Gestão financeira: o que considerar no fechamento mensal da empresa?

Fernando

Gestão financeira: o que considerar no fechamento mensal da empresa?

A garantia da saúde financeira de uma empresa está no trabalho contábil organizado e bem executado. Para uma empresa, é importante trabalhar não apenas com profissionais e ferramentas de qualidade como também é imprescindível que os gestores tenham conhecimento dos procedimentos ideais para o trabalho contábil empresarial.

Por ser um elemento fundamental na administração de qualquer organização, a contabilidade é o elemento que induz o gestor nas tomadas de decisões pertinentes ao crescimento do seu negócio já que, a partir dos resultados contábeis, pode-se mensurar o que funciona e o que funciona em uma empresa, estabelecer metas, entre outras tarefas importantes.

Portanto, preparamos esse artigo para auxiliar com algumas dicas para um fechamento mensal eficiente da sua empresa.

Quem é o responsável pelo fechamento mensal?

O fechamento, realizado todo início do mês para registrar a movimentação dos 30 dias anteriores, geralmente é realizado em conjunto entre o departamento financeiro e o contador da empresa.

Se por um lado o contador fica responsável por fazer os lançamentos de informações como cálculos trabalhistas, impostos e geração de livros obrigatórios, é o departamento financeiro quem reúne os documentos como notas fiscais, contratos, extratos bancários, comprovantes, relatórios e os dados recolhidos pelo contador para analisar a situação financeira da empresa.

O que precisa apurar para o fechamento mensal?

Antes de começar, é importante realizar o fechamento por etapas de acordo com a listagem a seguir:

Ativos

Resumidamente falando, os ativos de uma empresa são os seus bens. Neste montante estão inclusos os títulos financeiros, ações, mercadorias, patentes, entre outros recursos que façam parte do patrimônio e seja um investimento da empresa.

Passivos

Ao contrário dos ativos, os passivos representam as obrigações das empresas como os salários, remunerações, encargos, empréstimos, financiamentos a pagar, fornecedores, tributos, provisões e etc.

Patrimônio

Conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa ou entidade.

Receitas

Todo capital que entra em função da atividade realizada pela empresa.

Despesas

Por fim, os gastos realizados pela empresa, como luz, água, telefone, internet, matéria-prima, etc.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Documentos necessários para o fechamento mensal

Trabalhistas: FGTS, salários, férias, pró-labore, atestados, vale-transporte, serviços contratados

Fiscais: arquivos eletrônicos (arquivos do Sped Fiscal e redução Z),notas fiscais e comprovantes de pagamentos de impostos.

Contábeis: recibos e contratos (honorários, locações, etc), comprovantes (despesas e receitas) e arquivos eletrônicos como extratos em formato OFC, extratos bancários, cartões de crédito, empréstimos, etc.

Controle de Estoque: É importante manter atualizado o registro do controle de estoque, pois é uma informação que influencia os demonstrativos financeiros.

Realizando o fechamento

Após apurar todas as informações necessárias, é chegada a hora de realizar o fechamento que é, basicamente, conferir todos os cálculos trabalhistas e livros obrigatórios da empresa, fazer o balanço das contas, avaliar os estoques e analisar se há divergências de valores.

Gestão financeira: o que considerar no fechamento mensal da empresa?Ferramentas de auxílio

Como pudemos observar, fazer o fechamento mensal de uma empresa requer muita paciência, atenção e organização pois, o menor erro pode trazer sérios prejuízos. Para reduzir esses problemas, é aconselhável utilizar uma ferramenta de gestão, como o sistema online de gestão empresarial VHSYS, um sistema completo que emite notas fiscais, gerencia seu estoque e permite o maior controle financeiro da sua empresa, entre outros recursos.

O sistema VHSYS possui uma loja de aplicativos com diversas ferramentas para o aprimoramento da gestão empresarial do seu negócio, como o aplicativo Controle de Bens, que sistematiza e controla todos os recursos de forma fácil, evitando perdas e prejuízos.

Experimente grátis para a organização e crescimento da sua empresa!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações