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Estratégias sobre envio de mercadorias para e-commerce

Você sabe responder qual é o aspecto mais importante da sua Loja Virtual

Um dos principais erros é achar que o mais importante é sempre o financeiro, negligenciando outras questões que influenciam diretamente na performance das vendas online.

Principalmente agora, com o aumento do e-commerce, os consumidores estão considerando diferentes questões para concluir uma compra pela internet, como os detalhes sobre a forma de envio.

Implementar boas estratégias de envio na sua loja virtual é uma das etapas essenciais para expandir seu negócio online.

E sabendo disso, separamos aqui algumas dicas de estratégias para você se diferenciar de seus concorrentes e alavancar suas vendas no comércio online.

Conheça suas opções de envio

Antes mesmo de pensar em despachar os produtos, você precisa ter uma estratégia em termos de preço, para garantir que seus clientes não abandonem o carrinho, ao mesmo tempo em que reduz ao mínimo sua margem de lucro.

Veja algumas opções:

Frete grátis

A opção de envio grátis cresceu muito nos últimos meses e pode parecer a estratégia mais simples. Mas o que muitos esquecem é que o frete é grátis para os clientes, mas obviamente não para a sua empresa.

Ao oferecer a opção de frete grátis para seus, sua empresa precisará arcar com os custos da transportadora, além de certificar-se de que os valores de cada pedido são suficientes para cobrir os custos de envio.

Por isso, avalie o impacto dessa oferta para os resultados financeiros da empresa. Afinal, mesmo se você estiver vendendo mais, perder dinheiro em cada uma delas não trará resultados financeiros.

Apesar disso, veja alguns dos benefícios do frete grátis:

  • Efeito positivo nas taxas de conversão no funil de checkout;
  • Responde às expectativas dos clientes; 
  • Melhora a competitividade no mercado;
  • Maior chance de fidelizar clientes;
  • Aumento nas vendas.

Taxa fixa 

Uma forma eficaz de evitar os desafios do frete grátis é seguir o caminho da taxa fixa ou então da tabela.

O frete com taxa fixa independente do valor do pedido, geralmente, pode ser determinado pela localidade de recebimento. Antes de implementar efetivamente essa estratégia, faça um teste e avalie se para o seu modelo de negócio essa é a melhor opção.

Faça uma comunicação clara sobre o envio

Já imaginou estar comprando em alguma loja virtual e ao finalizar a compra ser surpreendido por custos de envio inesperado? Essa é a realidade de muitos consumidores.

Nessas situações, é muito provável que a taxa de abandono de carrinho seja alta, afinal, ninguém gosta de ser informado sobre valores somente no momento do pagamento.

Portanto, certifique-se de destacar quais são os custos de envio da sua loja online antes da finalização da compra. Isso evita que seus clientes fiquem chateados com  a sua marca e aumenta a chance deles voltarem a fazer negócio.

Integre sua Loja Virtual às transportadoras

Se você quer economizar tempo e ter mais efetividade na hora de escolher uma transportadora, calcular fretes, prazos e etiquetas inteligentes, é importante considerar uma ferramenta de integração à sua Loja Virtual.

Na Loja Virtual vhsys, os clientes contam com a integração da Frenet, que conecta a loja à transportadoras, motoboys e correios, além de possibilitar a criação de regras de frete, para gerenciar ainda melhor as formas de entrega.

Além disso, a integração da Loja Virtual vhsys e a Frenet traz de forma automática cálculo de fretes, prazos, etiquetas inteligentes, rastreamento das entregas e desconto exclusivo na compra das etiquetas.

Tudo isso em uma só interface.

Essa integração te ajuda com as estratégias aqui deste post e em muitas outras que você imaginar.

Faça um teste grátis hoje mesmo:

Informe o prazo de entrega

O prazo de entrega, assim como o valor de envio, deve estar claro para o cliente. Além disso, você precisa garantir que o prazo de entrega estipulado seja comprimido.

Para isso, uma das estratégias que você pode realizar é separar as principais regiões que você atende e considerar também qual é a sua principal forma de envio. Só assim você poderá informar prazos de entrega realistas para seus clientes. 

Possibilite o rastreamento da entrega

Uma forma de manter os clientes informados em relação aos pedidos realizados em sua loja, é permitir que rastreiem sua própria compra. 

O rastreamento, além de informar o local em que a mercadoria se encontra, também pode ser útil para resolver problemas no meio do caminho, como tentativas de entrega sem sucesso.

Forneça um bom serviço de devolução

O serviço de devolução da sua loja virtual deve ser tão bom quanto o processo de compra. Caso seus clientes tenham problemas com a devolução de produtos com a sua marca, a probabilidade de voltarem a fazer negócio é muito baixa. 

Por isso, aplique estratégias para facilitar esse processo, como a isenção de custos de envio de retorno acima de determinado valor. Com certeza seus clientes ficarão mais felizes com a resolução efetiva do problema.

Considere diferentes empresas para o envio

É muito comum que remetentes escolham apenas uma única transportadora para realizar os envios de sua loja virtual, pensando na agilidade na tomada de decisão, por não precisar pesquisar taxas ou solicitar orçamentos.

Apesar da economia de tempo, escolher apenas uma forma de transporte não oferece os mesmo benefícios do que ao escolher diferentes empresas. Veja os principais abaixo:

Poder de negociação

Contar apenas com uma operadora te deixa à mercê, sem ter muitas opções de negociação e de escolha de taxas. 

Diferente de quando você tem um acordo de exclusividade, a liberdade de escolha de empresa te dá maior autonomia para acompanhar e contratar os diferentes tipos de serviços que as outras operadoras oferecem. 

Transporte certo para a mercadoria certa

Se a sua empresa trabalha com diferentes tipos de remessas, com certeza, há uma transportadora diferente para cada tipo de envio.

Ao escolher uma transportadora específica para os diferentes tipos de remessa, além de conseguir taxas diferenciadas, você garante que o envio seja adequado para cada tipo de mercadoria e região.

Diminuição de riscos

Já imaginou contar apenas com uma transportadora e em algum momento o serviço não consegue mais atender as necessidades da sua loja? 

O tempo gasto para encontrar uma outra empresa pode prejudicar diretamente suas vendas e também a experiência de seus clientes com o tempo de entrega.

Por isso, é importante contar com uma segunda opção de transporte para não prejudicar o envio caso aconteça algum imprevisto.

Ofereça uma boa experiência de envio

Quando você envia um pedido realizado na sua loja online, realmente é muito difícil saber como ele chegará até o cliente. No meio do caminho a caixa pode amassar ou até mesmo acontecer um incidente com o item, como quebrar.

Assim, certifique-se que você usou a embalagem certa para o tipo de item que está enviando e se colocou etiquetas de aviso sobre fragilidade ou apontando o lado correto para cima.

Além dessas questões, você pode oferecer uma boa experiência de envio com uma boa apresentação do item, enviando algum cartão de agradecimento ou algum outro detalhe que faça seus clientes separarem sua marca das outras.

Esteja sempre disponível quando surgir um problema de envio

Embora pacotes perdidos ou danificados por uma transportadora não sejam necessariamente responsabilidade da sua empresa, é importante lembrar que seus clientes não verão as coisas dessa forma.

Você pode não ter perdido o pedido do cliente, mas escolheu a transportadora que perdeu a remessa. Isso significa que você deve se prontificar para resolver o problema da melhor forma possível.

Portanto, assim que um problema com o envio for relatado, você deve agir. Comece analisando, por exemplo: 

  • Detalhes de rastreamento da remessa online;
  • Se o endereço e as informações de contato foram inseridos corretamente;
  • Status de entrega com a transportadora.

Se você preza pela satisfação de seus clientes, fazê-los esperar pela entrega até que a transportadora localize o pacote perdido é inaceitável.

O que você pode fazer nessa situação é enviar uma substituição, considerando que eventualmente irá recuperar a perda quando a transportadora responsável localizar o item. Caso isso não aconteça, você pode pedir uma indenização pela remessa perdida ou danificada.

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