Confira algumas dicas de como aplicar desconto em nota fiscal

Desconto em nota fiscal: como aplicar?

Consultor VHSYS

Dar desconto em nota fiscal na hora da emissão pode causar alguma confusão para que não está familiarizado com o processo. Para ajudá-lo, preparamos este artigo. Vamos falar sobre qual a forma de escriturar os descontos na nota fiscal.

Para as notas modelo 1/1A, no papel, não existiam muitas regras. Era possível informar o desconto apenas no total da nota, ou descriminado em cada item. Na nota fiscal eletrônica, NF-e, no entanto, a maneira de indicar o desconto é padronizada.

A nota fiscal eletrônica exige que o desconto seja especificado em cada item, o que significa não é possível indicar o desconto apenas no total da nf-e. Imaginemos que o desconto oferecido é de 10% no valor da nota. Isso significa que o valor correspondente para cada item deve ser anotado. O campo desconto da nota fiscal eletrônica não é um campo obrigatório, assim, alguns itens podem ser desconto, outros não.

Desconto em nota fiscal: como aplicar?

Após apontar quais itens têm desconto, o programa de Nota Fiscal realizar a soma e subtração dos descontos, no valor total da nota. Desse modo, sempre que houver desconto, os valores de comercialização, tributação e valor bruto serão informados sem o desconto. Os descontos serão considerados apenas no total geral.

O desconto na venda de mercadoria da nf-e faz parte da base de cálculo do ICMS?

Os descontos que forem concedidos sem condição específica não integrarão a base de cálculo do ICMS. Assim, quando uma operação conceder um desconto no valor da mercadoria, o ICMS será calculado sobre o valor com desconto. Em casos em que o “desconto condicional” ocorrer – em casos de pagamento antecipado, por exemplo, a base de cálculo do ICMS será o valor da mercadoria, sem o desconto.

É muito importante prestar atenção na hora de emitir suas notas fiscais. Isso porque como vimos acima, cometer algum equívoco pode fazer com que sua empresa pague, arque com custos tributários desnecessários.

Nosso blog tem outros artigo sobre notas fiscais, planejamento tributário e outras questões que podem interessá-los. Caso surja alguma dúvida, comente, quem sabe esse não é o tema de nosso próximo artigo?

Alguma sugestão?

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

2 COMENTÁRIOS

MARA
19/10/2017 - 10:36:37

Como fica o desconto na nf-e sobre serviços prestados? Devo emitir a nf-e com o valor líquido ou o valor bruto COM O DESCONTO ABAIXO para cálculo dos impostos: INSS, …

Rosana Moraes
28/11/2017 - 09:12:45

Olá Mara, tudo bem?

O desconto é feito sob o valor total da nota. Confira com a contabilidade da sua empresa como proceder no seu caso específico e, caso use o VHSYS, você também pode entrar em contato com nosso time de suporte: https://suporte.vhsys.com.br/

Para mais dúvidas a respeito de notas fiscais, você pode acessar outros artigos do nosso blog: https://blog.vhsys.com.br/

Até mais

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações