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Storytelling ,a técnica inovadora para transmitir mensagem ao seu público

Tempo de Leitura: 5 minutos
Você já ouviu falar sobre Storytelling, mas não sabe o que isso significa? Bem, basicamente o Storytelling é a arte de contar histórias que associada à algumas técnicas de marketing e audiovisual pode se tornar uma ferramenta incrível para o seu negócio! Gostou e quer saber mais?
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Existem variais jeitos de contar historia porem existe uma técnica chamada de Storytelling (narrativa), conceito da arte de contar histórias de forma envolvente.

Nossa sociedade vive em constante evolução e o que conecta as pessoas são as histórias, o poder do Storytelling provoca sentimentos variados para cativar seus clientes, e ele pode ser aplicado em ações estratégicas na sua empresa. Se você quer ter mais ideias e saber apresenta-las de uma forma que prenda a atenção do seu público fizemos este artigo para você 🙂

Gostou e quer saber mais? Então continue a leitura abaixo:

Qual conceito de storytelling?

Você já ouviu falar sobre o termo Storytelling em algum lugar mas ainda não entende muito bem em que essa técnica pode ajudar no seu negócio? Fica tranquilo, que nós iremos te ajudar.

Bem, como já dissemos anteriormente o Storytelling é a arte de contar histórias atrelada a algumas técnicas de marketing e de audiovisual que têm como intuito despertar o interesse do seu público alvo. Além disso, o principal objetivo de quem trabalha com Storytelling é passar uma determinada mensagem ao consumidor daquela marca.

Através do Storytelling e de uma boa técnica, cria-se uma conexão com o público e desperta nele o interesse na sua marca, na sua história e, principalmente, no seu produto. Sendo assim, é possível afirmar que existem três técnicas principais que regem os princípios do Storytelling e podem te ajudar a impulsionar seu negócio. 

Logo, a primeira delas é a Técnica Narrativa. Nessa etapa de criação de conteúdo é importante definir as pautas que irão direcionar os conceitos e estratégias que serão utilizados. 

Depois de definir as pautas, surge a parte mais importante do Storytelling: a criação do conteúdo. Esse é o melhor momento para se empenhar e utilizar a criatividade, afinal é aqui que damos vida a contação de histórias.

Por fim, mas não menos importante, temos que pensar em como iremos expor e contar essa história. É importante lembrar que o Storytelling deve ser fluído, cativante, consistente e contínuo, pois assim ele irá gerar a emoção e o engajamento pretendido. 

O que é storytelling e quais os seus usos?

O Storytelling é a arte de contar histórias e a partir de então desenvolver uma relação com a sua persona. Mas como isso é feito? Você deve estar se perguntando. 

A arte de contar histórias é um costume muito antigo e, com o passar dos anos, essa técnica foi se desenvolvendo. Hoje em dia nas redes sociais é normal o uso de Storytelling para cativar consumidores virtualmente. Para entender melhor esse universo é necessário ter em mente que a contação de história além de cativar, promove identificação, despertam emoção e conduzem o público em uma jornada de aprendizado. 

Pense comigo, você está criando agora um perfil na rede social Instagram e têm que fazer sua primeira postagem. A maioria das pessoas postaria uma foto do seu produto ou um banner do seu serviço e aguardaria que os consumidores em potencial entrassem em contato. 

Todavia, uma pessoa que possui conhecimento sobre Storytelling utilizaria uma abordagem totalmente diferente. Por exemplo, ao postar a primeira imagem no seu perfil ele desenvolveria um texto que contasse um pouco da história da marca, ou ainda, desenvolveria uma sequência de posts nesse sentido. Dessa forma, ele despertaria o interesse do público para conhecer mais sobre o seu negócio e atrairia consumidores em potencial para a marca. Interessante, não é mesmo? 

Esse é apenas um dos usos do Storytelling. Existem pessoas que preferem contar uma história através de um vídeo, outros que preferem gerar uma identificação através dos Stories, etc. É uma infinidade de possibilidades e, a escolha é sua! Portanto, entenda mais sobre o assunto, faça pesquisas e continue a leitura abaixo que ainda temos muita coisa para te contar!

O que é storytelling exemplos?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é Storytelling é importante entender que existem diversas maneiras de contar essa história. Sendo assim, os principais tipos de conteúdo são: entretenimento, informativo, comunicação e oferta de serviço.

Logo, como o próprio nome já diz, o entretenimento é o tipo de Storytelling que deseja promover uma interação empolgante para quem consome seu conteúdo. Um bom exemplo desse tipo de interação são as Trends.

Já o conteúdo informativo, têm como objetivo informar o consumidor sobre algo, um bom exemplo são os vídeos que ensinam a fazer alguma coisa ou às recomendações de uso. Esse tipo de conteúdo é muito útil para quem vende determinado produto que precisa de instrução de uso. 

Além disso, também temos o Storytelling que deseja promover a comunicação entre o consumidor e a marca. Para isso, desenvolva conteúdos que motivem a interação das pessoas com a sua página. Quanto mais engajamento melhore, e por fim, temos a oferta de serviço. Esse tipo de Storytelling tem como objetivo facilitar a vida das pessoas através da resolução de um problema, fazendo com que as pessoas percam menos tempo e energia pensando naquele problema. 

Ou seja, nesse tipo de conteúdo, a marca demonstra como seu público pode resolver aquele problema, de modo que ele fique contente com o serviço que foi oferecido ali.

Como fazer uma boa storytelling para seu negócio

Para fazer um bom Storytelling é necessário levar em consideração alguns pontos essenciais, são eles: a mensagem que você quer passar, o ambiente que se passa a história, qual o personagem principal e qual conflito ele terá que superar. Sendo assim, vamos falar um pouquinho de cada uma delas. 

A mensagem é a parte fundamental do Storytelling, pois é a partir da definição dessa mensagem que todo o resto irá se desenvolver. Portanto, ao dar início a produção desse conteúdo pense bem sobre o que você quer mostrar com essa história. Se você quer inspirar alguém, motivar, cativar, etc. 

Depois de definir a mensagem que você quer passar é importante pensar sobre o ambiente em que essa história irá se desenvolver, pois isso é de suma importância. 

Pense comigo, se a mensagem que você quer passar é sobre amar ao próximo, não faz sentido nenhum contar essa história em um cenário de guerra, correto? Logo, é importante definir o cenário do Storytelling alinhado com a mensagem que você quer passar. 

Posteriormente, defina o seu personagem principal e lembre-se ele deve causar um sentimento de identificação com o seu público. Portanto, faça uma pesquisa sobre quem consome seus conteúdos e qual o perfil dessas pessoas, isso irá te ajudar no processo de identificação com a marca. 

Por fim, é necessário definir qual será o conflito da história. Assim como ao definir o personagem é importante pensar em um conflito que provoque identificação e emoção no seu público-alvo.

Pois dessa forma, ele se sentirá motivado a enfrentar certos desafios e lembrará da sua marca quando precisar de determinado produto ou serviço. 

Agora que você já sabe contar histórias de forma envolvente para seu publico.. como esta a sua rotina no dia a dia da sua empresa? tem sobrado tempo para focar em estratégias? não? então a vhsys tem a solução para você.

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Brendha Romualdo

Microempreendedora, graduada em marketing digital, ciências humanas e sociais. Atuou na produção de conteúdo para web, como estagiária na câmera municipal, foi bolsista no programa de iniciação de docência e voluntário no projeto café sociológico. Tem como objetivo impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

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