As principais diferenças entre os conceitos de produto e serviço

Consultor VHSYS

Entenda os conceitos de produto e serviço.

Produto ou serviço? Pode parecer simples a pergunta. Mas em algum momento todo empreendedor teve ou terá que responde-lá. Será que minha empresa deve ter como foco serviço ou produto? Produto e serviço? Sim, há diferenças na gestão  de cada modelo de negócio. Entenda, continue lendo esse texto.

A diferença entre produto e serviços é que indicará como e quais investimentos serão necessários à sua empresa. Primeiro vamos entender os conceitos:

Produto é o resultado de uma atividade humana específica, ou mesmo de um processo natural. No caso que nos interessa ele designa bens de consumo ou comércio: mercadorias passíveis de venda. Uma televisão, por exemplo é um produto.

Já serviço é a realização de atividades, tarefas pontuais, que não necessariamente signifique a  venda de uma mercadoria. Fornecer TV a cabo é um serviço. Transportes, refeições e educação, por exemplo, também se enquadram em serviços.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Partindo dos conceitos podemos perceber a diferença? O produto pressupõe uma materialidade, pode ser tocado. Já serviços não. Os serviços caracterizam-se pela prestação e, em geral, não são bens perecíveis.  Uma televisão pode se tornar obsoleta ou estragar. Ao passo que o serviço de TV a cabo, por mais transformações que sofra, não sofre o mesmo processo, sua escassez está mais ligado às dificuldades operacionais e humanas envolvidas em sua produção.

Qual é melhor para minha empresa?

Essa é uma questão bastante complexa e para resolvê-la é preciso, antes de tudo, entender quais são seus objetivos enquanto empreendedor. O quanto está disposto a investir e quais os recursos humanos disponíveis.

Algumas empresas oferecem serviços e produtos de maneira conjunta. Isso porque um demanda a existência ou aquisição do outro. Nesses casos, é importante que o contratante e o contratado – empresa e clientes –  saibam quais as condições envolvidas e direitos de cada parte.

Definir qual a forma de atuação de uma empresa requer muita cautela e pesquisas. Entre os fatores determinantes estão, além da  escolha do produto e serviço oferecidos, entender como os consumidores se relacionam com esse nicho de mercado. Para isso, pesquisa de opinião costuma oferecer panoramas bastantes promissores.

A tendência tem sido de oferecer não apenas produtos ou serviços, mas experiências. Em outras palavras, entregar ao cliente algo que tem um significado afetivo em sua vida.

Sua empresa oferecer produtos ou serviços? E como foi a decisão? Compartilhe sua experiência conosco.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações