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Dicas para lidar com a concorrência de mercado

Tempo de Leitura: 3 minutos
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Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

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Mesmo a mais inovadora das empresas enfrenta dificuldades para se posicionar na frente da concorrência. A disputa pela preferência dos consumidores é recorrente na vida de um negócio e, para obter vantagem competitiva, é preciso adotar algumas estratégias para se diferenciar dos outros e conquistar mais clientes.

Confira neste artigo algumas dicas para lidar com a concorrência:

Conheça seus concorrentes

Para alcançar seus objetivos é imprescindível entender o mercado. Por isso, pesquise qual o perfil da concorrência e analise quais são seus pontos fortes e fracos. Entender seus erros e acertos é o caminho para encontrar brechas e se posicionar bem diante dos consumidores. Verifique informações como o tempo de existência, preço, relacionamento com os clientes, presença ou não online, estratégias de comunicação e outros fatores relevantes de seus concorrentes. Com esse levantamento é mais fácil definir quais são os diferenciais da sua empresa.

Uma análise minuciosa da concorrência é um dos itens a serem avaliados no Plano de Negócios. A elaboração deste documento é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma organização. Caso sua empresa ainda não tenha um, confira este artigo e descubra como fazer esse estudo.

Aprenda com os outros

Observe os cases inspiradores em sua área de atuação e incorpore as estratégias de sucesso. O contrário também é válido: perceber quais foram as dificuldades e eventuais erros pode ajudá-lo a manter sua empresa longe de complicações.

No entanto, sempre leve em conta a realidade e contexto nos quais seu negócio e aquele que está sendo analisado estão inseridos, adaptando as ações para o perfil do seu produto ou serviço, público-alvo, região de atuação e outras variáveis.

Evite guerras de preços

Parece uma saída fácil, não é? Diminuir os preços para conquistar clientes. No entanto, essa pode ser uma estratégia falha: desvalorizar o produto pode complicar o fluxo de caixa e prejudicar o financeiro da sua empresa.

Além disso, os clientes nem sempre estão focados na questão econômica. Várias pesquisas apontam que o fator decisivo na efetivação da compra é a experiência, ou seja, os consumidores buscam satisfação e bom relacionamento com as empresas. Diminuir sua margem de lucro pode, consequentemente, afetar os investimentos em atendimento e outras áreas do seu negócio, afastando assim seu público.

Ética antes de tudo

Na concorrência de mercado não vale tudo. Não personalize a disputa, difame ou alimente intrigas. Perceba que os outros empreendedores fazem parte do mesmo grupo, com os mesmos interesses que você. Concorrentes hoje, parceiros amanhã, por que não?

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Foque na qualidade antes da quantidade

Esta é a regra de ouro. Como dito anteriormente, os clientes buscam por experiência. Então, se eles forem bem atendidos e obterem um produto e serviço de qualidade, pode estar certo que retornarão à sua empresa. Além disso, um cliente satisfeito é publicidade gratuita.

Para um diagnóstico de como sua empresa está encarando a concorrência de mercado, você pode responder às seguintes perguntas:

Foque na qualidade antes da quantidade


Quem são meus concorrentes?

Estão há muito tempo no mercado?
Como eles conduzem os negócios?
Como eles alcançam os clientes? É preço ou a qualidade?
Qual plataforma eles utilizam para divulgar seus produtos e/ou serviços?
Eles investem em publicidade? Estão nas redes sociais? Como?
O que posso aprender com eles? Quais seus pontos fortes? E os fracos?

Organize os processos da sua empresa e saia na frente!

Para estar à frente da concorrência, não basta ter o melhor produto ou serviço, os menores preços ou a campanha de marketing mais impactante. É preciso que os processos internos da sua empresa funcionem corretamente para que a ponta – o consumidor – tenha a experiência mais satisfatória possível.

O financeiro da empresa precisa estar em ordem para não tornar inevitável o aumento dos preços para cobrir gastos. O estoque deve estar bem organizado para disponibilizar o produto correto para o cliente que o desejar. Certos materiais e produtos são imprescindíveis para atender seus consumidores e não podem ser esquecidos no momento de realizar suas compras: todos esses casos (e tantos outros exemplos) podem ser melhorados com o uso de um sistema de gestão online. Este tipo de plataforma facilita as tarefas recorrentes de um negócio e ajuda o empreendedor a ter mais controle sobre as operações.

Com o VHSYS você pode fazer a gestão das áreas de vendas e faturamento, financeiro, estoque, compras e serviços – tudo no mesmo software e com a praticidade de apenas alguns cliques. Faça a emissão de notas fiscais, registre a entrada de mercadorias, realize o fluxo de caixa, contas a pagar e receber, giro de estoque e outras tarefas importantes com o sistema e otimize os processos internos da sua empresa.

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Redator vhsys

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