Dicas de treinamentos para equipes

Consultor VHSYS

Dicas de treinamentos para equipes

Será difícil encontrar um gestor que duvide da importância do treinamento para equipes, no aumento da produtividade. No entanto, as vezes a falta de informação ou mesmo de tempo acaba por atrapalhar a prática dessas atividades. Pensando em ajudá-los, organizamos algumas dicas de treinamento de equipe, com foco no desenvolvimento interpessoal. Acompanhe!

Diagnóstico: O que minha equipe precisa?

Antes de organizar o treinamento para sua equipe é preciso realizar um diagnóstico da equipe. Nesse momento, serão levantadas as brechas de conhecimentos ou habilidades que seriam necessárias ao desenvolvimento proveitoso das atividades laborais. Por exemplo, imaginemos que sua empresa tenha começado a receber um número grande de clientes que falam espanhol e há apenas um funcionário que domine o idioma. Encontramos aqui um problema e também uma solução.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Para não sobrecarregar seu colaborador por que não utilizá-lo como um replicador? Pense em um treinamento em que ele possa transmitir seus conhecimentos linguísticos aos demais. Essa é uma maneira de suprir suas necessidades internas e ainda promover laços mais estreitos entre os membros da equipe.

Essa atitude ajuda ainda valorizar uma característica de sua equipe. Essa atitude, em geral, acaba por motivar e engajar os colaboradores.

Preparar o treinamento

Como afirmamos acima, as vezes a solução está em sua empresa. Em outros casos será necessário buscar em outros espaços a resposta.

Nesse momento, avalie o custo-benefício possível para tal ação. Algumas questões podem orientar esse processo:

Objetivo: uma meta clara facilita o desenvolvimento bem-sucedido do treinamento. Objetivos muito amplos podem desestimular.

Número de participantes: pense num número suficiente para que as atividades possam se desenrolar sem atropelos. Menos é mais. Se sua equipe for muito grande, divida-a em turnos ou dias.

Tempo, local e data. Defina uma duração que não seja muito cansativa. Pense no bem-estar de seus trabalhadores. O dia, assim como a data, devem ser adequados para as atividades. Evite ocupar dias de folga ou feriados.

Mensuração: Crie indicativos que ajudem a medir a qualidade do treinamento e se ele foi proveitoso.

Qual a metodologia?

Filmes, livros, palestra, aula expositiva, aula prática, jogos, oficinas práticas, estudos de caso, estudos de campo, grupos de estudos… são algumas opções de metodologias a serem empregadas. Para escolher a melhor pense nos critérios listados anteriormente, sobretudo, no espaço, tempo e quantidade de participantes. Isso ajudará a alcançar os resultados.

Como sua empresa realizar os treinamentos em equipe? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações