Conecte-se ao empreendedorismo

As principais diferenças entre os conceitos de produto e serviço

Tempo de Leitura: 3 minutos
VHSYS-produto-serviço
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Produto ou serviço? Pode parecer uma pergunta simples, mas em algum momento todo empreendedor teve ou terá que responder. Será que minha empresa deve ter como foco serviço ou produto? Produto e serviço? Sim, há diferenças na gestão de cada modelo de negócio. 

A diferença entre produto e serviços indicará como e quais investimentos serão necessários à sua empresa. Então, vamos aos conceitos:

Diferença entre produto e serviço

VHSYS-PRODUTO

O produto é o primeiro elemento que constitui o composto mercadológico. Ele é quem vai definir os demais elementos, pois só a partir do seu estudo é possível definir preço, propaganda e distribuição. 

Esse elemento é o resultado de uma atividade humana específica, ou mesmo de um processo natural. No caso que nos interessa, ele designa bens de consumo ou comércio: mercadorias passíveis de venda, como por exemplo, um televisor, um carro, um alimento etc.

No ramo da economia, produtos são bens duráveis e não duráveis que podem ser guardados e armazenados em estoque, podendo esgotar e perder o prazo de validade.  

VHSYS-SERVIÇO

O serviço é o produto de uma atividade humana que visa satisfazer uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material, oferecido oferecido por uma empresa para outra empresa ou consumidor final.

A configuração de serviço não permite que haja um consumidor com posse exclusiva da coisa adquirida. Os serviços prestados precisam oferecer benefícios, quando lhe é atribuído um preço, para que seja evidente para o comprador. 

A não materialidade do serviço faz com que o consumidor, antes de utilizar, saiba sobre a qualidade do que será oferecido à ele. Por exemplo, um serviço de tv a cabo, por mais modificações que sofra, não se prejudica com o mesmo processo que um TV que acaba de estragar.

Qual é o melhor para minha empresa?

Essa é uma questão bastante complexa e para resolvê-la, é preciso entender quais são seus objetivos enquanto empreendedor, bem como o quanto está disposto a investir e quais os recursos humanos disponíveis.

Algumas empresas oferecem serviços e produtos de maneira conjunta. Isso porque um demanda a existência ou aquisição do outro. Nesses casos, é importante que o contratante e o contratado – empresa e clientes –  saibam quais as condições envolvidas e direitos de cada parte.

Definir qual a forma de atuação de uma empresa requer muita cautela e pesquisas. Entre os fatores determinantes estão, além da  escolha do produto e serviço oferecidos, entender como os consumidores se relacionam com esse nicho de mercado. Para isso, pesquisa de opinião costuma oferecer panoramas bastantes promissores.

A tendência tem sido, não só oferecer apenas produtos ou serviços, mas experiências. Em outras palavras, entregar ao cliente algo que tem um significado afetivo em sua vida.

Diferença entre venda de produto e serviço

Toda empresa vende um produto, seja ele físico ou em forma de serviço. Porém, independente do que a empresa oferece, o relacionamento com o cliente é o que vai possibilitar alcançar o sucesso.

Esse sucesso do negócio, entre outros fatores, depende diretamente da experiência do cliente com aquilo o que é oferecido à ele. Sendo assim, ao padronizar o atendimento, a empresa pode prejudicar a experiência do cliente sem ter a intenção. 

Geralmente, as empresas que oferecem produtos possuem um atendimento igual com todos os clientes, o que faz a experiência do consumidor ser mais previsível. 

Além disso, existem diversas outras diferenças gerenciais básicas entre quem vende produtos e quem oferece serviços.

Sua empresa oferece produtos ou serviços? Como foi a decisão? Compartilhe sua experiência conosco.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!