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Gestão do Negócio

Dicas para aumentar suas vendas com o Dia dos Pais

Dia dos Pais

As datas comemorativas são sempre boas oportunidades para o comércio impulsionar suas vendas e aumentar seu lucro. O Dia dos Pais é um dos períodos mais aguardados pelos comerciantes, sendo um momento estratégico para criar ações e campanhas especiais. Por conta da temática afetiva, as pessoas sempre buscam demonstrar seu carinho por seus pais, padrinhos e outras pessoas especiais, independentemente do valor monetário do presente.

A expectativa de vendas desse ano, mesmo com as dificuldades econômicas, é positiva. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o brasileiro irá gastar mais esse ano do que em 2016. Esse levantamento, realizado em todas as capitais, indica que 57% dos entrevistados têm a intenção de comprar presentes para a data, enquanto no ano passado o percentual era de 49%. No e-commerce, a diferença é ainda maior: segundo a consultoria de comércio eletrônico Ebit, a projeção é de um aumento de 11% das vendas em comparação ao ano passado.

Para receber um movimento maior de clientes com essa data, prepare sua loja física e/ou e-commerce e aumente suas vendas com essas dicas:

1- Variedade de preços

Ofereça uma grande gama de opções de presentes na sua loja, incluindo diversas faixas de valor. Assim, independentemente se seu cliente pretende comprar uma lembrancinha ou algo de maior valor monetário, ele será impactado pela sua marca e irá escolher seu produto. Use também a estratégia de vale-presente para conquistar os consumidores indecisos e trazer seus pais para seu comércio.

2- Monte kits especiais

Muitas pessoas preferem presentear seus entes queridos com um conjunto de produtos. Considere fazer kits de diferentes segmentações, como por preço, linha das mercadorias, perfil de cada pai (exemplo: sério, descolado, moderno, nostálgico, esportivo), entre outras ideias. Essa é uma boa estratégia para atrair os consumidores e ainda vender vários produtos de uma só vez.

3 – Comunicação diferenciada

Aproveite o momento e faça peças temáticas na comunicação da sua marca. Nas lojas físicas confeccione banners e cartazes, além de caprichar na vitrine; e crie anúncios virtuais para o comércio eletrônico. Também personalize seu site e faça campanhas especiais nas redes sociais. Nessa última mídia, é possível instigar o engajamento dos seus contatos, fortalecendo o relacionamento entre os seus clientes e sua marca. Tudo isso irá chamar a atenção para seu comércio, destacando sua empresa da concorrência.

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4 – E-mail marketing

Use essa ferramenta para nutrir o relacionamento do seu consumidor com sua empresa. Mande e-mails com ofertas especiais para sua base de contatos, incentivando suas compras, e também um e-mail especial para os pais – parabenizando-os pela data especial.

Para melhor eficiência dessa estratégia, é importante considerar o horário de envio (que influencia na taxa de abertura dos e-mails), a qualidade das fotos, o conteúdo do texto e dos títulos (criativos, mas não carregados de jargões de vendas) e confira se os links para seu e-commerce ou landing page estão funcionando corretamente.

5- Ações especiais

Uma dica sempre válida para chamar a atenção dos consumidores e estimular suas compras é realizar ações e promoções especiais. Descontos na aquisição de um produto a mais, cupons de sorteio após alcançar um determinado valor em compras, concursos e brindes personalizados são algumas ideias para realizar essa estratégia.

No entanto, nesses casos deve-se ter atenção com a legislação: algumas ações e promoções precisam da aprovação da Caixa Econômica Federal. Entre em contato com uma agência do banco e saiba mais como requerer essa permissão.

Dica especial:

Lembre-se do costume das pessoas de deixar as compras para a última hora: aproveite esse comportamento, principalmente na sexta-feira e sábado (11/08 e 12/08), e faça campanhas especiais e chamativas, além de estender o horário de atendimento para melhor comodidade dos seus clientes.

Impulsione suas vendas no Dia dos Pais

Aproveite as datas comemorativas para aumentar o movimento da sua loja e/ou e-commerce e faturar mais. O Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para isso. No entanto, além de seguir as dicas que você acabou de ler, atente-se ao treinamento dos seus funcionários e às operações administrativas. Quando cresce o número de vendas e de clientes, também multiplica-se as tarefas que devem ser feitas, como a emissão de notas fiscais e as de ordem de serviço.

Para que isso não se torne uma dificuldade no atendimento do cliente, nem que a empresa perca o controle dessas operações, uma boa opção é usar um sistema de gestão online para agilizar esses processos.

O VHSYS é um software prático e eficiente, com módulos que contemplam as diferentes áreas de uma empresa – vendas e faturamento, compras, estoque, financeiro e serviços – e recursos que irão facilitar e otimizar a gestão do seu negócio.

Nosso sistema ainda conta com uma loja de aplicativos integrada, disponibilizando várias ferramentas para as tarefas do cotidiano da sua empresa. Entre eles, há um aplicativo específico de E-mail Marketing. Ele pode ser usado nas campanhas de datas comemorativas como o Dia dos Pais e em outras ações de relacionamento com o cliente, enquanto o Envio de SMS pode avisar seus consumidores de promoções especiais e do horário de atendimento da suas lojas.

Além disso, com os aplicativos da VHSYS é possível integrar seu sistema com diversas plataformas de e-commerce, como Mercado Livre, Magento, Opencart, Loja Integrada e Tray.

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Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

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