é preciso conferir todos os cálculos trabalhistas e livros obrigatórios da empresa, fazer o balanço das contas, avaliar os estoques e analisar se há divergências de valores.

Ferramentas de auxílio para o fechamento 

Conforme falamos aqui neste conteúdo,  fazer o fechamento mensal de uma empresa requer muita paciência, atenção e organização, pois o menor erro pode trazer sérios prejuízos. 

Para reduzir esses problemas, o aconselhado investir em um sistema de gestão que possui ferramentas online para uma boa gestão empresarial. 

O vhsys é uma plataforma completa que além de te ajudar no controle financeiro, também emite notas fiscais, gerencia seu estoque  e permite o maior controle do seu negócio.

Experimente grátis agora mesmo e descubra todas as funcionalidades para agregar no seu negócio e no seu fechamento 🙂


Gestão financeira: como fazer o fechamento mensal?

2 respostas

    1. Olá, Talyta, tudo bem?
      Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!

      Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!