O sistema ERP é uma ferramenta capaz de fornecer aquilo que o gestor de uma empresa de pequeno porte precisa com rapidez e segurança. Além de outras informações que podem ser utilizadas para identificar janelas de oportunidade.
O que você vai encontrar?
ToggleEntretanto, é muito comum encontrar empreendedores que não conhecem o sistema, ou, que até sabem da sua existência, mas preferem não abandonar os velhos hábitos de administração da empresa. Se você faz parte desse grupo, veja a seguir mais informações sobre o software ERP e o seu poder de mudança em empresas de pequeno porte.
O que é um sistema ERP para empresas de pequeno porte?
Sistema de gestão empresarial, software de gestão, sistema ERP ou somente ERP, são várias as nomenclaturas que a ferramenta de gerenciamento tem. Ao pé da letra, ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resourcing Planning, que traduzindo para o português, significa Planejamento de Recursos da Empresa.
Ao refletirmos sobre o que envolve os recursos de funcionamento de uma empresa, logo vem a mente dinheiro, produtos para venda, comunicação, legalidade fiscal e, claro, mão-de-obra. Ou seja, o “planejamento” da sigla ERP é para se referir justamente à capacidade de reunir informações de todas essas frentes num só local.
Trazendo para os termos empreendedores, o sistema ERP consegue permitir que o empresário consiga acompanhar por uma única ferramenta:
- Controle de Vendas;
- Controle de Estoque;
- Gestão Financeira;
- Emissão de notas fiscais;
- Sistema PDV.
Além dessas funcionalidades, tem muitas outras que os sistemas ERP permitem. Claro, mudando conforme os modelos disponíveis no mercado.
Portanto, um sistema ERP numa empresa de pequeno porte nada mais é do que um programa que digitaliza e disponibiliza os principais dados de gestão que um empreendedor precisa ter acesso no dia a dia do seu negócio.
O que um sistema ERP muda numa empresa de pequeno porte?
Como já compreendemos o que é um ERP na teoria, é o momento de vermos quais são suas implicações práticas em uma EPP – Empresa de Pequeno Porte. Confira a seguir quais alterações o software de gestão pode fazer na rotina empresarial.
1. Otimização de processos
A maior e mais nítida ação prática do sistema em uma EPP com certeza é a otimização de processos. Por permitir a consulta de dados de diferentes áreas com muita rapidez e segurança, a ferramenta consegue diminuir o tempo de execução de algumas tarefas, como o controle financeiro, por exemplo.
2. Modernização e performance
Com processos mais estruturados e otimizados, é natural que consequentemente a performance aumente. Afinal, essa modernização possibilita analisar informações e realizar um gerenciamento mais eficiente na prática.
Isso torna também seu negócio muito mais competitivo, já que está atualizado com novas tecnologias e possui muito mais tempo para investir em estratégias de expansão.
3. Visão estratégica
Por falar em estratégia, a possibilidade de uma visualização macro e micro na ferramenta contribui muito com a visão estratégica da empresa. Isso porque o empreendedor consegue saber quais são as principais necessidades de cada setor, podendo assim criar soluções práticas que atendam mais de uma dor ao mesmo tempo.
Além disso, essa gestão unificada também contribui para a administração de recursos, pessoas, produtos, serviços e clientes. Afinal, os dados são acessados mais rapidamente por estarem integrados.
4. Centralização de informações
Já pensou em quanto tempo se perde a cada vez que precisa abrir todas as planilhas de controle de estoque? Ou pior, quando precisa consultar os livros caixa da empresa? Se precisar cruzar essas duas frentes, então, pode se preparar para algumas horas de análise.
Com um sistema ERP, tudo fica mais acessível, prático e rápido. Quando um cliente faz uma compra, o montante já fica registrado no fluxo de caixa, a baixa do produto já é feita no estoque e a transação já é acrescentada ao controle financeiro da empresa.
5. Escalabilidade
Possuir uma ferramenta que acompanhe o crescimento da empresa é um ponto de muita atenção nos negócios. Afinal, quanto maior o porte, mais processos surgem para ser gerenciados.
Um bom sistema ERP consegue trazer muita tranquilidade ao empreendedor no que diz respeito à escalabilidade, já que o software vem com estrutura suficiente para a realização de expansões e integrações que possam ser necessárias.
6. Redução de erros e de custos
Com tudo integrado e automatizado, as chances de erros são consideravelmente reduzidas. Afinal, o empreendedor ou seus funcionários não precisarão passar horas e horas fazendo o levantamento de despesas, receitas, produtos ou serviços, que podem levar a fadiga e, consequentemente, o erro humano.
Além da economia em diferentes ferramentas de gestão empresarial e recursos humanos, um ERP tem suporte próprio e atualizações, o que auxilia a deixar o empresário competitivo com seu negócio no mercado.
7. ROI
Quem tem uma pequena empresa sabe como o Retorno sobre Investimento (ROI) precisa ser sempre muito bem calculado. Pois, não há muito recurso disponível para apostar em soluções que não sejam efetivas na prática para o negócio.
Nesse sentido, o ERP se faz muito positivo quanto a ROI. Afinal, seu valor não é exorbitante já que é pensado justamente para EPP. Logo, é claro que o investimento vale a pena a longo prazo, já que promove maior produtividade, otimização e assertividade. Além de contribuir com o ganho de tempo para trabalhar na estratégia do negócio
8. Segurança de dados
Já pensou perder o histórico financeiro da empresa porque não investiu na ferramenta correta para fazer o controle? Com um sistema de gestão empresarial as chances disso ocorrer são mínimas. Afinal, tudo fica salvo no armazenamento em nuvem da empresa que está lhe prestando o serviço de software.
Além disso, essas empresas são preparadas para possíveis agentes nocivos que possam querer roubar seus dados. Testes e acompanhamentos são feitos regularmente para manter o sistema e informações do cliente sempre em segurança.
9. Controle de estoque
Perda de prazo de validade, desabastecimento e mercadoria paradas, todos esses fatos podem ser evitados com um bom ERP. Seu controle de estoque contribui para uma maior organização, já que permite a visualização do inventário de maneira digital.
Além disso, ter tangível em dados produtos que vendem mais ou menos contribui para planejar estratégias de vendas mais efetivas. Ações muito importantes para pequenos negócios.
10. Gestão fiscal
Com controle de contas a pagar e receber, fica mais fácil para o empresário fazer a gestão fiscal do seu negócio. Afinal, com tudo programado e previsto, é bem mais difícil perder prazos importantes.
Há também alguns ERPs que vem com a emissão de notas fiscais integrada ao módulo de compras, o que deixa tudo mais simples e prático no momento de cumprir as obrigações legais empresariais.
11. Gestão de clientes
Muitos ERPs trazem consigo funcionalidades e integrações para gestão de clientes. Isso é muito importante quando se trata de atrair mais vendas e fidelizar consumidores a marca. Disparo de e-mails e atendimento via WhatsApp são exemplos das ferramentas que podem ser encontradas integradas ao software de gestão.
12. Tomada de decisão
Por conseguir mapear diversos setores da empresa, o sistema ERP traz muita assertividade na tomada de decisão para os empreendedores. Seus relatórios gerenciais reúnem informações reais do negócio, permitindo que decisões sejam tomadas com maior segurança e agilidade.
Além disso, janelas de oportunidades podem ser identificadas com esses dados, contribuindo para a realização de investimentos nos momentos mais adequados ao negócio.
Sistema ERP vhsys para empresa de pequeno porte
O sistema ERP vhsys é um software de gestão empresarial desenvolvido para empresas de pequeno porte. Por meio de uma plataforma simples e intuitiva, ele auxilia o empresário na gestão do seu negócio, proporcionando ganho de tempo e produtividade.
O suporte do vhsys é humanizado, onde você possui um time de especialistas disponíveis sempre que precisar. Sem robôs, pessoas de verdade para te atender bem.
Acesse pelo computador, celular ou tablet de onde estiver. O vhsys possui um aplicativo para deixar a gestão empresarial na palma da mão do empresário.