Ter clientes é muito bom. Mas ter clientes fiéis aos seus produtos e serviços é melhor ainda. Além da notável confiança depositada em sua empresa, a probabilidade deles indicarem seus serviços para amigos e familiares aumenta.
O que você vai encontrar?
ToggleMas como fidelizar clientes e fazer com que eles indiquem sua empresa?
Corresponda às expectativas
Não há prospecção de clientes sem o oferecimento de um bom produto ou serviço, bem como, não adianta ter o melhor e mais caro produto e não satisfazer o cliente. Você tem o que ele procura, agora trabalhe na forma que você irá o abordar para vender o seu produto.
Na terra dos maiores índices de reclamação no atendimento ao cliente, peca quem subestima a inteligência dos consumidores. Mantenha a qualidade dos seus produtos e cumpra com o prometido.
Respeite prazos, informe corretamente sobre formas de pagamento e seja solícito para resolver eventuais problemas. Além de criar uma boa relação entre sua empresa e seu cliente, você evita dores de cabeça por danos ao consumidor.
Um bom relacionamento com o cliente faz toda a diferença
Tem cliente que não gosta de prolongar muito a conversa ou ser importunado com ligações e mensagens, da mesma forma que há clientes que não dispensam um bom papo e aproveitam para tirar todas as suas dúvidas a cada telefonema. Encontrar o equilíbrio para lidar com essas disparidades facilita no relacionamento com seu público.
O conceito do cliente VIP é facilmente aplicado no dia a dia de muitas empresas. O chamado “cliente vip” é aquele cliente fiel que você, de alguma forma ou outra, acaba oferecendo um tratamento especial: antecipação de ofertas e lançamentos, pequenos brindes ou descontos (nada exorbitante e nada que você precise fazer com, absolutamente, todo os clientes). Enfim, todo e qualquer tratamento que você dá ao cliente que deixa claro que ele é especial para você.
Treine sua equipe
Atendimento ao cliente requer paciência, cautela e organização. Para que seu cliente tenha a melhor experiência possível com sua empresa, demonstre profissionalismo com uma equipe bem treinada para auxiliar e sanar as suas dúvidas em todos os canais de comunicação. Aliás, o bom atendimento começa no seu site e redes sociais.
As redes sociais permitiram a agilidade e espontaneidade em demonstrar insatisfação com um produto, serviço ou marca. Mas, apesar da exposição, também auxilia gestores a detectarem crises, contratempos e oportunidades de crescimento. Sendo assim, mantenha a sua equipe atualizada quanto ao que falam sobre a sua empresa nas redes para filtrar informações pertinentes ao seu desempenho e aprenda a utilizar as críticas para corrigir falhas. Através das críticas e sugestões fica mais prático perceber suas falhas, acertos e melhorar suas estratégias comerciais.
Honestidade é a chave para um bom negócio
Seja transparente com seus clientes e não os subestime. Quando você errar, seja sensato e não bata boca com clientes, principalmente através das redes sociais. Admita seus erros e se esforce para melhorar.
Seja honesto a respeito de quem é você, o que você tem a oferecer e quais são seus objetivos. Mostre aos seus clientes as vantagens de utilizar seus serviços ou comprar seus produtos e os deixem confortáveis para recusar ou não suas investidas.
Por fim, tenha em mente que nem sempre o cliente tem razão, mas, é a opinião dele que fará sua empresa se destacar ou desaparecer. Você não precisa fazer esforços absurdos para conquistá-los e agradá-los. Porém, trabalhar em pequenas mudanças de comportamento e investir na melhora de atendimento, podem ajudar sua empresa a manter clientes.