Conecte-se ao empreendedorismo

Atendimento ao cliente: entenda a importância

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Muitas empresas investem em promoções e estratégias de vendas. Porém, ignoram que o processo é mais amplo e complexo. Na construção da fidelização do público há mais coisas envolvidas, entre elas a forma de atendimento merece destaque. Para ajudá-lo, preparamos este artigo com dicas e formas de atendimento ao cliente. Preparado? Vamos lá.

Formas de atendimento ao cliente

Antes de tudo precisamos entender o que significa quando falamos em “atendimento ao cliente”.

O atendimento começa quando o cliente chega à sua loja, virtual ou física, é recebido por um vendedor, escolhe um produto e compra. Terminado quando ele paga e deixa sua loja. Certo? Errado.

Pré-vendas

Trata-se das ações que fazem com que o cliente deseje comprar em sua loja, e não em outras. Ela envolve a experiência em seu site, nas peças de publicidade. E, ainda, no relato de outros clientes. Você pode oferecer uma linha direta de contato com seus clientes, pode ser um número de telefone ou redes sociais onde o cliente terá suas dúvidas sanadas rapidamente.

Pós-vendas

O atendimento pós-vendas pode ser ativo ou receptivo. O pós-vendas ativo acontece quando o vendedor entra em contato com o cliente afim de verificar os níveis de satisfação com o produto, e com a experiência de compra de modo geral. Por meio dele é possível identificar ponto do atendimento que podem ser melhorados. Além disso, é um bom momento para indicar a disponibilidade em sanar dúvidas  e oferecer outros produtos e serviços que interessem ao cliente.

Já o pós-venda receptivo é caracterizado pela procura do cliente, é dizer, o comprador entra em contato para esclarecer dúvidas ou enviar reclamações. Esse tipo de atendimento é uma boa ferramenta de diagnóstico, pois informar quais as falhas. É importante ouvir o cliente, entender suas demandas, e acatar suas sugestões.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Canal aberto

Para fidelizar clientes é imprescindível se manter acessível. Sua empresa pode escolher os meios, sendo as mídias e redes sociais as mais indicadas. Isso porque permitem que o responsável por essa parte do atendimento esteja disponível para os clientes o maior tempo possível.

Linhas de telefone, redes sociais e outros aplicativos de mensagens em tempo real são muito importantes. E, para utilizá-los de maneira mais eficiente, indicamos a necessidade de manter um bom CRM à sua disposição. Falamos melhor sobre essa ferramenta. Ela possibilita que o atendente tenha todos os dados do cliente, podendo oferecer um atendimento personalizado.

Como sua empresa tem lidado com o atendimento ao cliente? Comente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!