A NF possui algumas vantagens, tanto para as empresas que emitem ela, quanto para os consumidores. Você sabe quais são essas vantagens e por que é necessário se adequar a nota fiscal?
O que você vai encontrar?
ToggleVeja aqui as respostas para essas questões, além dos tipos de NF que o estado de Santa Catarina está emitindo.
veja a seguir o que você vai ler neste post!
Quais as vantagens da emissão de notas fiscais eletrônicas?
A Nota fiscal eletrônica tem como objetivo facilitar a vida de lojistas, produtores, empresas e também dos consumidores! Tudo isso porque ela é prática e pode ser acessada de maneira online, fato que traz uma série de benefícios.
Por exemplo, a NFC-e, ela veio para substituir o Cupom Fiscal que necessita de um sequência de exigências para que possa ser emitida, como por exemplo, o ECF, Emissor de Cupom Fiscal, que funciona como um impressora que está ligada ao Sefaz, Secretaria Estadual da Fazenda, entre outras exigências.
As NF-e, são muito mais práticas e possuem menos burocracia, veja as suas principais vantagens listadas abaixo!
- Permite uma emissão automatizada: é possível emitir essas notas de maneira automatizada, sem ser necessário preencher todos os campos do documento todas às vezes;
- Pode ser conectada a sistemas de gestão e de vendas: esses programas facilitam a emissão e também o controle das notas;
- Possui sistemas de segurança sofisticados e confiáveis: o sistema por trás das NF-e é muito seguro, isso porque estamos falando de sistemas que envolvem todo o estado, então toda a segurança é muito bem reforçada para que não haja vazamento de informações.
- Pode ser visualizada de maneira online: inserindo o código chave da nota no site do Sefaz é possível visualizar sua nota, de maneira rápida e simples!
- Produz o Danfe: ele se trata de um documento suporte, contém todas as informações importantes da NF de maneira resumida e que geralmente acompanha as mercadorias que são transportadas.
- Reduz a quantidade de papéis e de armazenamento: por se tratar de uma nota online, sua impressão não é sempre necessária. Todo seu armazenamento pode ser feito utilizando programas ERP, que além de armazenarem de maneira organizada, também realizam toda a emissão de forma simples e rápida.
- Facilita todas as questões burocráticas: por conta de toda a emissão ser realizada em contato com o Sefaz, eles já ficam cientes da nota gerada, minimizando toda burocracia posterior.
O que achou dessas vantagens? Podem ajudar muito no seu negócio, não acha?
Vale a pena deixar claro que o estado de Santa Catarina ainda não deu uma data para que o uso da NFC seja obrigatório, mas muito provavelmente não irá demorar muito, já que muitos estados estão se regularizando para isso.
Veja abaixo quais as notas fiscais eletrônicas que o estado de Santa Catarina está emitindo!
Quais tipos de NF Santa Catarina emite?
Por ter sido o último estado a liberar a emissão de notas eletrônicas, ainda há muito no que evoluir, até mesmo nos tipos de notas que estão emitindo. No momento, a Secretaria de Estado da Fazenda de SC está emitindo 6 tipos de notas eletrônicas.
Para entender melhor quais são suas diferenças e quais campos elas abrangem, fizemos um resumo de cada uma delas, de maneira simples e direta para que você tire todas suas dúvidas!
- Nota Fiscal Eletrônica, NF-e
A NF-e na verdade apenas substitui a Nota Fiscal comum e trás todos os benefícios que foram citados acima, portanto, ao invés de ser necessário diversos papéis para comprovar uma compra ou um serviço prestado, é possível utilizar apenas a NF-e.
Sua emissão é muito mais simples, ela pode ser acessada online, associada a programas de ERP para sua gestão, a segurança é muito maior, produz a DANF-e, entre outros.
Trata-se de uma tecnologia inovadora que trabalha a nosso favor e simplifica nosso dia a dia.
- Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, NFC-e
Diferente da nota anterior, essa possui uma função específica para seu uso. A NFC-e é uma nota que possui como objetivo documentar operações comerciais de venda, sejam elas presenciais ou online.
Sua existência é apenas digital, portanto é emitida e armazenada de maneira eletrônica. Seu uso é interno para Santa Catarina e ela não gera ICMS ao adquirente.
- Nota Fiscal de Produtor Eletrônica, NFP-e
Essa nota é específica para produtores primários, para isso é necessário ser inscrito e ativo no cadastro realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Essa nota é utilizada pelos produtores que optaram por realizar toda emissão de maneira eletrônica, obtendo todas as vantagens já citadas anteriormente! Além de aumentar a confiabilidade na transação que será realizada.
A NFP-e pode ser utilizada para diversos fins, como venda de maquinários, equipamentos, produtos agropecuários, entre outros.
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, NFA-e
A NFA-e é utilizada por contribuintes do estado de SC, mas que não possuem obrigatoriedade na emissão de NF-e. Portanto, é um sistema simples que pode ser feito completamente pela internet, para aqueles que sentem a necessidade de emitir uma nota de maneira ocasional.
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para não contribuintes
Esse é um serviço pioneiro no país, a NFA-e para não contribuintes é específica para aqueles que não possuem inscrição estadual, que não são obrigados a emitir documentos fiscal e nem NF-e.
- Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, NF3e
Essa nota tem o uso exclusivo para a substituição da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica física para uma nota eletrônica com validade jurídica garantida. Portanto, é uma nota que possibilita o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.
Tem dúvidas?
De como se regularizar e emitir essas notas? Nós te ajudamos nisso, e em outras questões relacionadas a gestão da sua empresa.
Obrigada por ler até aqui, estamos te presenteando com um teste grátis de 7 dias para você conhecer nosso ERP online, estamos ansiosos para ajudar seu negócio evoluir!
Basta clicar no banner abaixo e começar agora mesmo: