Como abrir um CNPJ?

Fernando

Como abrir um CNPJ?

Para que uma empresa seja reconhecida e formalizada é necessário ter o CNPJ reconhecido. O CNPJ é um número único que identifica a sua empresa. Neste artigo vamos falar sobre realizar o seu registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

E só depois de contar com um CNPJ que a empresa pode emitir nota fiscal, fazer compras e mesmo contratar serviços. Realizar essas atividades sem esse registro é ilegal, mesmo que sua empresa não conte com um espaço físico, como no caso dos E-commerce, por exemplo, vamos lá?

Onde obter o CNPJ?

O CNPJ é emitido pela Receita Federal, sua solicitação pode ser feita online. Ou ainda, é possível contratar um profissional que realize o processo por você.

Documentos necessários: preencha e envie a ficha cadastral de pessoa jurídica, FCJP, e o quadro de sócios e administradores, QSA.  Na ficha cadastral são informados dados da empresa como, razão social, tipo de atividade e endereço. No quadro de sócios serão informados os responsáveis legais pela empresa, bem como qual a participação de cada um na construção do capital da mesma. Existem diferentes tipos de sociedade possíveis, cada um dele têm um regime tributário específico. Informe-se.

Após enviar a solicitação, será gerado um recibo de entrega que deve ser bem guardado. Pois é por meio desse número que você acompanhará o andamento do pedido. A Receita irá fazer uma varredura para ver se há eventuais erros ou pendências. Caso haja algum problema você será informado do problema e como pode resolvê-lo. Caso contrário, você poderá imprimir os documentos que preencheu, que agora recebem o nome de Documento básico de Entrada no CNPJ.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Após imprimir os documentos, reconheça firma e encaminhe-os para a unidade cadastradora, ela será informada no processo eletrônico. Os documentos podem ser entregues pessoalmente ou por Correios. Não há prazo determinado para a conclusão desse processo, no entanto, o tempo médio é de cinco dias úteis. Todo o procedimento pode ser acompanhado pelo site.

Caso seu faturamento anual seja de até sessenta mil reais você pode se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). Confira nesse artigo mais informações sobre isso.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Alguma sugestão? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações