Gestão financeira: como fazer o fechamento mensal?

InícioGestãoGestão financeira: como fazer o fechamento mensal?
Sabemos que vendas e marketing são considerados o coração das empresas, mas vocês já ouviram falar em gestão financeira?  elemento fundamental que precisa ser acompanhado com atenção na administração de qualquer empresa, pois é esta gestão que induz nas tomadas de decisões pertinentes ao crescimento do seu negócio.

Gestão financeira: como fazer o fechamento mensal?

A garantia da saúde financeira de uma empresa está no trabalho contábil organizado e bem executado. Para a empresa, o importante é trabalhar não apenas com profissionais e ferramentas de qualidade, mas também é imprescindível que todos tenham conhecimento neste trabalho contábil empresarial.

Esses acompanhamentos podem ser medidos de forma mensal, mas você sabe o que é fechamento mensal? e sua importância? Ter uma organização é essencial para o sucesso de qualquer negócio,  um dos principais processos de organização financeira para um negócio é o fechamento mensal.

O objetivo do fechamento mensal é identificar e discriminar todas as operações financeiras da empresa e, desta forma, obter um melhor controle sobre o financeiro e o negócio em geral.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você fazer um fechamento mensal eficiente para seu negócio. Confira aqui  o que vai ler neste artigo 🙂 

O que é fechamento mensal?

O fim de mês se aproxima e com ele vem a importância do fechamento mensal, realizado todo início do mês para registrar a movimentação dos 30 dias anteriores. O  fechamento é realizado para apuramento de resultados. Normalmente é feito em um conjunto entre o departamento financeiro e, caso tenha, o contador da empresa.

O fechamento mensal é a peça necessária para manter a organização da empresa, principalmente no aspecto financeiro. Desta forma, você tem uma visão mais ampla e precisa sobre o andamento do seu negócio.

Toda empresa precisa de indicadores, independente do seu tamanho ou ramo. De forma geral, todo início de mês as metas devem ser avaliadas e revistas. Por exemplo, verificar se as metas traçadas pela sua empresa funcionaram ou se vale a pena ser ajustada para o próximo período, assim a empresa consegue estabelecer novos critérios.

Qual o papel da contabilidade no fechamento mensal da empresa?

O contador e sua equipe têm os conhecimentos técnicos para analisar os dados e conferi-los, fornecer informações úteis objetivo registrar e controlar o patrimônio das empresas.

O papel do contador é emitir relatórios analisando documentos como: balancetes, balanço, demonstrativo de resultados, índices financeiros, relatórios de entrada e saída, relatórios de contas específicas (como caixa e bancos) entre outros.

Uma das funções mais importante desse profissional é comparar os fechamentos com os dos períodos anteriores e assim verificar a evolução do negócio.

Dessa forma, é possível sinalizar os pontos que a empresa falhou e corrigi-los, bem como salientar os pontos positivos e criar estratégias de como aumentar os resultados.

Portanto, conte com um profissional de confiança para cuidar das informações da sua empresa.

O que apurar para o fechamento mensal?

Antes de começar, é importante realizar o fechamento por etapas de acordo com a listagem a seguir:

Ativos

Resumidamente, os ativos de uma empresa são os seus bens. Neste montante estão inclusos os títulos financeiros, ações, mercadorias, patentes, entre outros recursos que façam parte do patrimônio e seja um investimento da empresa.

Passivos

Ao contrário dos ativos, os passivos representam as obrigações das empresas como os salários, remunerações, encargos, empréstimos, financiamentos a pagar, fornecedores, tributos, provisões etc.

Patrimônio

Conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa ou entidade.

Receitas

Todo capital entra em função da atividade realizada pela empresa.

Despesas

Por fim, os gastos realizados pela empresa como luz, água, telefone, internet, matéria-prima, etc.

Documentos necessários

Trabalhistas: FGTS, salários, férias, pró-labore, atestados, vale-transporte, serviços contratados

Fiscais: arquivos eletrônicos (arquivos do Sped Fiscal e redução Z),notas fiscais e comprovantes de pagamentos de impostos.

Contábeis: recibos e contratos (honorários, locações, etc), comprovantes (despesas e receitas) e arquivos eletrônicos como extratos em formato OFX, extratos bancários, cartões de crédito, empréstimos, etc.

Dicas para fazer o fechamento mensal com mais eficiência

Se por um lado o contador fica responsável por fazer os lançamentos de informações como cálculos trabalhistas, impostos e  etc ,por outro lado, é o departamento financeiro que reúne os documentos como notas fiscais, contratos, extratos bancários, comprovantes, relatórios e os dados recolhidos pelo contador para analisar a situação financeira da empresa.

E o que antes era considerado como um processo  burocrático, o fluxo de caixa teve transformações significativas com a chegada de diversos softwares. Hoje é possível ter acompanhamento em tempo real dos fluxos de caixa da sua empresa, sem trabalhos manuais, o que torna um fechamento de mês mais eficiente. 

É imprescindível analisar e consolidar os seguintes fatores:

  • Faturamento
  • Folha de pagamento
  • Consolidação de fluxo de caixa
  • Apuração de impostos
  • Controle de estoque
  • Escrituração Contábil

Após apurar todas as informações necessárias, é chegada a hora de realizar o fechamento. Basicamente, para realizar o fechamento é preciso conferir todos os cálculos trabalhistas e livros obrigatórios da empresa, fazer o balanço das contas, avaliar os estoques e analisar se há divergências de valores.

Ferramentas de auxílio para o fechamento 

Conforme falamos aqui neste conteúdo,  fazer o fechamento mensal de uma empresa requer muita paciência, atenção e organização, pois o menor erro pode trazer sérios prejuízos. 

Para reduzir esses problemas, o aconselhado investir em um sistema de gestão que possui ferramentas online para uma boa gestão empresarial. 

O vhsys é uma plataforma completa que além de te ajudar no controle financeiro, também emite notas fiscais, gerencia seu estoque  e permite o maior controle do seu negócio.

Experimente grátis agora mesmo e descubra todas as funcionalidades para agregar no seu negócio e no seu fechamento 🙂

Renata Helly
Empreendedora, formada em Marketing, Analista de SEO e responsável pela redação geral do blog vhsys. Possui certificações em criação de conteúdo para web, e marketing de conteúdo. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrou na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como ela.

Assuntos relacionados

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Talyta, tudo bem?
      Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!

      Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog 😉 Faça a sua inscrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.