Conecte-se ao empreendedorismo

Tudo que você precisa saber emissão de nota fiscal SC

Tempo de Leitura: 4 minutos
O estado de Santa Catarina foi o último estado brasileiro a liberar a emissão de notas fiscais eletrônicas, por isso é necessário se atualizar o mais rápido possível sobre as notas fiscais.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A NF possui algumas vantagens, tanto para as empresas que emitem ela, quanto para os consumidores. Você sabe quais são essas vantagens e por que é necessário se adequar a nota fiscal?

Veja aqui as respostas para essas questões, além dos tipos de NF que o estado de Santa Catarina está emitindo.

veja a seguir o que você vai ler neste post!

Quais as vantagens da emissão de notas fiscais eletrônicas?

A Nota fiscal eletrônica tem como objetivo facilitar a vida de lojistas, produtores, empresas e também dos consumidores! Tudo isso porque ela é prática e pode ser acessada de maneira online, fato que traz uma série de benefícios.

Por exemplo, a NFC-e, ela veio para substituir o Cupom Fiscal que necessita de um sequência de exigências para que possa ser emitida, como por exemplo, o ECF, Emissor de Cupom Fiscal, que funciona como um impressora que está ligada ao Sefaz, Secretaria Estadual da Fazenda, entre outras exigências.

As NF-e, são muito mais práticas e possuem menos burocracia, veja as suas principais vantagens listadas abaixo!

  • Permite uma emissão automatizada: é possível emitir essas notas de maneira automatizada, sem ser necessário preencher todos os campos do documento todas às vezes;
  • Pode ser conectada a sistemas de gestão e de vendas: esses programas facilitam a emissão e também o controle das notas;
  • Possui sistemas de segurança sofisticados e confiáveis: o sistema por trás das NF-e é muito seguro, isso porque estamos falando de sistemas que envolvem todo o estado, então toda a segurança é muito bem reforçada para que não haja vazamento de informações.
  • Pode ser visualizada de maneira online: inserindo o código chave da nota no site do Sefaz é possível visualizar sua nota, de maneira rápida e simples!
  • Produz o Danfe: ele se trata de um documento suporte, contém todas as informações importantes da NF de maneira resumida e que geralmente acompanha as mercadorias que são transportadas.
  • Reduz a quantidade de papéis e de armazenamento: por se tratar de uma nota online, sua impressão não é sempre necessária. Todo seu armazenamento pode ser feito utilizando programas ERP, que além de armazenarem de maneira organizada, também realizam toda a emissão de forma simples e rápida.  
  • Facilita todas as questões burocráticas: por conta de toda a emissão ser realizada em contato com o Sefaz, eles já ficam cientes da nota gerada, minimizando toda burocracia posterior.

O que achou dessas vantagens? Podem ajudar muito no seu negócio, não acha?

Vale a pena deixar claro que o estado de Santa Catarina ainda não deu uma data para que o uso da NFC seja obrigatório, mas muito provavelmente não irá demorar muito, já que muitos estados estão se regularizando para isso.

Veja abaixo quais as notas fiscais eletrônicas que o estado de Santa Catarina está emitindo!

Quais tipos de NF Santa Catarina emite?

Por ter sido o último estado a liberar a emissão de notas eletrônicas, ainda há muito no que evoluir, até mesmo nos tipos de notas que estão emitindo. No momento, a Secretaria de Estado da Fazenda de SC está emitindo 6 tipos de notas eletrônicas.

Para entender melhor quais são suas diferenças e quais campos elas abrangem, fizemos um resumo de cada uma delas, de maneira simples e direta para que você tire todas suas dúvidas!

  • Nota Fiscal Eletrônica, NF-e

A NF-e na verdade apenas substitui a Nota Fiscal comum e trás todos os benefícios que foram citados acima, portanto, ao invés de ser necessário diversos papéis para comprovar uma compra ou um serviço prestado, é possível utilizar apenas a NF-e.

Sua emissão é muito mais simples, ela pode ser acessada online, associada a programas de ERP para sua gestão, a segurança é muito maior, produz a DANF-e, entre outros.

Trata-se de uma tecnologia inovadora que trabalha a nosso favor e simplifica nosso dia a dia.

  • Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, NFC-e

Diferente da nota anterior, essa possui uma função específica para seu uso. A NFC-e é uma nota que possui como objetivo documentar operações comerciais de venda, sejam elas presenciais ou online. 

Sua existência é apenas digital, portanto é emitida e armazenada de maneira eletrônica. Seu uso é interno para Santa Catarina e ela não gera ICMS ao adquirente.

  • Nota Fiscal de Produtor Eletrônica, NFP-e

Essa nota é específica para produtores primários, para isso é necessário ser inscrito e ativo no cadastro realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Essa nota é utilizada pelos produtores que optaram por realizar toda emissão de maneira eletrônica, obtendo todas as vantagens já citadas anteriormente! Além de aumentar a confiabilidade na transação que será realizada.

A NFP-e pode ser utilizada para diversos fins, como venda de maquinários, equipamentos, produtos agropecuários, entre outros. 

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, NFA-e

A NFA-e é utilizada por contribuintes do estado de SC, mas que não possuem obrigatoriedade na emissão de NF-e. Portanto, é um sistema simples que pode ser feito completamente pela internet, para aqueles que sentem a necessidade de emitir uma nota de maneira ocasional.

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para não contribuintes

Esse é um serviço pioneiro no país, a NFA-e para não contribuintes é específica para aqueles que não possuem inscrição estadual, que não são obrigados a emitir documentos fiscal e nem NF-e.

  • Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, NF3e 

Essa nota tem o uso exclusivo para a substituição da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica física para uma nota eletrônica com validade jurídica garantida. Portanto, é uma nota que possibilita o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.

Tem dúvidas?

De como se regularizar e emitir essas notas? Nós te ajudamos nisso, e em outras questões relacionadas a gestão da sua empresa.

Obrigada por ler até aqui, estamos te presenteando com um teste grátis de 7 dias para você conhecer nosso ERP online, estamos ansiosos para ajudar seu negócio evoluir!

Basta clicar no banner abaixo e começar agora mesmo:


emissor de nfc

Tudo que você precisa saber emissão de nota fiscal SC
Leticia Basso

Microempreendedora, Graduada em engenharia mecânica na UTFPR. Pesquisadora, apaixonada por buscar metodologias, e hipóteses em diversas áreas para conhecimento. Já realizou trabalhos voluntários com crianças na sua cidade,  tem certificações em criação de conteúdo para web, responsabilidade social e sustentabilidade, e grande experiência como Redatora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!