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Como elaborar um plano de negócios para 2021

Se você está começando um negócio, ou já tem uma empresa em atividade, mas não tem um plano de negócios, está no lugar certo!

Ter um bom planejamento é essencial não só para o funcionamento, mas também para o tão desejado sucesso. Sem essa etapa, as estratégias não são formuladas, dificultando as oportunidades, e perdendo esforços em projetos que não irão atender às demandas e expectativas do negócio.

Veja o que você vai ler aqui sobre plano de negócios:

O que é plano de negócios?

O chamado “plano de negócios” é um documento que resume os objetivos operacionais e financeiros de um negócio. Em outras palavras, é o roteiro de uma empresa para o sucesso. 

Nesse documento é descrito detalhadamente os planos e orçamentos que mostram como os objetivos do negócio serão alcançados.

Para quem está começando um negócio, elaborar esse plano é extremamente importante, pois esse documento ajudará a rastrear o sucesso da empresa ao longo do tempo, ou então identificar erros e ausência do que foi planejado.

Um detalhe muito importante do plano de negócios é que ele seja um documento vivo, ou seja, que possa ser alterado ou ajustado conforme os fatores do mundo real o mais rápido possível.

Veja abaixo a importância desse documento para o seu negócio:

Qual a importância do plano de negócios?

Ser o primeiro passo de uma nova empresa é o que faz do plano de negócios algo indispensável. Esse plano é o que vai direcionar a organização no caminho certo, interferindo diretamente no destino do negócio. 

“Antes mesmo de pensarmos em empreender, precisamos ter uma visão clara do que estamos fazendo, qual o nosso objetivo e o quanto de conhecimento temos para fazer as coisas funcionarem. Um plano de negócio é um desenho do que vem pela frente. Por exemplo, saber de fato que temos um empreendimento que possui um potencial bem desenhado e um futuro próspero. 

Uma dica de ouro é, antes de tudo, estudar seu mercado de atuação, conversar com pessoas e entender os concorrentes. Além disso, saiba exatamente onde vai se meter, para assim iniciar seu grande sonho e desenhar os traços de seu futuro em um plano de negócios.”

Reginaldo Stocco – CEO da vhsys

Itens que são indispensáveis em um plano de negócios

O plano de negócios é composto por determinados itens que vão detalhar cada área, os passos, os objetivos do negócio, questões financeiras etc.

Lembre-se: cada item será importante para que o seu negócio esteja totalmente alinhado com os objetivos maiores. Nesse momento cada detalhe importa e ajuda a construir o sucesso da empresa ao longo dos anos.

Confira abaixo quais são os itens que compõem um plano de negócios:

Resumo executivo 

O Resumo Executivo é um breve esboço do propósito e das metas da empresa. Embora seja um desafio colocar tudo em uma ou duas páginas, um bom resumo executivo inclui questões como: 

  • Descrição breve de produtos e serviços;
  • Resumo dos objetivos;
  • Viabilidade do projeto (breve análise da concorrência e sua principal vantagem competitiva); 
  • O potencial de crescimento;
  • Visão geral dos recursos financeiros.

Muitos consideram o resumo executivo a seção mais importante e decisiva do plano de negócios. Isso porque é a parte que vai dizer como sua empresa resolverá um problema específico e conseguirá lucro.

Por isso, é indispensável que essa seção mostre que isso é possível e que os pontos estão bem desenvolvidos e sustentados. 

Análise de mercado 

Na seção de Análise de Mercado você precisa descrever as perspectivas do setor e do mercado-alvo. É preciso saber quem são seus clientes, concorrentes, principais fornecedores etc.

Essa pesquisa mostrará o que outras empresas estão fazendo e quais são seus pontos fortes. Na pesquisa de mercado, procure principalmente por tendências. 

Algumas perguntas que podem te ajudar para fazer a pesquisa:

  • O que os concorrentes de sucesso fazem? 
  • Por que isso funciona? 
  • Qual é o preço aplicado?
  • O que faz com que os clientes comprem com eles?
  • A minha empresa pode fazer melhor?

Ao responder essas e outras perguntas, você estará com uma pesquisa de análise de mercado bem estruturada.

Organização e gestão

Aqui você deve descrever sua estrutura de negócio e gestão. Ou seja, informações como localização, equipamentos, instalações físicas etc.

Informações como capacidade produtividade, número de atendimentos possíveis por mês, quem é o responsável por determinadas atividades etc. também devem ser consideradas. Sobre os responsáveis por determinadas atividades, considere incluir currículos de membros-chave da equipe.

Outra questão a ser considerada nessa seção é a estrutura jurídica. Deixe claro se você tem ou pretende, futuramente, incorporar a empresa em uma corporação, formar sociedade, ou se é o único proprietário etc.

Serviço ou produto 

Na parte de Serviços ou Produtos você deve descrever o serviço que você oferece ou o produto que você vende. Esclareça a forma como isso beneficia seus clientes, bem como o ciclo de vida do produto.

Considere os seguintes pontos para fazer essa descrição:

  • Situação atual dos produtos ou serviços – está apenas na fase de ideia ou já tem algo pronto e estruturado?
  • Pesquisa de desenvolvimento e metas – como o produto será finalizado? Quais são as ações que ainda precisam ser feitas? Considere também, se tiver planos, os produtos/serviços futuros.
  • Fornecimento e atendimento – com quais fornecedores você adquire os produtos? Como você recebe? De onde vem as mercadorias?
  • Propriedade intelectual (quando houver) – direitos autorais, registro de patente etc. Se está na fase de pesquisa e desenvolvimento, descreva os detalhes.

Marketing e vendas

Um grande plano de negócios sempre incluirá um planejamento de marketing estratégico. Sua estratégia deve sempre evoluir e mudar para atender às suas necessidades exclusivas.

Lembre-se que o Marketing anda de mãos dadas com as vendas, assim, você deverá descrever também como uma venda acontecerá normalmente. 

Para essa seção, considere questões como:

  • Posicionamento – com você posiciona sua marca e seu serviço/produto. Qual é o ponto mais forte? Qualidade? Preço? O que destaca sua marca dos concorrentes?
  • Formas de promoção – onde você divulgará suas mensagens para atingir o seu público?
  • Força de venda – estrutura da equipe, treinamento dos colaboradores etc.
  • Estratégia de venda – como você planeja vender? Por telefone, site, visita aos clientes etc. Não esqueça aqui do funil de vendas.

Muito provavelmente você voltará nessa seção após fazer suas projeções financeiras. Por isso, certifique-se de descrever completamente as estratégias.

Planejamento financeiro 

Por último, mas não menos importante, chegou a hora de definir seus requisitos financeiros. Aqui, o principal objetivo é convencer o leitor de que seu negócio é estável e terá sucesso financeiro.

Para isso, é preciso descrever o quanto será preciso investir para concretizar a ideia do negócio, mapeando também onde gostaria de estar financeiramente no futuro. 

Nos casos em que a empresa já esteja atuando no mercado, os dados utilizados no plano de negócios serão do histórico do negócio, incluindo demonstrações financeiras como:

  • Declarações de renda;
  • Demonstrativos de fluxo de caixa;
  • Planilhas de balanço;
  • Demonstrativos e extratos de contas a receber e a pagar (se aplicável).

Mesmo que a sua empresa não tenha nenhum dado financeiro, as projeções precisarão ser colocadas no plano de negócios. Geralmente, isso é feito com base em pesquisas e análises sobre o setor e os principais concorrentes.

5 dicas para facilitar a criação do plano de negócios

Está precisando de algumas dicas para desenvolver o melhor plano de negócios possível? Então a gente vai te ajudar com isso!

Confira 5 dicas que vão facilitar na hora de desenvolver o documento da sua empresa:

Seja breve

A brevidade é um ponto importante no plano de negócios. Lembre-se que esse documento precisará ser lido por completo. Com isso, não exagere na quantidade de páginas. 

Mas atenção! Ser breve não significa ter um documento incompleto. 

Use conteúdo visual

Usar conteúdo visual no plano de negócio, como gráficos, tabelas e imagens, ajuda a ter uma compreensão rápida e fluida do conteúdo, além de ser uma ótima maneira de construir um documento breve. 

Conheça o público que vai ler o seu plano de negócios

Considere o possível público de interesse do documento na hora da elaboração. Caso os leitores não sejam da área, não use termos técnicos ou jargões. Isso pode dificultar a compreensão e fazê-los desistir do seu plano de negócios.

Seja realista 

Desde o início considere todos os desafios e oportunidades do seu negócio, sendo sempre honesto e transparente, não só com os leitores, mas com você mesmo. Isso pode evitar frustrações e dores de cabeça posteriormente.

Não se deixe intimidar 

O plano de negócios pode parecer um bicho de sete cabeças no início, mas não é. Lembre-se que ninguém conhece mais a sua empresa que você mesmo. Isso garante que o desenvolvimento do documento não seja tão desafiador quanto você pensa.


Como anda o desenvolvimento do seu plano de negócio? 🤔 Conte pra gente aqui abaixo:

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