Conecte-se ao conhecimento

Controle de Estoque: como fazer uma gestão eficiente

Acredito que você sabe da importância de ter um controle de estoque, mas você sabe dizer porquê é tão importante controlar esse setor? Não?

Então acompanhe este post e descubra o motivo e a solução que vai te ajudar a manter o estoque organizado.

A importância de ter um controle de estoque

A organização e o controle do estoque é importante para qualquer empresa que trabalha diretamente com produção ou venda de mercadorias. 

Quando o empreendedor tem um gerenciamento efetivo, ele automaticamente protege a empresa de possíveis instabilidades na demanda de produtos e também garante um bom capital de giro. Além disso, também minimiza a carga horária administrativa dos funcionários.

Se analisarmos como um todo, as vantagens desse gerenciamento, com certeza, ajudam a garantir um alto nível de serviços aos clientes e nós te explicamos o motivo.

A quantidade de estoque da empresa pode gerar um impacto diretamente nas vendas e, automaticamente, nos lucros. Se o empreendimento não possui estoque suficiente para atender à demandas, ele precisa aumentar o tempo de espera.

Isso significa que as chances de perder não só as vendas, mas também os clientes, é enorme, pois leva o seu público aos concorrentes.

Mas acredite, não é só a falta de estoque que afeta a empresa, o excesso também!

Quanto o maior o tempo de um produto na prateleira, maior a chance de nunca ser vendido, além de saírem de moda ou se tornarem ultrapassado. Com essa situação, você provavelmente precisará promover diversas ações para lidar com as mercadorias paradas.

E aí surge a dúvida: como não exagerar na compra de mercadorias, atendendo à demandas dos clientes e, ainda, evitando a perda de vendas? A resposta é simples: controle de estoque.

Como fazer um controle de estoque efetivo?

Ser sobrecarregados pelas atividades do dia a dia e perder um certo controle geral da empresa é algo que acontece com facilidade e, na maioria das vezes, são nas pequenas empresas.

Se o crescimento do pequeno negócio faz o empreendedor abandonar aquele velho depósito para conseguir armazenar um número maior de produtos,  seus processos também devem ser modificados.

Todas as operações e estratégias da empresa devem ser planejadas com base na ideia de crescimento. Com isso, fica muito mais fácil lidar com qualquer tipo de eventualidade. 

A maior parte dos processos hoje são automatizados. Por isso, abandone cadernos ou planilhas para controlar seu estoque e procure um sistema de gestão com módulos integrados para facilitar não só este setor, mas como o resto de sua empresa.

Sistema para controle de estoque

Para que o estoque de uma empresa seja eficaz, a gestão precisa acontecer em tempo real. Ou seja, é preciso automatizar a rotina do setor para que não se perca nenhuma ação do dia a dia.

Além dessa automatização melhorar o controle, também faz com que o gestor economize um bom tempo entre as atividades. Você já imaginou ter que controlar a entrada e saída de mercadorias manualmente?

Mas não é somente a entrada e saída de mercadorias que faz um estoque funcionar. Para que o controle aconteça por completo, você também precisa de um sistema de gestão que te ofereça muito mais controle.

Conheça as funcionalidades do sistema vhsys para te ajudar no controle de estoque:

Controle de movimentações: Todos os registros no seus sistema sobre entrada e saída de mercadorias, valor médio de saídas, valor total de entradas, valor total de saídas do estoque. O controle é feito tanto via procedimentos do sistema ou movimentações manuais de acertos de estoque. 

Fluxo de caixa: Ao manter o controle de suas despesas e faturamento, além de manter suas contas em dia, você não passa aperto na hora de comprar de seus fornecedores.

Sistema PDV: A integração do sistema vhsys permite o registro da saída de um item logo após a venda na frente de caixa. Assim, você não precisa fazer essas ações individualmentes. 

Controle de compras: adiante suas necessidades de compras e evite prejuízo. Você consegue criar alertas e ordens de compra para deixar o estoque em dia e garantir a satisfação de seus clientes.

Relatório: Tenha dados precisos de saldo, histórico de movimentações, custo médio e inventário em poucos segundos e quando quiser.


O sistema vhsys é completo, pois ele possui módulos para fazer a gestão de todas as áreas da empresa e, além disso, os módulos são totalmente integrados.

Assim, você ganha mais agilidade no seu dia a dia e não precisa ficar saindo da tela de venda e ir para a tela de estoque dar saída em um produto, por exemplo.

Você também pode emitir todo os tipos de Nota Fiscal com o sistema, sem precisar se preocupar com um emissor a parte. 

Toda a gestão da sua empresa em um só lugar. Ficou curioso para saber mais? Faça um teste grátis por 7 dias e comprove a gestão completa na prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.