Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Saiba o que é Frente de Caixa (PDV) e como funciona

O Ponto de Venda, também conhecido como Frente de Caixa, é o lugar onde as transações do comércio acontecem. Ou seja, é na Frente de Caixa que o cliente, por exemplo, faz o pagamento e recebe nota fiscal, e também onde a empresa tem controle sobre seu estoque após a venda, contas a receber e mais.

Basicamente, a Frente de Caixa é o famoso balcão, onde fica a caixa registradora, computador etc.

Apesar da definição ser clara, muitas pessoas ainda têm dificuldades para entender como funciona o sistema PDV, com relação aos processos administrativos, à procura de um bom software PDV online etc.

Por isso, criamos este artigo para sanar essas e outras dúvidas.

Acompanhe o conteúdo:

O que é Frente de Caixa (PDV)?

PDV é a abreviatura de “Ponto de Venda”, que se refere ao lugar onde uma transação pode acontecer, seja em relação a um produto ou então a um serviço.

Geralmente, esse é o lugar onde fica a caixa registradora, o computador para o controle interno da empresa, além da impressora para a emissão do documento fiscal. 

Por esse motivo, é importante que os processos de Frente de Caixa sejam bem estruturados e automatizados, para garantir agilidade na hora do atendimento aos clientes. 

Uma solução usada pela grande maioria das empresas para manter a agilidade na Frente de Caixa é o Sistema PDV.

Conheça um pouco mais no tópico abaixo:

O que é um sistema PDV?

Um software PDV é um sistema operacional, onde a empresa tem o controle de abertura e fechamento de caixa, troca de mercadorias, emissão de notas fiscais, cadastro de clientes e produto, e muito mais.

Tradicionalmente, esses sistemas PDV eram locais, ou seja, dependiam de um servidor local e só podiam ser acessados em uma área específica da loja, limitando o uso de equipamentos, como impressoras e leitores de código de barras.

Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu o PDV online, muito mais leve e fácil de atualizar do que o modelo local, pois não exige nenhum tipo de download na máquina utilizada para acesso.

Além disso, com o Ponto de Venda na nuvem, a empresa tem a liberdade de acessar o seu sistema de onde quiser. Isso significa mais autonomia para as empresas.

Principais funções de um sistema PDV

Uma boa solução de PDV é capaz de oferecer funções completas para gerenciar os processos da empresa em tempo real, ajudando a substituir equipamentos que geralmente eram utilizados na Frente de Caixa.

Conheça as principais funções e possibilidade de um sistema PDV:

Abertura de caixa

Muito comum em lugares que atendem consumidor final, a abertura de caixa é o processo de início de expediente, onde o caixa possui um valor específico, mas o suficiente para sustentar o repasse de troco aos clientes.

Fechamento de caixa

O fechamento de caixa é o processo inverso da abertura, que no caso serve para conferir os valores que entraram no caixa e compará-los com as vendas realizadas e também com as contas pagas naquele dia.

Trocas e Devoluções

Considerando a agilidade tão necessária no PDV, muitos sistemas já permitem a troca e devolução de produtos, sem que atrapalhe o controle de estoque e financeiro.

Nos sistemas PDV’s também é muito comum encontrar a função de Sangria de Caixa, que nada mais é do que a reiterada de um determinado valor, para garantir maior segurança nas transações feitas na Frente de Caixa. 

Relatórios de movimentação

Os relatórios de movimentação também são uma possibilidade dentro da maioria dos sistemas PDV. Nele, é possível analisar movimentações como sangria/retirada, entradas, data e hora, meio de pagamento etc

Documento fiscal

O sistema PDV também é capaz de permitir a emissão de nota fiscal logo após uma venda, aproveitando os dados do cliente para o preenchimento do documento. Além disso, dependendo do tipo da transação, apenas um recibo simples também pode ser impresso.

As vantagens do PDV para o negócio

Se você é do varejo e ainda não conta com um sistema PDV para gerenciar suas vendas, saiba que isso pode prejudicar o seu negócio.

Um sistema PDV é um instrumento indispensável para facilitar as operações comerciais de um negócio. Além disso, um PDV simplifica significativamente as tarefas de rotina.

Já pensou ter que usar sistemas diferentes para cuidar de todos os processos por trás de uma venda, como lançamento de estoque, emissão de documento fiscal e financeiro etc?

Caso ainda tenha dúvidas sobre as vantagens de investir em um PDV para o seu negócio, elas serão respondidas aqui!

Acompanhe agora as principais vantagens do PDV para o seu negócio:

Melhor gerenciamento de estoque

Quando você utiliza um PDV em seu negócio, não é apenas a venda que você está gerenciando, mas também os outros setores da sua empresa, como o estoque.

Com um sistema para Frente de Caixa, você consegue gerenciar em tempo real quais são os itens que saíram de seu estoque, além outros dados como número em estoque, estoque mínimo etc.

Se os produtos já estiverem cadastrados, basta fazer a leitura dos códigos de barra e inserir a quantidade no sistema, que automaticamente as informações são registradas no estoque.

Mais agilidade na Frente de Caixa

Quem trabalha com vendas balcão sabe o quanto a agilidade é importante para melhorar o atendimento aos clientes. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito para realizar uma compra.

O sistema PDV é uma ferramenta que traz ainda mais rapidez ao atendimento, pois com a integração do sistema com as outras áreas, você consegue finalizar a operação em vendas, estoque e financeiro em poucos minutos.

Com isso, além de deixar tudo organizado no negócio, seus clientes saem satisfeitos com a rapidez no atendimento.

Rapidez no pagamento

No mercado, já existem algumas opções de PDV integrado com maquininha de cartão, e isso também é essencial se você quer finalizar rapidamente suas vendas, para atender o máximo de clientes possível.  

A integração com maquininha de cartão é apenas uma das possibilidades, hoje, com os diferentes meios de pagamento, alguns sistemas também já aceitam o registro de pagamento via pix, carteira móvel, entre outros.

Melhor gestão de clientes

Todo negócio possui clientes fiéis que, sempre quando precisam, voltam para comprar mais sem pensar duas vezes. E para essas situações, o sistema PDV também tem um papel muito importante.

Com um sistema PDV, você pode documentar as informações de seus clientes, como nome, telefone, compras, e-mails etc. Com esses dados, você pode melhorar suas estratégias de comunicação, para manter seus clientes ainda mais engajados com a sua marca.

Diminuição de erros

Um sistema PDV é capaz de reduzir significativamente os erros nas atividades comerciais do seu negócio, como os níveis de estoque, onde você pode realizar troca e devoluções direto no sistema, sem precisar incluir ou retirar itens manualmente.

Além disso, o PDV cria automaticamente diferentes tipos de relatórios, levantando os números exatos do sistema, minimizando os erros.

A importância de escolher o PDV certo

Cada tipo de negócio possui suas especificidades que podem influenciar diretamente na escolha do tipo de PDV escolhido.

Por exemplo, o fluxo comercial de uma loja pequena não é o mesmo de um supermercado, e é esse tipo de diferença que vai fazer com que um sistema PDV seja útil para uma empresa, mas não para a outra.

Vale lembrar que os próprios sistemas também possuem suas limitações ou funções consideradas apenas para um determinado tipo de negócio. Por isso, não olhe apenas para o preço na hora de investir em um PDV para o seu negócio.

Além disso, veja abaixo outros pontos que são interessantes para você considerar ao escolher um PDV:

  • Usabilidade;
  • Software local ou em nuvem;
  • Treinamento;
  • Suporte;
  • Integração com outras áreas do negócio;
  • Escalável.

Lembre-se que a aquisição de um PDV pode ser crucial para o desenvolvimento do seu negócio, e se ele não atender exatamente suas necessidades, pode gerar apenas dores de cabeça.

Sistema PDV vhsys

Já que o assunto é PDV, é claro que temos uma ótima opção para o seu negócio: o sistema vhsys.

O vhsys é um sistema de gestão online, para micro e pequenos negócios, com módulos integrados, que possibilita uma gestão completa e eficiente da empresa.

No módulo de vendas do vhsys, além de recursos básicos como gestão de vendedores, controle de vendas e serviços recorrentes, integração para pagamento digitais etc. o sistema também possui controle de vendas PDV – Frente de Caixa.

O sistema PDV do vhsys traz mais praticidade na hora da venda, organizando todo o controle de forma automática. 

Além disso, o PDV vhsys com tudo o que a sua empresa precisa:

  • cadastros;
  • emissor de notas;
  • balança;
  • maquininha de cartão Stone e muito mais. 

Além disso, você faz reforços, sangria de valores e troca de produtos em poucos cliques.

Faça um teste grátis agora mesmo. Clique no link abaixo e veja tudo o que o vhsys pode fazer por você e pelo o seu negócio:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.