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Calendário 2024: feriados, datas comemorativas e comerciais [planilha]

Tempo de Leitura: 10 minutos
Calendário 2024 feriados, datas comemorativas e comerciais [planilha gratuita]
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Você já traçou suas metas para 2024? Eu espero que sim! Mas, você e seus colaboradores têm uma visão clara de como alcançá-las? Se nós pudéssemos escolher apenas uma dica para você poderíamos resumir em uma palavra PLANEJAMENTO para o calendário de 2024!

É claro que nossas dicas são ilimitadas então, preparamos para você um presente especial! Um calendário completo de 2024! com todos os feriados, datas comemorativas e comerciais! E aqui, neste artigo trouxemos dicas para que você possa transformar essa ferramenta em um de seus mais preciosos aliados. Vamos conferir?

Calendário comercial 2024 completo para download gratuito

2024 está repleto de oportunidades e desafios. Por isso, criamos um material especial que poderá ajudá-lo a planejar essa jornada: o calendário do empreendedor!

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Você já ouviu falar em “Deadline”, não é mesmo? Um termo muito utilizado por alguns empreendedores quando o assunto é a data limite de algum projeto, afinal de contas metas e datas caminham juntas e se não estiverem alinhadas, você muito provavelmente tem várias pontas soltas em seu planejamento. Sem uma visão ampla sobre o calendário anual, além de perder o “timing” você também perderá muitas datas importantes para o seu negócio. 

Vamos pegar o modelo de negócio de uma confeitaria! Dificilmente o empreendedor irá se esquecer da Páscoa, certo? Porém datas como: Dia do amigo e o dia da sogra podem facilmente passar despercebidas e, com elas, se vão novas oportunidades de negócio. 

Então o único caminho é transformar tudo isso em um diferencial competitivo e, com o calendário 2024 que preparamos para você, este desafio fica ainda mais fácil!

Baixe agora o nosso calendário 2024 gratuito, e comece a planejar o seu sucesso!

Calendário 2024 feriados, datas comemorativas e comerciais

Feriados Nacionais do Calendário de 2024

Outro ponto importante para um planejamento robusto é se preparar antecipadamente para os feriados nacionais, pois, estes feriados podem afetar severamente o comportamento dos consumidores. Pegando agora o exemplo de um restaurante localizado em ponto turístico, é provável que a sua demanda aumente durante esses feriados, e você precisa estar preparado. Vamos listar todos os feriados para que você possa ter uma ideia de qual deles irá afetar o seu negócio: 

  • 01 de janeiro: Ano Novo (segunda-feira)
  • 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira)
  • 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira)
  • 14 de fevereiro: Quarta Feira de Cinzas (quarta-feira)
  • 29 de março: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
  • 21 de abril: Tiradentes (domingo)
  • 01 de maio: Dia do Trabalho (quarta-feira)
  • 30 de Junho: Corpus Christi (quinta-feira)
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil (sábado)
  • 2 de novembro: Finados (sábado)
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
  • 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quarta-feira)
  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Feriados facultativos de 2024

Pontos facultativos são datas em que empresas do setor privado podem escolher se seus funcionários irão ou não folgar sem implicar em horas extras, esses pontos podem variar de acordo com a localidade, então sempre vale consultar a legislação da sua prefeitura combinado? No Rio de Janeiro, por exemplo, o Carnaval é feriado, diferente dos outros estados brasileiros em que o Carnaval é um ponto facultativo, separamos em uma lista os principais pontos facultativos, confira: 

  • 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira)
  • 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira)
  • 14 de fevereiro: Quarta Feira de Cinzas (quarta-feira)
  • 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira)
  • 28 de Outubro: Dia do Servidor Público Federal (sexta-feira)
  • 25 de dezembro: Véspera de Natal (terça-feira)
  • 31 de dezembro: Véspera Ano Novo (terça-feira)

Datas comemorativas do Calendário 2024

É claro que não poderíamos deixar de trazer elas que são tão esperadas principalmente pelos varejistas: as datas comemorativas! Vamos citar aqui, algumas das datas comemorativas mais relevantes para os empreendedores:

Janeiro 

  • 30 de janeiro: Dia da Saudade (terça-feira)

Fevereiro 

  • 14 de fevereiro: Dia da Amizade / Valentine’s Day (quarta-feira)

Março

  • 8 de março: Dia da Mulher (sexta-feira)

Abril

  • 1 de abril: Dia da Mentira (segunda-feira)
  • 28 de abril: Dia da Sogra (domingo)
  • 23 de abril: Dia Internacional do Livro (terça-feira)

Maio

  • 12 de maio: Dia das Mães (domingo)
  • 25 de maio: Dia do Trabalhador Rural (sábado)

Junho

  • 27 de junho: Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas (quinta-feira)

Julho

  • 10 de julho: Dia da Pizza (quarta-feira)
  • 26 de julho: Dia dos Avós (sexta-feira)

Agosto

  • 11 de agosto: Dia dos Pais (domingo)

Setembro

  • 5 de setembro: Dia dos Irmãos (quinta-feira)
  • 15 de setembro: Dia do Cliente (domingo)

Outubro

  • 15 de outubro: Dia do Professor (terça-feira)
  • 31 de outubro: Dia das Bruxas (quinta-feira)

Novembro

  • 29 de novembro: Black Friday (sexta-feira)

Dezembro

  • 2 de dezembro: Cyber Monday (segunda-feira)
  • 8 de dezembro: Dia da Família (domingo)
  • 26 de dezembro: Dia da Lembrança (quinta-feira)

Cada uma dessas datas pode se tornar uma incrível oportunidade para o seu negócio! Para conferir o calendário completo, clique aqui.

Para que servem as datas comemorativas?

As datas comemorativas são vistas como oportunidades, não apenas de aumentar  suas vendas mas, também de se conectar com o seu público, cada uma delas foi definida através de diversas histórias, acontecimentos e homenagens, por isso se tornam muito ricas quando o assunto é campanha e comunicação. 

Você pode despertar a necessidade de comprar aquele presente para agradar a sogra, ou até mesmo de homenagear os colaboradores em dias como, Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas ou no Dia do Trabalhador Rural, é claro que essas decisões devem ser baseadas no seu modelo de negócio. Aqui vão algumas dicas e ferramentas que você pode utilizar para se conectar ao seu público em datas como estas:

  • Calendário de Conteúdo: Utilize um calendário de conteúdo para planejar com antecedência suas postagens em datas comemorativas.
  • Redes Sociais: Aproveite as redes sociais para compartilhar conteúdo relacionado às datas comemorativas. Use hashtags e crie posts que incentivem a interação do público.
  • E-mail Marketing: Envie e-mails temáticos para seus leads, oferecendo promoções especiais, descontos ou conteúdo exclusivo relacionado à data.
  • Sorteios: Você também pode organizar sorteios, incentivando a participação dos seus clientes. Vale lembrar que você precisa se certificar de que as regras estejam claras e alinhadas com as normas da plataforma.
  • Vídeos e Lives: Crie vídeos temáticos ou faça transmissões ao vivo para criar uma conexão com seus clientes. Responda perguntas, compartilhe histórias e demonstre o lado humano da sua marca.
  • Co-branding (Parcerias): Faça parcerias com empresas e influenciadores que possam te auxiliar a ampliar o alcance das suas campanhas. 
  • Enquetes: Realize enquetes para entender o envolvimento do seu público em relação às datas comemorativas. 

Agora use e abuse da sua criatividade! E lembre-se não é uma receita de bolo, cada negócio possui as suas particularidades e um tipo de público, portanto, é super importante que você conheça muito bem seus clientes para definir a melhor estratégia.  

Calendário comercial 2024: como se preparar para as principais datas do comércio?

Agora vamos falar delas, as principais datas do comércio! Estas datas podem gerar dúvidas até mesmo para um empreendedor muito experiente, afinal de contas, datas como Black Friday e Dia das mães acontecem apenas uma vez ao ano. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor todas as oportunidades geradas por essas datas do calendário 2024.

Natal (25 de dezembro):

A muitos anos o Natal vem sendo uma das datas mais esperadas pelos varejistas, isso pode ser sintetizado através dos dados de uma pesquisa realizada pela CNDL, segundo a pesquisa os itens mais procurados nessa época do ano são Roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos. E é claro que não podemos deixar de destacar a grande quantidade de pessoas que vão às compras nesta data, cerca de 132,9 milhões de brasileiros em 2023, com um aumento de 5,6% referente ao ano anterior. Para que você esteja preparado para o próximo Natal trouxemos algumas dicas:

  • Decoração e Tematização: O clima festivo do Natal é um ótimo aliado dos empreendedores em qualquer ambiente, até mesmo no online, pois, além de chamar a atenção do consumidor, ele também incentiva a compra! Quem nunca se lembrou de comprar um presente após ver uma árvore de natal?    
  • Kits de Presentes: Facilite a escolha do seu cliente e aumente o seu ticket médio com kits personalizados, e se estiver ao seu alcance desenvolva embalagens exclusivas para essa época! Quando um produto se torna um presente a percepção de valor é muito maior.  
  • Campanhas Temáticas: Use essa data para se aproximar do seu cliente, crie campanhas personalizadas, envie sugestões de presentes. Lembrando das especificidades do seu negócio. 

Black Friday (última sexta-feira de novembro): 

Um dia de grandes descontos e promoções,que marca o início da temporada de compras de fim de ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust e ClearSale a data levantou cerca de R$ 5,23 bilhões em 2023, considerando apenas o e-commerce. Pode anotar as nossas dicas para se vender ainda mais em 2024:

  • Descontos Atraentes e Transparentes: Separe os seus melhores descontos para essa data! Na Black Friday é isso que o cliente procura! Vale lembrar que a transparência em relação a esses descontos também é muito importante para garantir a satisfação e a fidelidade do seu cliente. 
  • Ofertas limitadas: Trabalhe com ofertas limitadas para gerar o senso de urgência no seu cliente mas, não se esqueça de cumprir com a sua palavra para não causar o efeito reverso. 
  • Facilidades no Pagamento e Frete: Ofereça diversos meios de pagamento e facilite o frete, em uma data como a black friday isso pode ser o diferencial para que o cliente escolha o seu produto. 

Dia dos Namorados (12 de Junho):

Uma das principais datas comemorativas quando falamos em faturamento, o dia dos namorados movimentou cerca de 4,6 bilhões em 2023 segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). E também foi uma das primeiras datas a atingir o tão sonhado faturamento pós pandêmico. Para que você esteja preparado para vender ainda mais em 2024 as nossas dicas são:

  • Experiências Românticas: Se você é da área de serviços, promova experiências românticas como jantares, passeios ou pacotes especiais. Isso pode ser uma maneira única de diferenciar se destacar nessa data. 
  • Presentes Personalizados: Ofereça opções de produtos personalizados que os clientes possam adaptar para seus companheiros. Isso pode incluir itens gravados, produtos customizados ou até mesmo embalagens personalizadas.
  • Kits de Presentes: Aqui, a criação de Kits de presentes também é uma ótima estratégia, Essas combinações não se prendem apenas a presentes mas, também a pacotes de serviços, o grande objetivo aqui é ajudar o seu cliente no momento da escolha. 

Dia das Mães (segundo domingo de maio):

Considerada a segunda data mais lucrativa do ano, movimentando cerca de 33 bilhões em 2023, o dia das mães é uma data especial para a maioria da população e atinge vários tipos de setores, desde floriculturas até o turismo. Por isso é essencial que você esteja de olho nas dicas.

  • Presentes Personalizados: Ofereça opções de presentes personalizados que demonstram cuidado e consideração.
  • Envio de Mensagens Personalizadas: Envie e-mails ou mensagens promocionais personalizadas para seus clientes, destacando ofertas especiais para o Dia das Mães. Inclua sugestões de presentes, descontos exclusivos e é claro, uma mensagem carinhosa para conseguir atrair a atenção.
  • Eventos Especiais ou Promoções Limitadas: Organize eventos especiais, como noites de compras exclusivas, ou ofereça promoções limitadas para o Dia das Mães. Pode ser uma oportunidade de oferecer descontos, brindes ou serviços adicionais.

Dia dos Pais (segundo domingo de agosto em alguns lugares, terceiro domingo de junho em outros):

Segundo dados da CNC, o Dia dos Pais movimentou cerca de R$7,67 bilhões no ano de 2023 com um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior. Isso pode ser um sinal de que esse ano seja melhor ainda então, fique de olho em nossas dicas:

  • Eventos ou Atividades Especiais: Você pode organizar eventos especiais ou atividades temáticas para o Dia dos Pais, seja em lojas físicas ou online. Isso pode incluir workshops, transmissões ao vivo, ou experiências interativas que envolvam os clientes e ressaltam a importância da data.
  • Kits de Presentes e Embalagens Especiais: Em datas como essa, os kits especiais nunca falham e embalagens nunca falham. 
  • Programas de Fidelidade: Uma ótima dica também é a implementação de programas de fidelidade ou recompensas específicas para o Dia dos Pais. Ofereça pontos de recompensa adicionais, descontos exclusivos ou brindes especiais para clientes que realizarem compras durante esse período.

Páscoa (data móvel em março ou abril):

A páscoa também é uma data muito importante para nossa economia e, apresenta uma crescente de consumo referente ao ano passado com um crescimento de 2,2% entregando um faturamento de R$2,8 bilhões a economia brasileira segundo dados da radioagência.  Então, se você pretende aproveitar essa data, seguem as nossas dicas.  

  • Concursos ou Sorteios Divertidos: Realize concursos ou sorteios relacionados à Páscoa. Isso pode envolver os clientes, incentivando-os a participar e compartilhar fotos temáticas ou criar conteúdo especial. Essa ação poderá ajudar em qualquer tipo de negócio. 
  • Tenha Opções para Todos os Bolsos: Se você vende produtos diretamente relacionados a páscoa certifique-se de oferecer produtos em diferentes faixas de preço. Ter opções mais acessíveis permite que mais pessoas
  • Deixe o Ambiente de Compra no Clima da Páscoa: Principalmente para o varejo, essa dica é essencial, decore suas lojas físicas ou o site online com elementos festivos. Crie uma atmosfera de Páscoa para deixar a experiência de compra mais alegre e atraente.

Dia do Consumidor (15 de março):

Mesmo com queda de 12,9% referente a 2022 do dia do consumidor, ainda sim movimentou cerca de R$6,7 bilhões em 2023 segundo pesquisa da Neotrust. A data apresenta um grande potencial principalmente quando o assunto é venda online, então lá vão algumas dicas:

  • Ofertas Especiais para Todos: Faça promoções especiais que sejam atraentes para todos os clientes. Podem ser descontos em produtos populares, pacotes especiais ou brindes para compras acima de um certo valor.
  • Comunique-se Diretamente com Seus Clientes: Use os canais de comunicação direta com o seu cliente. Envie mensagens agradáveis, destaque as ofertas do Dia do Consumidor e responda todas às dúvidas ou preocupações.
  • Agradeça e Reconheça Seus Clientes: Mostre carinho pelos seus clientes. Pode ser por meio de agradecimentos especiais, brindes, ou até mesmo descontos exclusivos para clientes fiéis. Isso cria um vínculo positivo e incentiva a lealdade.

Dia das Crianças (12 de outubro):

O dia das crianças também está entre as datas mais importantes para vendas, e apresentando um crescimento otimista pós pandêmica, afinal, todos nós já compramos algum presente nesta data, não é mesmo? Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o crescimento entre 2022 e 2023 é de 8% isso mostra que em 2024 devemos estar preparados: 

  • Facilite a Experiência de Compra: Torne o processo de compra simples e intuitivo. Certifique-se de que o seu site seja fácil de navegar em caso de vendas online e, em caso de vendas offline, certifique-se de que a sua loja está preparada para aumento do fluxo próximo a data. 
  • Traga a magia para o seu negócio: Se você pretende aumentar as suas vendas no dia das crianças, traga a magia, ofereça brindes ou até mesmo traga personagens ao seu estabelecimento, caso o personagem seja um investimento muito alto, ofereça distrações para as crianças, como desenhos para colorir. 
  • Personalize Produtos ou Ofertas: Ofereça a opção de personalização em alguns produtos, como roupas, brinquedos ou acessórios. Itens personalizados, com o nome da criança ou cores preferidas, podem se tornar presentes únicos e especiais, atraindo os pais que buscam algo exclusivo.

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Agora que você já sabe quais são as datas mais importantes para o seu negócio é hora de colocar a mão na massa e fazer o seu planejamento anual. E é claro que estamos aqui para te ajudar, então não esqueça do presente especial que preparamos para você: o Calendário do empreendedor, baixe agora e comece a planejar o seu sucesso!

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Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

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