8 dicas para seu e-commerce atrair clientes e vender mais
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Gestão do Negócio

8 dicas para seu e-commerce atrair clientes e vender mais

8 dicas para seu e-commerce vender mais

A crise econômica que o Brasil vem enfrentando também trouxe reflexos para o mercado de comércio eletrônico. Uma pesquisa da Forrester, em parceria com o E-Commerce Brasil, realizada no ano passado e divulgada no fim de junho de 2017, avaliou a percepção dos comerciantes em relação a situação do país e de seu negócio online: 60% dos entrevistados responderam que notaram uma diminuição do consumo, prevendo que isso poderia impactar o crescimento de sua empresa nos 12 meses seguintes. Entretanto, segundo o estudo, 64% dos varejistas que participaram do questionário estão investindo mais em tecnologia como forma de superar o atual momento de dificuldade, priorizando as áreas de marketing, mobile e marketplaces.

Nesse momento de crise, é preciso que os empreendedores invistam em setores chaves do negócio e que busquem maneiras de conquistar seus consumidores. Confira algumas dicas para vender mais com seu e-commerce e atravessar o momento de recessão com mais segurança:

1- Cuide da usabilidade de seu site

O cliente deve ter facilidade em realizar as operações dentro da plataforma, pois qualquer complicação irá desmotivá-lo a finalizar a compra. Por isso, é necessário ter bastante atenção com o site do seu e-commerce: ele precisa ser rápido, com imagens em tamanho adequado (sem serem muito pequenas ou grandes demais), não estar carregado de anúncios (que podem atrapalhar a visualização dos usuários) e ter um bom design. Os botões e links precisam funcionar corretamente e o caminho entre a pesquisa e a compra deve ser a menor possível (ou seja, feita com poucos clicks).

Também é importante pensar na navegação mobile do seu site: cada vez mais acessos na internet provêm de celulares e tablets. Tenha uma versão específica para estes tipos de dispositivos, que se adapte ao tamanho da tela e permita o funcionamento correto das funcionalidades. Para conferir a usabilidade da página, existem diversos recursos na internet para verificar diferentes quesitos, entre eles, uma ferramenta gratuita do Google para testar a velocidade de sites na versão mobile para pequenas e médias empresas

2- Tenha uma imagem de credibilidade

Algumas pessoas ainda têm receio em fazer compras online por não confiarem nas plataformas. Existem muitos casos de vendas de produtos falsos, problemas na entrega e cobranças indevidas. A credibilidade de uma empresa é um dos maiores bens que ela pode ter e esse fator faz muita diferença na hora do consumidor escolher entre uma marca ou outra.

Atente-se a qualidade de seus produtos comercializados, o prazo de entregas, as informações disponibilizadas no site (para que não induzam o cliente ao erro) e aos comentários dos usuários a respeito do seu negócio. Não prometa mais do que pode cumprir. Ofereça um endereço ao cliente, mesmo que o do escritório, para passar uma imagem mais credível ao potencial comprador, defina as políticas de devolução e troca de produtos, zele pelos dados disponibilizados pelos usuários e invista na segurança do seu site.

3- Conheça seu público

Esse é um dos primeiros passos de qualquer negócio: para conquistar um cliente, é preciso conhecê-lo. Descubra qual a faixa etária que mais compra seu produto, gênero, localidade e quais canais são mais utilizados para direcionar o público ao seu e-commerce.

Além de usar as ferramentas de análise do site, Google ou redes sociais – Analytics -, faça um questionário a ser respondido após a compra, envie por e-mail para sua base de contatos ou o realize por telefone. Assim, você conhecerá melhor os hábitos do seu público e poderá criar estratégias mais focadas neles. Isso evita gastos desnecessários ao tentar vender para um grupo muito abrangente, enquanto apenas uma parte dele terá interesse em seu produto.

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4- Tenha um atendimento de qualidade

Um modo de fidelizar o cliente no seu e-commerce é oferecendo um bom atendimento. Tenha vários canais de comunicação com seu consumidor – telefone, chat, redes sociais, e-mail, entre outras possibilidades – e esteja atento às dúvidas, críticas e sugestões do público. Treine seus funcionários a fim de que estejam preparados para realizar um bom atendimento online.

Além disso, crie formas do cliente avaliar seus serviços para constante melhoramento: faça questionários com perguntas a respeito da qualidade do produto, das condições de entrega e do atendimento em seus diversos canais.

5- Invista em conteúdo

Saia do básico. Crie materiais extras para seus produtos comercializados: boas fotos, vídeos explicativos, tabelas e informações adicionais. Mantenha um blog com notícias, artigos e conteúdos de qualidade sobre o seu mercado, tendências, lançamentos, dicas e outros temas interessantes. Use de estratégias como newsletters e outros meios de comunicação para avisar seus contatos de novidades, promoções e informações pertinentes a eles. Assim, sua loja se destacará dos concorrentes e você ganhará credibilidade diante dos consumidores.

6- Utilize dados

Os dados são grandes amigos dos empreendedores. Com eles é possível fazer decisões mais conscientes, pois eles podem revelar detalhes importantes, oportunidades que passariam despercebidas ou até possíveis melhorias. Existem muitas ferramentas analytics na internet para obter diferentes tipos de informações.

No entanto, mais que conseguir esses dados, é preciso saber interpretá-los corretamente. Saber o que deve ser medido ou não. Pesquise, teste e planeje até encontrar as melhores métricas para seu negócio.

7- Planeje sua divulgação

Seus produtos não serão vendidos se ninguém os conhece. Invista em diferentes formas de anunciar seu comércio: faça contas em redes sociais e explore esses canais, use publicidade paga (links patrocinados), monte uma estratégia para conseguir um bom posicionamento nos sites de busca (SEO) ou até entre em marketplaces.

8 – Cuidado especial com a página de conversão

Uma área que precisa de bastante atenção é a de conversão. Facilite ao máximo o processo de compra do consumidor e o acesso a informações como preço do frete, descontos e descrição do produto. Nada mais frustrante do que um cliente que desiste no momento final do negócio. Planeje bem a usabilidade dessa página: os botões destacados, dados importantes visíveis, entre outras possibilidades que irão ajudar o consumidor a concluir sua compra.

Também permita várias opções de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e sistemas como Pagseguro e Paypal, abrangendo um público maior.

Dica bônus: use um bom sistema de gestão

Enquanto, para o cliente, o funcionamento de um e-commerce pode parecer simples, por trás de uma loja online há uma série de operações que precisam ser realizadas com eficiência para garantir uma boa entrega. O empreendedor sabe bem disso: são emissão de notas fiscais, entrada e saída de mercadorias, fluxo de caixa, contas a pagar e receber – entre tantas outras atividades que demandam tempo e atenção.

Para descomplicar essas ações, o sistema de gestão online VHSYS traz diversos recursos para deixar a administração mais prática e ágil. As suas funcionalidades permitem maior controle sobre as diferentes áreas de um negócio: desde financeiro, estoque, compras, vendas até serviços – tudo com relatórios detalhados.

Além disso, o sistema possui uma loja de aplicativos com integração ao Mercado Livre, Magento e Loja Integrada – e uma ferramenta para criar seu próprio e-commerce, a Loja Virtual. Com ela é possível personalizar vários detalhes da sua página, aceitar diversas opções de pagamento e utilizar um ambiente seguro para seu negócio.

Confira os benefícios da Loja Virtual do sistema VHSYS e faça também um teste com o software de gestão.

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

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