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Top 5 tendências do comércio eletrônico em 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos
Que nos dias atuais o consumo eletrônico, ou seja, aquele que acontece por meio da internet vem crescendo cada vez mais você já sabia, mas você entende o porquê disso?
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O Brasil é o sétimo país que mais vende eletronicamente no mundo e esse consumo acontece por diferentes motivos: comodidade, praticidade, preços menores, etc. Logo, se você possui um negócio, estar na internet é essencial.

Todavia, para vender eletronicamente não é necessário apenas estar presente no ambiente da internet, mas sim entender o comportamento dos usuários e quais as tendências do comércio eletrônico em determinado período.

E aí, ficou curioso e quer saber mais sobre as tendências do comércio eletrônico em 2022? Continue a leitura e entenda tudo o que você deseja saber sobre o assunto e muito mais!

Qual a tendência do comércio?

A tendência do comércio nos dias atuais é se tornar cada vez mais eletrônico e, com o advento da pandemia, essa tendência cresceu ainda mais.

Como já dissemos anteriormente, existem diversos motivos para que as pessoas prefiram comprar na internet atualmente e, esses motivos vêm ganhando cada vez mais força.

Seguindo essa tendência de crescimento, a cada dia o comércio eletrônico vai se modernizando, facilitando a vida dos seus usuários e criando novas formas de consumir.

Além disso, surgem novas tecnologias a todo momento que buscam melhorar ainda mais a qualidade desses serviços online. Isso acontece, pois onde há crescimento há investimento.

O que esperar da tecnologia para 2022?

Que o e-commerce aumentou durante a epidemia você já sabe, mas você sabia que essa é uma tendência que vai ficar por aqui? A menos que seja possível comer pessoalmente, as pessoas estão mudando sua dieta e os varejistas estão mudando seus métodos de marketing.

Muitas empresas ou lojas que antes estavam offline ou que não vendiam para longas distâncias agora estão fazendo isso e querem brilhar neste novo espaço. Por isso, novas tecnologias, ferramentas e técnicas surgem a cada dia com o objetivo de simplificar a vida de um empreendedor e, francamente, com o objetivo de promover o uso da internet.

Muitos empreendedores que querem se dar bem no comércio procuram deixar seus planos em dia. Mas como é que isto é feito? A internet é altamente considerada por sua excelente experiência de usuário. Portanto, a tecnologia em 2022 tende a potencializar ainda mais essa sensação.

Portanto, podemos esperar os sites mais avançados, pagamento facilitado, prazos de entrega mais curtos, novas formas de pagamento – como o pix, que surgiu no final de 2020 e é amplamente utilizado hoje, etc.


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E aí? agora que você já sabe de tudo isso, quer entender se o comércio eletrônico é um bom investimento?

O comércio eletrônico é um bom investimento?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, deve estar se perguntando: mas o comércio eletrônico é um bom investimento? Bem, sem dúvida nenhuma podemos afirmar que sim.

Com o crescimento das vendas online o comércio eletrônico se tornou um investimento ainda mais atrativo do que era a alguns anos atrás e, como já dissemos anteriormente, é essencial que uma empresa ou uma loja ocupe um lugar nesse terreno hoje em dia.

Mesmo com o investimento que deve-se fazer para que o seu site ou plataforma comecem a funcionar no mundo digital é vantajoso possuir essa forma de e-commerce atualmente.

A tendência é que esse consumo online cresça cada vez mais. Portanto, investir nesse cenário além de vantajoso é essencial.

5 tendências para adotar em 2023

Bem, agora que você já entendeu mais sobre o crescimento do comércio eletrônico e sobre a importância de marcar presença dentro desse mundo digital, que tal entender melhor sobre as tendências para adotar em 2023?

1- Entenda o comportamento do seu usuário. Cada marca, empresa ou loja possui uma persona diferente.

Portanto, entenda qual é a persona do seu negócio, qual o comportamento de compra do seu usuário e, principalmente, otimize seu funil de vendas. Essas estratégias te farão entender melhor onde você deve concentrar seus esforços!

Ainda falando sobre o usuário, outra grande tendência para 2023.

2-  Melhorar a experiência do usuário.

Cada vez mais os e-commerces vêm se especializando em proporcionar uma experiência perfeita para os usuários. Logo, invista em tornar a experiência de compra na sua plataforma o mais prazerosa possível.

Além dessas, outra grande tendência para 2023 é:

3- Proporcionar descontos e promoções para os consumidores. As promoções como cupons de desconto, brindes e frete grátis são uma boa prática, pois fazem com que usuário pense que está tendo uma vantagem em consumir no seu e-commerce e não no do concorrente.

Com essas práticas, além de efetuar algumas vendas a mais você também conquista o cliente e o fideliza, fazendo com que ele lembre da sua loja na próxima compra que precisar fazer.


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O interessante dessa estratégia é que todo mundo sai ganhando 🙂

4- Tendência é Marketing Omnichannel, que nada mais é do que uma estratégia de vendas que visa integrar diferentes canais de comunicação e divulgação para que assim, o usuário possa navegar por vários canais e mesmo assim conseguir uma experiência de qualidade.

Um bom exemplo dessa estratégia são as lojas que estão presentes em várias redes sociais. Logo, a empresa que posta uma foto de um produto no instagram que leva até o site está fazendo uma estratégia de Marketing Omnichannel.

Por fim, mas não menos importante:

5- Tendência para o comércio eletrônico em 2023 é o avanço na tecnologia para melhorias no setor.

Como já dissemos anteriormente, com o aumento das vendas onlines empresas de tecnologia estão buscando oferecer serviços ainda mais completos e aperfeiçoados.

Essa última tendência interliga tudo o que foi falado até o momento, pois só é possível promover uma boa experiência ao usuário e uma boa estratégia de marketing se as ferramentas e plataformas de vendas estiverem preparadas para isso.

Portanto, invista em tecnologia agregada à qualidade da experiência do usuário em 2022 e isso lhe renderá bons frutos.

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Top 5 tendências do comércio eletrônico em 2022
Brendha Romualdo

Microempreendedora, graduada em marketing digital, ciências humanas e sociais. Atuou na produção de conteúdo para web, como estagiária na câmera municipal, foi bolsista no programa de iniciação de docência e voluntário no projeto café sociológico. Tem como objetivo impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

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