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Fim do boleto sem registro: saiba o prazo e como emitir o registrado

Tempo de Leitura: 5 minutos
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O fim do boleto sem registro está próximo. Na busca de um maior controle dos pagamentos feitos via boleto bancário, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) estabeleceu que, desde o segundo semestre do ano de 2017, todo boleto bancário passasse a ser registrado pelos bancos, sendo o fim do boleto sem registro.

Tal medida foi tomada a partir do projeto Nova Plataforma de Cobrança com o intuito de impedir ações criminosas, como a fraude.

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Idealizado pela Febraban, o plano foi criado como meio de aperfeiçoamento, com mecanismos que oferecem maior controle e segurança a essa forma de pagamento, além de assegurar mais confiança e tranquilidade aos consumidores.

Assim, o boleto registrado se tornou uma norma. Neste texto, vamos mostrar para você mais informações sobre o fim do boleto sem registro, prazos, como emitir boleto com registro e muito mais. Confira!

O que é o boleto sem registro?

Este tipo de boleto não é registrado no sistema do banco e é emitido por quem irá receber o pagamento.

O cliente não poderia pagar esse documento após seu vencimento e o protesto ficava a cargo do responsável pela emissão.

A diferença entre ele e o modelo registrado é que a taxa de emissão é aplicada somente às cobranças pagas.

Esse é um dos pontos polêmicos da nova proposta, pois muitos clientes de e-commerce emitem os boletos da compra, mas desistem do negócio antes de quitá-los. E-book sobre boleto bancário

Com o modelo registrado, os lojistas pagam a taxa de emissão, mesmo que não recebam o pagamento do produto.

Além disso, se houvesse alteração na data ou valor da compra, no modelo sem registro era possível realizar essas mudanças sem ter que passar pela aprovação do banco para sua efetivação.

Essa taxa por emissão era um dos motivos por muitos empresários não utilizarem o boleto com registro, mesmo com o risco à segurança da operação.

Porém, a taxa traz algumas vantagens para os lojistas. Como o documento passa pelo crivo de um banco, existe maior proteção contra fraudes.

Um golpe recorrente cometido no modelo sem registro, no caso das compras pela internet, é a alteração dos dados bancários por meio de um vírus de computador, desviando o valor do pagamento para terceiros.

Por não ser registrado, não existem maneiras de contestar esse boleto.

Já demos uma prévia, mas vamos falar sobre as demais vantagens do boleto registrado ao decorrer do conteúdo.

O fim do boleto sem registro

A  Federação Brasileira de Bancos (Febraban) modificou as regras para emissão de boletos. Até o final de 2018 não será mais possível emitir boleto sem registro para novos clientes.

Com a nova regra em vigor, os boletos registrados passam a ser obrigatórios.

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Qual é o prazo limite para o fim do boleto sem registro?

A mudança obrigatória começou no início de 2018. Com tantas alterações, é preciso que você fique atento para não perder os prazos e realizar os registros dos boletos corretamente.

Confira abaixo as datas limites a partir de outubro:

Prazo finalFaixa de valor
06 de outubro de 2018Boletos de valor igual ou acima de R$ 50,00
20 de outubro de 2018Boletos de valor igual ou acima de R$0,01 ou mais
03 de novembro de 2018Inclusão de boletos de cartão de crédito, doações, entre outros.

Por que a Febraban optou pelo fim da emissão do boleto sem registro?

O alto número de fraudes envolvendo boletos sem registro foi o estopim e o motivo essencial que levou a Federação Brasileira de Bancos a elaborar a Nova Plataforma de Pagamentos.

Além disso, o método usado até os dias de hoje para realizar as cobranças é muito antigo, sendo o mesmo desde a época em que o código de barras passou a fazer parte do título de cobrança e o pagamento possível em qualquer banco.

Como funciona o boleto com registro?

Assim como o nome já sugere, o boleto com registro tem vínculo com o banco que fará a cobrança. Ao emitir, será gerada uma taxa que deve ser paga por quem receberá o valor, o comerciante, no caso.

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Então, a instituição financeira recebe um arquivo contendo os dados da pessoa ou empresa que irá quitar o boleto, a data de vencimento e o seu valor.

Vantagens do boleto registrado

Com o projeto Nova Plataforma da Cobrança da Febraban, algumas mudanças ocorreram no boleto. Essas mudanças trouxeram vantagens para as empresas e consumidores, algumas delas são:

Maior controle das operações

O boleto registrado funciona como um documento oficial. É possível saber se o pagamento foi concretizado, quando foi realizado e por qual serviço ou produto;

Evita o pagamento duplicado

O boleto com registro evita o pagamento duplicado da fatura. Antes, era muito comum os casos em que o cliente pagava a mesma fatura duas vezes sem perceber. Um transtorno para ele e para as empresas.

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Agora, quando o cliente tentar um boleto que já foi pago, ele receberá uma notificação com o aviso.

Mais segurança contra fraudes

De acordo com o próprio Febraban, no ano de 2016 as fraudes com boleto passaram dos 300 milhões de reais.

O boleto registrado também tem como objetivo minimizar esse risco. Sendo assim, todos os dados serão arquivados na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Assim, a instituição bancária poderá conferir se todas as informações referentes ao boleto estão de acordo.

Possibilidade de protesto do boleto

Com a emissão de boleto registrado a empresa pode protestar o boleto no caso de inadimplência.

Vale lembrar que o protesto do boleto não será feito de forma automática, cabe à empresa procurar o cartório de títulos da cidade e comprovar a dívida. É importante verificar com o cartório qual o processo correto para o protesto.

Mais eficiência para lojistas e empreendedores

O boleto registrado vai contribuir para a redução de erros de cálculo e multas e encargos por atraso.

Além disso, será possível fazer a atualização do valor do boleto sem a necessidade de emitir uma segunda via.

Mais vantagens para os clientes

Além de maior segurança na hora do pagamento, o cliente também terá outros benefícios.

Um dos mais atrativos está na possibilidade do pagamento de um boleto vencido em qualquer banco.

Além disso, também não será mais necessária a emissão da segunda via.

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Como preparar a minha empresa para emitir boleto registrado?

É recomendável se adaptar às mudanças o mais cedo possível, evitando erros quando for efetivada a implementação.

Tenha em mente a exigência dos dados e o pagamento das taxas adicionais dos bancos no momento de aderir ao programa e no planejamento financeiro da sua empresa.

Para adotar o modelo de boleto registrado, é necessário entrar em contato com o banco antes que o cliente quite a cobrança, além de enviar à instituição financeira o documento por meio do arquivo remessa.

Uma dica para facilitar todo esse processo é usar um sistema de gestão com uma ferramenta específica para a emissão de boletos bancários, pois ele automatiza essa operação.

Sistema de gestão com controle financeiro

Emita boletos registrado com mais praticidade

Com o vhsys, emitir boletos bancários se torna mais fácil, ágil e seguro.

É possível consultar o saldo da conta, solicitar transferências, verificar o histórico, receber e-mails de confirmação e visualizar relatórios detalhados – te dando maior controle na operação.

Além disso, com o aplicativo, você pode economizar dinheiro com as tarifas bancárias, pois só é realizado o pagamento de uma taxa fixa, cobrada apenas pelos boletos pagos.

Com a facilidade da emissão de boletos integrada ao VHSYS, você centraliza todas as áreas do seu negócio. Confira o vídeo sobre a ferramenta:

Faça um teste gratuito agora mesmo do nosso sistema e emita seus boletos com registro com muito mais facilidade.

Tudo certo para começar a emitir seus boletos com registro? Deixe seu comentário!

Redator vhsys

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