Conecte-se ao empreendedorismo

5 dicas para facilitar a gestão financeira do seu negócio.

Tempo de Leitura: 4 minutos
Empresas de sucesso sabem o que é e como devem fazer uma boa gestão financeira! Afinal, ela reúne um conjunto de processos que bem executados promoverão a sua empresa, o controle, análise e também o planejamento da vida financeira do negócio.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Esse processo é capaz de interferir diretamente na saúde da sua empresa, e impactar todos os pilares que regem ela. Sabemos que essa tarefa às vezes assusta, traz medo e inseguranças, mas hoje vamos desvendar esse mistério e te apresentar dicas valiosas! 

Desde as pequenas, médias e grandes empresas, a gestão financeira deve fazer parte! Mas se você não sabe muito bem o que é, como lidar com isso, e principalmente “o que fazer”, você está no lugar certo! Continue a leitura para entender mais sobre tudo isso e muito mais!

O que é gestão financeira?

A gestão financeira une todas as preocupações que um empreendedor deve mapear e saber gerir para manter o seu negócio em pé, buscando sempre caminhar para o progresso!

Mas afinal, o que é gestão financeira?

A gestão financeira trata-se de um conjunto de processos que permitem com que os administradores controlem, e planejem os recursos disponíveis em sua empresa com uma ampla potencialização, permitindo o sucesso na realização das ações.

Dessa maneira, você empresário estará assegurando o desempenho do seu negócio, e maximizando a otimização, eficiência e crescimento dela, dando um fluxo para a realização e andamento das atividades que devem ser executadas.

Como isso funciona?

O setor responsável pelo gerenciamento e controle financeiro, é propriamente o setor financeiro da empresa, e suas preocupações dependem muito do porte da empresa! No entanto, de maneira geral, suas principais responsabilidades são:

  • Definição das metas;
  • Planejamento financeiro;
  • Controle de todo o fluxo de caixa, bem como entradas e saídas;
  • Gerenciamento das demandas fiscais;
  • Organização e administração dos recursos financeiros;
  • Análises e levantamento dos dados de performance;
  • Garantir que a empresa vai operar de maneira lucrativa. 

Toda empresa deseja equilibrar os seus ganhos e gastos, para que as ações sejam executadas de maneira estratégica, buscando crescer cada vez mais e ganhar mais dinheiro, não é mesmo? É exatamente nesses objetivos que a gestão financeira atua!

Outro fator, que potencializa esses ganhos, é sobre a qualificação dos profissionais que trabalham com a gestão financeira, afinal eles possuem formação e conhecimento técnico para lidar com esses fenômenos e garantir os ganhos para a sua empresa!

Agora que já entendemos todo o conceito, vamos partir para a próxima pergunta: você sabe como facilitar o controle financeiro da sua empresa!? Então continue a leitura, separamos algumas dicas para você!

Como fazer uma gestão financeira?

Uma boa gestão financeira prepara a sua empresa para os ganhos, mas não somente isso, se você está do outro lado, e vem tentando reerguer sua empresa, a gestão também pode ser sua aliada, com ela você pode construir uma boa estratégia para inserir sua empresa no mercado de maneira competitiva, e saudável novamente.

Separamos 5 dicas que vão clarear a sua mente e dar uma direção para você começar agora mesmo a facilitar o controle financeiro da sua empresa!

Dica 1: Planejamento

Um bom planejamento permite à empresa o estudo e levantamento das principais informações e restrições que podem existir, preparando ao seu negócio para o entendimento sobre ações que devem e precisam ser realizadas e aquelas que deverão passar longe!

Portanto, antes de tudo, separe um tempo para a sua equipe planejar e definir com calma quais serão as metas e objetivos que almejam alcançar! Aplique análises para identificar a saúde financeira atual, e analisar dados e potenciais oportunidades.

Além disso, trace cenários reais! Não é hora de exagerar! Outra super dica é se preparar para eventuais emergências, afinal elas existem, e precisamos saber lidar com elas, e principalmente saber como contorná-las.

Dica 2: Controle

O controle é essencial em qualquer âmbito empresarial! 

Mas como funciona o controle na prática? O controle nada mais é do que a análise e levantamento sobre a execução das ações que foram planejadas. 

Você pode aplicar ferramentas para auxiliar nessa etapa, afinal uma boa planilha pode ser sua aliada.

Não se esqueça que esse processo é fundamental para manter o equilíbrio da sua empresa, o controle deve acontecer não somente para a análise dos números como também de todo o cenário que compõem o seu negócio: atividades, desenvolvimento, empecilhos, e resultados.

Dica 3:  Análise

Depois de planejado e controlado vem a etapa de análise!

Nessa etapa, você pode ter se deparado com diversas informações que chegaram das etapas anteriores, sejam elas qualitativas e quantitativas, mas agora o que fazer com todas essas informações? A resposta para isso, é: a análise.

Do que adianta levantar todos os dados se não aplicarmos a interpretação deles? Então nessa etapa você deve analisar, e entender quais são os caminhos que existem, como o processo tem se desenvolvido, e quais são as melhorias que podem ser implementadas!

Essa etapa, te ajudará a entender como transformar as dificuldades em novas melhorias que poderão resultar em oportunidades e maximização dos seus resultados!

Dica 4: Investimento

Notamos que a gestão financeira é um processo totalmente analítico, portanto agora que você já passou por todas as fases anteriores, possui conhecimento suficiente para validar quais serão os investimentos que a sua empresa precisa.

Tome essa decisão com base nos dados e informações coletadas, e não se esqueça que esse processo pode funcionar como um ciclo contínuo de melhorias 

Sempre que preciso e possível, volte à primeira etapa: planejamento, para que a sua empresa nunca pare de se desenvolver e aprimore a gestão financeira dela de maneira crescente.

Para finalizar, separamos uma dica bônus para você! Veja a seguir

Dica 5: automatização, nosso recurso para o seu controle financeiro!

Você pode optar por um sistema de automatização, funcionando de maneira paralela ao alcance dos objetivos da sua empresa, controlando todo o fluxo de gestão financeira do negócio, de maneira rápida, fácil, e totalmente segura.

Existem benefícios como:  atualizações em tempo real, integração, backup dos dados, controle de entradas e saídas, relatórios, e muito mais! 

A dica bônus é que nós da vhsys podemos te ajudar nisso! Contamos com diversas possibilidades de planos que cabem no seu bolso! 

Nossos serviços permitem que a sua empresa centralize a sua gestão financeira, e ofereça a você muito mais tempo para focar nas atividades estratégicas, garantindo a eliminação de erros e garantindo ganhos no seu dia a dia empresarial.

Nosso sistema oferece ganhos como:

  • Separar suas finanças;
  • Promover o controle financeiro;
  • Conectar a empresa de maneira automática;
  • Promover segurança salvando os dados na nuvem;
  • Interface fácil de usar;
  • Realização do fluxo de caixa;
  • Geração de relatórios financeiros.

 

É só escolher o plano que mais te agrada e começar a usar, se preferir faça o teste grátis, e veja na prática como a sua empresa se desenvolverá melhor e de maneira mais rápida! Incrível não é mesmo?

Clique agora no banner abaixo e faça o teste grátis, estaremos disponíveis para te atender, e te ajudar a alavancar os seus resultados 🙂 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!