Começar a empreender online pode ser um desafio, mas já é a alternativa de muitos empreendedores. Segundo o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMA), no Brasil, surgem cerca de 20 mil novas empresas a cada mês. Entre elas, diversas estão presentes no meio digital. Isso porque a internet abre um leque de possibilidades, além de ser um ambiente de baixo custo.
O que você vai encontrar?
ToggleApesar de ser muito mais fácil abrir um negócio pela rede, é preciso pensar que, assim como qualquer outro modelo de negócio, o mundo online também precisa ser estudado. Por isso, preparamos algumas dicas para que você evite erros e tenha sucesso no digital, confira!
1. Saiba qual é o seu capital social
Quanto será preciso para manter o seu negócio? Essa pergunta é importante no momento de abrir uma empresa, seja ela online ou física.
Capital social é a quantia bruta necessária para manter sua empresa, levando em consideração o tempo em que ela não dará lucro. Esse valor servirá como apoio para o seu crescimento, como investimento em equipamentos, contratações ou material de trabalho.
Pode ser difícil definir exatamente o quanto será preciso. Se você não tem certeza do valor, é recomendado iniciar com R$ 1.000,00 (sendo Empresário Individual ou Sociedade Limitada).
Caso precise, você conseguirá mudar depois. Lembre-se em ter praticidade neste processo para que você consiga lançar seus produtos ou serviços com prontidão.
2. Seja ágil
Falando nisso, é importante ter agilidade. Qualquer pessoa que tenha uma boa ideia ou tempo, consegue abrir um negócio online. Talvez outras pessoas também estejam pensando em oferecer o mesmo que a sua empresa. Pensar e agir rapidamente se torna um dos segredos para sair na frente da concorrência.
Por isso, coloque no papel o que realmente é necessário para começar as suas vendas online, como criar um site, analisar quais serão as opções de pagamento e como o usuário irá chegar até sua loja. Tudo dependerá do que você vai oferecer, mas lembre-se de testar todo o processo para que toda a experiência seja positiva.
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3. Teste suas ideias
Além de testar a funcionalidade do seu site, criar testes em geral é importante para otimizar seu negócio online. Talvez, uma simples mudança no design da sua loja ou no título de um e-mail marketing pode aumentar a sua conversão.
É uma maneira de ver o que funciona ou não. Tenha a mente aberta para testar novas hipóteses para divulgar sua loja e atrair clientes.
4. Conheça o seu consumidor
É importante conhecer a fundo o seu consumidor. Atingir o maior número de pessoas possível talvez não seja uma boa ideia para o seu negócio pois, dependendo do produto, a taxa de conversão pode ser baixíssima e você estará gastando dinheiro à toa.
Pensar no perfil de consumidor na hora de criar um anúncio ou algum conteúdo faz parte da estratégia de criação de personas.
As personas são a exemplificação do seu cliente ideal. Muitas pessoas confundem o termo com público-alvo, porém, não são a mesma coisa. A diferença é que público-alvo distingue apenas dados mais técnicos, como a idade, gênero e renda. Já as personas, envolvem muito mais características, que no final resultam na criação de um cliente ideal.
Para criar uma persona, você deve levar em consideração quais são os seus hábitos, quantos anos tem, o que ele gosta de fazer nos finais de semana, etc. Dessa maneira, na hora de criar um anúncio ou uma peça publicitária, você terá em mente esse perfil de usuário.
5. Seja referência sobre o seu produto ou serviço
As pessoas confiam muito mais em empresas que são autoridade na área que atuam. Uma das melhores maneiras de construir essa autoridade é criando um blog. Nele, você pode escrever sobre diversos temas que envolvem seu produto ou serviço.
O cabeleireiro Marcos Proença adotou a técnica no começo da sua carreira. Em seu blog, ele escreve sobre procedimentos do salão, tendências, dicas, entre outros. O “Blog do Pro” é um sucesso, e hoje, ele é visto como uma referência quando o assunto é cabelo.
O segredo é informar seu público e engajá-lo. Dessa maneira, eles estarão muito mais propensos a preferir seus produtos do que da concorrência.
6. Cuide da gestão
Após criar todas as estratégia e finalmente iniciar suas vendas online, é preciso acompanhar como está sendo o seu desempenho, a saúde financeira do seu negócio online.
Para isso, o ideal é investir em um sistema de gestão que te ajude nesse trabalho. Tenha preferência por sistemas que integrem tudo o que você vai precisar para fazer a gestão da sua empresa, como o VHSYS. Dessa forma, será possível:
- Fazer o controle financeiro do seu negócio;
- Emitir notas fiscais;
- Ter acesso ao controle de vendas (cadastrar clientes, emitir boletos, analisar relatório de vendas, etc);
- Conferir seu estoque e muito mais.
Cuidar da gestão não precisa ser algo cansativo e difícil de fazer. Com a ajuda de um sistema, você terá muito mais tempo para pensar em novas estratégias e maneiras de vender seus produtos!
Gostou das dicas? Tenho certeza que agora você terá muito mais confiança para criar seu negócio online!
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