Conecte-se ao empreendedorismo

Qual é a principal ferramenta para controle financeiro das empresas?

Tempo de Leitura: 4 minutos
O controle financeiro é um processo de extrema importância para uma empresa, mas você sabe qual ferramenta pode utilizar para tornar o controle desse processo mais fácil? Continue a leitura que te ajudaremos nisso!

O controle financeiro está ligado a todas entradas e saídas de dinheiro de uma empresa de pequeno ou grande porte. É um controle não muito complexo de se fazer, mas que possui diversas ferramentas que podem ser aplicadas para te ajudar nesse processo.

Esse controle pode salvar seu negócio da falência e também pode criar possibilidades de evolução e investimentos que não eram vistas antes, portanto, é algo essencial para qualquer comércio.

Neste artigo te explicaremos melhor o porquê de realizar o controle financeiro, quais as ferramentas que existem no mercado e como escolher a melhor para o seu negócio, então continue a leitura para entender melhor sobre o assunto.

Qual o principal objetivo do controle financeiro?

O principal objetivo do controle financeiro está associado a controlar todas entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, ou seja, controlar como se ganha e como se gasta o seu dinheiro. 

Possuindo um ambiente onde fica explícito de maneira clara essas circulações, é possível realizar análises, por exemplo, identificar os principais produtos vendidos, o carro chefe de seu negócio e realizar ações para aumentar e favorecer as vendas desse ou desses produtos.

Outro objetivo do controle financeiro é cortar gastos e identificar possíveis prejuízos, ações que não estão agregando em seu negócio e estão gerando gastos desnecessários. 

É um ambiente que é possível você ver de maneira numérica o quanto está gastando em uma ação específica e o quanto ela está te retornando.

Mas para isso, é claro que é necessário um conhecimento específico nessa área ou uma ferramenta completa que te ajude a interpretar os dados que são inseridos. Quer conhecer melhor essas ferramentas? Veja abaixo!

O que são e quais são as ferramentas de gestão financeira?

Ferramentas de gestão financeira são um conjunto de programas e métodos que irão auxiliar na visualização e interpretação de dados financeiros de um negócio. Quando aplicadas tornam mais simples e fácil exercer um controle financeiro de qualidade.

Existem diversas ferramentas e métodos que podem fazer a diferença em seu negócio, abaixo explicaremos sobre algumas:

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

É um relatório contábil que busca analisar se a empresa obteve lucros ou prejuízos em um intervalo de tempo que pode ser definido conforme o necessário. Esse recurso leva em consideração variáveis como impostos, custos operacionais e não operacionais, investimentos, matéria prima, vendas, etc. 

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa leva em consideração as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, se trata de uma análise mais direta. O fluxo de caixa possui alguns tipos, eles são:

  • Fluxo de caixa operacional: baseado apenas em receitas e despesas;
  • Fluxo de caixa direto: calcula os resultados brutos, leva em consideração todos os valores envolvidos;
  • Fluxo de caixa livre: avalia o capital que pode ser gerado em curto, médio e longo prazo;
  • Fluxo de caixa projetado: projeta e planeja ações futuras, investimentos;
  • Fluxo de caixa descontado: avalia todo o retorno de investimento;
  • Fluxo de caixa indireto: avalia o desenvolvimento econômico.

Conciliação Bancária

Também conhecido como open banking é uma ferramenta que concilia seu sistema de controle com seu banco, diminuindo qualquer erro de informações e fazendo com que seu controle esteja ligado diretamente com a realidade do seu negócio, ligado a seu dinheiro.

Controle de Contas (a pagar e a receber):

Controlar as contas é de extrema importância para não se perder em seus direitos e deveres, é uma ferramenta extremamente simples que te auxilia a não perder datas, descontos e dinheiro.

Essas ferramentas são simples, mas quando são trabalhadas em conjunto fazem com que seu negócio não perca oportunidades de investimento, não tenha prejuízos ou corra riscos desnecessários.

Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente utilizando planilhas, por exemplo, porém, esse método pode se tornar muito complexo e passível ao erro, pois é necessária atualização das mesmas de maneira manual e diária. Erros de dados ou esquecer de atualizar informações são comuns. 

A boa notícia é que existem sistemas completos que aplicam todas essas ferramentas de maneira automática e rápida, mas como saber se ela é a melhor para você? Veja abaixo algumas dicas!

Como escolher?

O primeiro passo é entender quais são suas necessidades, como, por exemplo, preciso ou seria interessante ter acesso a meu negócio em mais de um ambiente? Se sim, ele precisa ser digital, estar na nuvem e ter suporte mobile de preferência.

Quais ferramentas seriam úteis para seu negócio? Esse sistema possui todas essas ferramentas? E mais importante, esse sistema te ajuda a interpretar os resultados dessas ferramentas? Como é a visualização dos resultados mostrados?

Outro ponto de muita importância é o suporte desse sistema, caso você tenha dúvidas e precise de ajuda, a plataforma está disponível para você? 

Essas são alguns dos principais pontos que você deve levar em consideração antes de escolher um sistema para te auxiliar na gestão financeira do seu negócio. Mas a melhor parte é que conhecemos um sistema que cumpre todas essas questões e muitas outras, quer saber qual? Veja abaixo!

Conheça o ideal para seu negócio.

A gestão financeira de um negócio é de extrema importância, pois pode salvar e alavancar uma empresa, portanto, investir em um sistema completo que irá garantir uma gestão de excelência também é de extrema importância! E a plataforma vhsys irá assegurar esses resultados para você!

Se trata de um sistema completo, possui em seu controle financeiro todas as ferramentas essenciais, como o fluxo de caixa, o controle de contas a pagar e a receber, o relatório DRE, um open banking seguro e confiável e outras!

Esse sistema de gestão completo também conta com o controle de vendas, controle de estoque e até mesmo a emissão de notas fiscais e certificados digitais, tudo isso em um único ambiente 100% digital e que pode ser acessado de qualquer local, seja computador, tablet ou celular.

Quer saber mais? Entre em contato conosco que ficaremos extremamente gratos em ajudar você a alavancar seu negócio 🙂

Faça o teste grátis agora mesmo clicando no banner abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso